Sirlei Theis

O que esperar de Emanuel Pinheiro?

Por 30/11/2020, 08h:05 - Atualizado: 30/11/2020, 09h:18

Arte/Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

Disse o compositor Pescuma na composição “Tipos populares” que “Toda cidade tem seus tipos. Cuiabá também os tem, uma cidade sem eles vive cheia de ninguém”.

Que cidade é essa! Temos um clima quente e um povo caloroso. Vivemos entre as apertadas ruas do centro e as largas avenidas que cortam a cidade. Viver em Cuiabá é se acostumar com a dicotomia da vida.

Nosso calor já virou letra de música, o grupo Skank cantou: “é como não sentir calor em Cuiabá”. Sentir. Quem vive aqui sente, mesmo que esta seja a nossa terra. Aqui dá vontade de viver e se pudermos escolher, é aqui que queremos morrer. Fincar o pé e virar de fato de “tchapa e cruz”. Ser pau rodado não incomoda, no bolo de arroz de dona Eulália, nos encontramos e viramos, nos sentimos, nos misturamos cuiabanos.

Essa é a minha cidade, onde escolhi passar minha vida a dar a vida. É a cidade da minha filha, cuiabaninha nata, uma cidade que espero ver cada vez melhor e maior, afinal é aqui que minha Cuiabana vai crescer, viver e um dia dar a vida também.

Sendo assim o que espero para a Cuiabá de hoje é o melhor e para a Cuiabá do amanhã algo melhor ainda.

No domingo, nós cuiabanos que nos preocupamos com a cidade fomos às urnas, no exercício da democracia. Pouca gente na fila, as abstenções chegaram a quase 25%, 24,79% para ser mais exata. Dedo firme no teclado, apenas dois nomes. Dois números apenas a escolher e, escolher assim o futuro que minha querida cuiabana Luna irá ter. Não pensei duas vezes e votei com consciência, assim como outros 284.352 eleitores, que foram, viram e votaram.

Emanuel Pinheiro foi reeleito com 135.871 votos, 51,15% dos eleitores escolheram a permanência dele no cargo. Agora caberá a Emanuel unir a cidade, acabar com eles e nós, a partir de agora somos todos um.

Que o prefeito não esqueça o recado do poeta. “Toda cidade tem seus tipos. Cuiabá também os tem, uma cidade sem eles vive cheia de ninguém”

Sirlei Theis

Quando Emanuel voltar a ocupar a cadeira no Palácio Alencastro no dia 1º de janeiro, cada decisão vai impactar diretamente a nossa vida e influenciará diretamente nos nossos sonhos. Então, validado pelas urnas, que tenha a sabedoria para tomar as decisões certas e que olhe a coletividade de uma maneira ainda mais comprometida. Minha Luna e minha família dependem disso, assim como a sua família também.

A vitória veio em meio a uma guerra, nem parecia campanha. O candidato derrotado explorou ao máximo a história do paletó, mas venceram as propostas e a administração que já vinha sendo realizada. Emanuel tinha quase 90% de aprovação de seu trabalho e isso acabou fazendo com que ele vencesse todos os adversários do primeiro turno. Venceu a continuidade, a maioria dos eleitores decidiram que não queriam se aventurar num projeto que tinha muita crítica e pouca proposta. A vitória foi apertada e isso não podemos esquecer. A partir de agora Emanuel vai ser cobrado, fiscalizado e terá que dar a resposta a população. Não temos mais tempo para arrependimentos.

Em seu primeiro pronunciamento como prefeito reeleito, Emanuel pediu paz ao governador Mauro Mendes. Isso é bom! Espero de fato que o governador tenha a mesma sensatez. Acabou o tempo das dissensões, não existe mais espaço para guerrinhas de ego e perseguições políticas. Cuiabá e o povo cuiabano são muito maiores que Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro, as diferenças precisam ser superadas em prol de um bem maior.

Que o prefeito não esqueça o recado do poeta. “Toda cidade tem seus tipos. Cuiabá também os tem, uma cidade sem eles vive cheia de ninguém”.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Leitor do RD | Sábado, 05 de Dezembro de 2020, 10h42
    0
    0

    Pela primeira vez cliquei num artigo da Sirlei, atraído pelo título, li todo ele e não vi nada. Por favor , na próxima faça um título que tenha a ver com o texto para não perder meu tempo.

  • Jorge Fernando Macedo | Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2020, 15h10
    3
    0

    Parabéns por mais um colocação exemplar. estou aqui toda segunda para ler seus artigos... obrigada

  • Gonçalina | Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020, 14h16
    4
    0

    Concordo com você Sirlei, a união faz a força, na administração pública não tem espaço para ego e sim pra trabalho e que Deus o guie nessa jornada, para que governe com sabedoria e para o povo

  • NATALICIO CONSTANTINO DA SILVA FILHO | Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020, 09h44
    3
    1

    Eu vejo a resposta da população sobre as eleição para Prefeito de Cuiabá nas abstenções.

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

Aumento para vereador só em 2022

Alguns vereadores em Cuiabá, tanto novatos quanto aqueles reeleitos, ficaram surpresos quando informados pela Mesa Diretora de que o aumento salarial de R$ 15,1 mil para R$ 18,9 mil, aprovado agora no final de dezembro, só começa a valer a partir de janeiro de 2022. Não entra em vigor de imediato, mesmo se tratando de nova legislatura, por causa da pandemia, que levou o governo federal a estabelecer, em lei, veto a qualquer tipo de reajuste para servidores até...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.