Sirlei Theis

Profissionais da saúde e o Covid-19

Por 23/03/2020, 08h:19 - Atualizado: 23/03/2020, 08h:37

Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

Me chamou atenção uma fotografia que circulou nas mídias sociais nos últimos dias. Vários enfermeiros seguram em suas mãos palavras que formam a seguinte frase “Nós estamos aqui por você, por favor fiquem em casa por nós”. Uma frase profunda, que me fez refletir sobre esses profissionais, que não tem opção de ficar em quarentena. Eles na realidade estão trabalhando mais do que nunca, com plantões mais extensos e muita pressão psicológica por lidar com uma pandemia como essa, que sequer tem um tratamento específico definido.

Os profissionais da área de saúde deixam suas famílias nos dias do seu plantão para cuidar das pessoas que estão doentes, muitas vezes colocando suas próprias vidas em risco. Qualquer descuido no manuseio de um equipamento de segurança num momento de cansaço pode se fatal para o profissional, que poderá se contaminar.  

É mais que uma profissão, é uma doação completa para garantir a vida de outras pessoas.

Por mais preparados que os profissionais da área da saúde estejam, penso que é muito difícil esse momento, principalmente se as pessoas não se conscientizarem da auto responsabilidade com os cuidados preventivos. Se isso não acontecer, cada dia ficará mais difícil não só para eles como para todas as pessoas que precisarão de atendimentos na área de saúde.

Temos como exemplo a Itália, onde a população demorou demais para se conscientizar acerca dos cuidados que deveriam ser adotados por elas mesmas, a começar por não sair de casa, cuidados com a higiene e mudanças de hábitos.

Não adianta enfrentar filas em supermercados para estocar comida e contrair a doença na aglomeração de pessoas

Sirlei Theis

A mensagem mandada por esses profissionais é muito providencial nesse momento onde as pessoas ainda insistem em sair de casa e a não tomar os cuidados necessários.

Não adianta enfrentar filas em supermercados para estocar comida e contrair a doença na aglomeração de pessoas. Não adianta estocar álcool em gel e continuar circulando.

Estão esperando o que para tomar atitude? Esperando alguém próximo ter o resultado positivo para o COVID-19? Sinto muito dizer, mas quando isso acontecer, pode ser tarde, porque já pode estar contaminado e também já ter contaminado familiares e pessoas próximas.

Observando que o Coronavírus já passou da fase em que só corre risco quem viajou para o exterior. Por ser assintomático, pessoas contaminadas que não apresentam nenhum sintoma, podem transmitir a doença para familiares e pessoas próximas sem saber.

A linha de evolução da contaminação do COVID-19 no Brasil é superior a da Itália e isso é preocupante, pois se o brasileiro não tomar atitude imediatamente, já sabemos onde isso vai nos levar. A Itália já registrou o pico de 793 mortes em 24 horas em decorrência da doença.

O futuro depende de cada um de nós e de nossas decisões de hoje. Então, se puder respeitar a quarentena, faça isso por você, pelas pessoas que ama e também por nossos profissionais da saúde que não tem essa opção para escolher.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Decreto "anula" o MPE em Juscimeira

moises 400 juscimeira curtinha   Em Juscimeira, o promotor de Justiça Adalberto Ferreira recorreu à Justiça de forma desnecessária. Pleiteou e conseguiu uma liminar para suspender um decreto do prefeito Moisés dos Santos que, segundo a ação, havia reduzido as medidas de isolamento social, permitindo...

Kero-Kero quer levar Abílio para Pode

wilson kero kero 400 curtinha   Na contagam regressiva do prazo para o troca-troca partidário - vence em 3 de abril para quem pretende ser candidato em outubro deste ano -, o vereador Wilson Kero-Kero (foto), do PSL e um dos opositores à gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá, está fortalecendo o Podemos. E se...

ECSP explica confusão com Marcrean

marcrean 400 curtinha   A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) emitiu nota sobre a suposta “carteirada” do vereador Marcrean Santos (foto) no HMC. Ele foi pivô de confusão e um vídeo viralizou nas redes sociais. Segundo a ECSP, o parlamentar foi até o local pedir informações...

PL quer suspender dívidas das cidades

max russi curtinha 400   Ex-prefeito de Jaciara, o deputado Max Russi (PSB) apresentou projeto que visa suspender os pagamentos das dívidas dos municípios com o Estado, durante o período de calamidade pública que foi decretado pelo governo por causa da pandemia do coronavírus. Max ressalta que MT não deve...

Articulação pra tentar voltar ao Procon

gisela simona 400 curtinha   Com adiamento e ainda sem nova data para a eleição suplementar ao Senado, Gisela Simona (Pros), que se afastou do Executivo para concorrer ao pleito, quer retornar ao cargo de secretária-adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), vinculado à secretaria...

Senadora, ataques e defesa de Galvan

selma arruda 400 curtinha   Selma Arruda, senadora cassada por crimes eleitorais, um deles caixa 2, escreveu artigo entitulado "MP x Aprosoja. Afinal, quem tem razão", especialmente para defender o aliado político Antonio Galvan, presidente da Aprosoja. Ao concordar com plantio de soja dentro de período proibido pela...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.