Sirlei Theis

Primeira-dama NÃO significa NADA

Por 26/10/2020, 08h:00 - Atualizado: 26/10/2020, 08h:05

Arte/Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

Se você tiver foco, força de vontade sincera e determinação, invariavelmente será levada em direção ao seu objetivo. Não existe muito segredo, mas prepare-se para a caminhada, pois ela nunca será da maneira como nós imaginamos. O caminho nunca será do jeito que pensamos, muito pelo contrário, entre o primeiro passo e o último existirão muitas intempéries, então prepare-se.

É claro que podemos escolher em ter um caminho único ou então trilharmos inúmeros caminhos, cada um levando a um resultado diferente. Eu escolhi trilhar múltiplos caminhos, cada um formando o que sou. Filha, esposa, mãe, política, militante, articulista, advogada, gestora publica, treinadora comportamental, palestrante, escritora, amiga. Cada faceta de minha história é composta de um caminho que um dia decidi trilhar e que determinam quem sou hoje.

Um desses caminhos é a minha militância na área da violência contra a mulher, não contra o homem, mas com o homem, pois entendo que só assim para termos um futuro com menos violência. Hoje luto pela formação de famílias saudáveis, equilibradas, onde homem e mulher convivam em amor, paz, harmonia e igualdade.

Faço esta introdução para justificar a minha indignação e de tantas outras mulheres com a declaração do candidato a prefeito da cidade de Sinop Juarez Costa. Disse ele: “Primeira-dama não significa nada, primeira-dama é aquela que fica fazendo chazinho pra bacana, jantar pra bacana”.

A fala foi proferida durante uma reunião política e demonstra muito bem o nível de machismo que vive o candidato. Sendo ele casado, imagino como deve ser difícil o convívio com quem pensa de maneira tão ultrapassada, mas apenas imagino, porque na prática conviver com quem pensa assim deve ser uma tarefa bem complicada.

O que podemos esperar dos muitos Juarezes que neste momento buscam uma cadeira na vida pública? O que podemos esperar de pensamentos tão vis?

Sirlei Theis

Juarez Costa disse o que pensa, não se preocupou com a câmera. Não se preocupou com as pessoas que tinham parado para ouvi-lo. Não teve o menor escrúpulo e sequer teve respeito com a própria esposa, a mais atingida com a declaração do candidato que pretende ser prefeito de Sinop, que em outra época foi primeira dama, eleita inclusive presidente da Associação das Primeiras-Damas de Mato Grosso.

Que machismo é esse, que ódio do mundo é esse que faz uma pessoa sair metralhando contra todos e até mesmo contra os seus.

Juarez não está sozinho. Ele representa o pensamento machista e retrógrado que alimenta ainda hoje, homens no país inteiro. Um modelo que descarta, que coisifica pessoas e ações, que diminui e degrada toda e qualquer existência. O machismo que ainda hoje impera na política e que desmerece o trabalho da mulher nas mais diferentes esferas. Juarez foi infeliz? Se perguntarmos ao próprio com certeza a resposta será, não, pois isso faz parte do machismo estrutural.

Mas estou aqui para dizer que foi infeliz sim nas palavras, venenoso nas colocações, desrespeitoso com o próximo, carrasco com a própria família e no mínimo deselegante com a audiência.

O que podemos esperar dos muitos Juarezes que neste momento buscam uma cadeira na vida pública? O que podemos esperar de pensamentos tão vis? Um mundo melhor com certeza não.

Em Sinop segue a disputa, a única certeza que temos até aqui é que uma máscara caiu, uma face se mostrou sem nenhum temor ou inibição.

Primeira-dama serve sim para um monte de coisas, que o diga Michelle Bolsonaro, Virgínia Mendes, Márcia Pinheiro e tantas outras Brasil a fora, que NÃO exercem o cargo de secretária de Assistência Social, mas ao lado dos maridos gestores públicos estão lutando por dias melhores e fazendo a diferença na Administração Pública.

Juarez Costa não foi o primeiro, mas poderia ter nos poupados de seu lado mais cruel, triste e repugnante.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Sandra de Moraes | Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020, 13h23
    1
    0

    Sandra de Moraes, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • VALDIR | Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020, 09h41
    8
    0

    Vc viu o video completo? Pegaram uma fala fora do contexto e editaram. Se quiser lhe mando o video completo.

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...

Com Paccola, Câmara terá polêmicas

paccola 400 curtinha   O vereador eleito pela Capital, tenente-coronel PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola (foto), do Cidadania, promete levar muitas polêmicas para os embates que pretende travar no Legislativo. Ele é daqueles sem papas na língua. Defende, por exemplo, que a população tenha direito de se armar. Em...

Esposa de deputado na 2ª suplência

maria avalone 400   Não foi só o deputado estadual Wilson Santos que frustrou-se na tentativa de eleger membro da família à cadeira de vereador. O também parlamentar Carlos Avalone, presidente regional do PSDB, apostou todas as fichas na esposa Maria Avalone. Mas ela só chegou à...

Neurilan e apoio de Botelho à AMM

eduardo botelho 400 curtinha   Em busca de apoio de lideranças políticas para permanecer no comando da AMM por mais três anos, Neurilan Fraga foi pedir socorro para o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (foto). Quer que o parlamentar seja o presidente de honra de sua chapa. Neurilan tem se articulado como pode e,...

Candidato irritado chama EP de traste

abilio junior 400 curtinha   Abílio Júnior (foto), candidato do Podemos ao Palácio Alencastro, tem se mostrado mais irritado depois do debate promovido pela Fecomércio, na quarta à noite, quando, em vários momentos, se viu questionado e desqualificado pelo prefeito e candidato à...

Prefeito reeleito sob investigações

ze do patio 400 curtinha   A situação jurídica do prefeito populista e desgastado Zé do Pátio (foto), que acaba de ser reeleito para o terceiro mandato em Rondonópolis, sendo o segundo consecutivo, não é das melhores. Contra sua gestão tem pipocado denúncias sobre...