Sirlei Theis

Santo Antônio do Leste sai na frente no quesito cuidar das pessoas

Por 03/06/2019, 07h:08 - Atualizado: 03/06/2019, 07h:16

Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

 

No último sábado (01) estive em Santo Antônio do Leste, um pequeno município do Estado de Mato Grosso, localizado entre os municípios de Primavera do Leste e Paranatinga, a 386 km de Cuiabá. Fiz parte do Staff (equipe que auxilia o treinador) de um dia de treinamento de alto impacto que foi ministrado para 48 servidores da prefeitura.

Um município, com uma população de 3.754 habitantes, deu o primeiro passo para fazer diferente. Entendeu que para prestar um melhor serviço para a população precisa investir nas pessoas. A receita é simples, colaboradores curados vão atender melhor o cidadão e produzir muito mais, o foco no ser humano.

O primeiro treinamento foi realizado para o secretariado e lideranças, que se entregaram para o novo, deram o primeiro passo para a quebra de crenças limitantes e para o autoconhecimento e depois desse momento já demonstraram interesse em estender o treinamento para os demais servidores de suas pastas.

Não há como negar que na era atual, as pessoas estão doentes. Época de muita informação, tecnologia, mídias sociais, seguidores, amigos virtuais e distanciamento das pessoas reais. Com tudo isso, o ser humano está se perdendo. Com isso vieram as muitas doenças como a ansiedade, depressão, stress, síndrome do pensamento acelerado, síndrome do pânico, dentre outras, que mostram de forma inequívoca que o ser humano esta sim precisando de cuidados, vivemos em uma época em que a terapia não é luxo, mas uma necessidade.

Quem entender que cuidar de si mesmo e de seus relacionamentos, sejam eles amorosos, entre pais e filhos, entre amigos ou colegas de trabalho, é um investimento, sai na frente, pois é exatamente isso. Investir no autoconhecimento vai lhe permitir construir relacionamentos saudáveis e por onde passar vai ser mais eficaz nos seus projetos.

Desta forma, a empresa ou órgão público que ir além e compreender que o lucro não pode ser o único objetivo e que o investimento na qualidade de vida dos seus colaboradores precisa ser uma prioridade, com certeza terá um resultado muito mais eficiente e o tão esperado lucro virá com certeza.

Em santo Antônio do Leste, o treinamento foi ministrado por um amigo, que conheci quando fiz um curso em SP, no IFT – Instituto de Formação de Treinadores, com o mestre Massaro Ogata, um dos maiores Treinadores do Brasil. O Pastor Ronaldo Amorim, que também é gerente de cidades do município. O pastor surpreendeu a todos no curso do IFT, por seu desprendimento e abertura para buscar novas ferramentas que lhe permitam dar uma melhor resposta não só para os fiéis como também para os servidores e cidadãos e colocou tudo em prática de uma maneira muito eficaz.

Participar como STAFF e palestrante naquele treinamento me mostrou mais uma vez que o caminho para se fazer um mundo melhor realmente é o de cuidar das pessoas e que onde quer que a gente vá os problemas serão os mesmos, seja num município grande ou pequeno.

Por onde tenho passado tenho encontrado pessoas sedentas por mudanças, homens e mulheres que estão ávidos por um novo caminho

Sirlei Theis

No trabalho que tenho realizado com a palestra Supere-se, não tem sido diferente. Empresas, órgãos públicos, não importa. Por onde tenho passado tenho encontrado pessoas sedentas por mudanças, homens e mulheres que estão ávidos por um novo caminho. Não é o choro ou a emoção na plateia que me impulsiona a continuar levando a palavra de superação para onde eu for chamada, mas as histórias que chegam até mim a cada encontro que me mostram que estou no caminho certo.

As vezes é preciso que alguém se levante para que a mudança aconteça. No caso de Santo Antônio do Leste foi preciso que o Pastor Ronaldo fosse em busca de formação e montasse o treinamento que tenho certeza que vai mudar a história do município.

Na sua empresa ou no seu local de trabalho esta mudança pode partir de você. Busque, provoque, sugira. Se ninguém fizer nada, as coisas dificilmente irão mudar. Até quando vamos ficar parados a espera de algo que venha trazer uma novidade de vida. Talvez tenha chegado a hora de você buscar esta mudança.

Eu tenho feito a minha parte com a palestra Supere-se. A cada encontro, a cada palestra a cada emoção as coisas estão mudando, pessoas se descobrindo, voltando a acreditar em si mesmas. Um movimento que mostra que um ser humano tem sim a capacidade de curar o outro, que juntos podemos produzir todas as mudanças que sonhamos possíveis.

Espero de fato que encontre novos caminhos, que as mudanças que você necessita aconteçam o quanto antes, seja através de uma oração, da leitura de um bom livro, de uma palestra ou de um dia de treinamento, o certo é que precisamos dar o primeiro passo, assim como Santo Antônio fez. Que o novo e o renovo sejam uma realidade na sua vida.

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Prefeitos revoltados com Neurilan

neurilan fraga 400 curtinha   Vários prefeitos, especialmente os recém-eleitos, se mostram revoltados com novas manobras promovidas no estatuto da AMM pelo seu "eterno" presidente Neurilan Fraga (foto), que tenta, de todas as formas, se auto-beneficiar na eleição que deveria ocorrer em janeiro, mas que foi antecipada...

Candidato a reitor e 2 apoios fortes

dimorvan rui 400   O candidato de oposição a reitor do IFMT, Deiver Teixeira, recebeu dois apoios importantes. As manifestações de adesão à candidatura vieram dos professores Ruy Oliveira e Dimorvan Brescancim. Ruy foi candidato a reitor nos últimos dois pleitos e é um pesquisador...

Abílio e Medeiros rejeitam Fernanda

coronel fernanda 400 curtinha   Abílio Júnior e o deputado José Medeiros, presidente do Pode-MT e que foi derrotado para senador, querem distância da coronel Rubia Fernanda (foto) da campanha neste segundo turno em Cuiabá. Nos bastidores, comentam que não precisam da militar filiada ao Patriota e que ficou...

Com maioria na Câmara de Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   A prefeita eleita de Cáceres Eliene Liberato (foto), que conquistou 15.881 votos (38,16% dos válidos), terá apoio da maioria dos 15 vereadores. Destes, oito garantiram cadeira pela coligação da própria Eliene, o que representa 53%. As duas maiores bancadas são do PSB de...

Gamba quer Tuti presidindo a Câmara

tuti 400 alta floresta curtinha   O prefeito eleito de Alta Floresta, Chico Gamba (PSDB), tem se articulado para eleger presidente da Câmara o vereador reeleito do seu partido, Oslen Dias dos Santos, o Tuti (foto), que obteve a segunda maior votação, com 814 votos. Na tentativa de convencer os novos integrantes da próxima...

Várzea Grande paga a folha já na 6ª

lucimar campos 400   A prefeita várzea-grandense Lucimar Campos, prestes a concluir o segundo mandato, anunciou que na sexta, a três dias de fechar o mês, conclui o pagamento da folha de novembro. E, nesta quarta (25), já libera a diferença da correção do piso federal para os professores. No total...