Sirlei Theis

Você é o melhor do seu pai

Por 05/08/2019, 07h:23 - Atualizado: 05/08/2019, 09h:05

Dayanne Dallicani

Colunista Sirlei Theis

Chegou o mês de agosto, para muitos é o mês do cachorro louco, mas é mesmo o dia dos pais que marca o oitavo mês do ano. A comemoração acontece no segundo domingo e vem carregada de declarações de amor nas redes sociais e presentes, muitos presentes! O centro da cidade, os shoppings e a internet já estão preparados para a data comercial, “grandes promoções” surgem na telinha o tempo todo. Fico imaginando como seria a data se não fossemos bombardeados pela lembrança do dia que está chegando?

Em muitos casos a ausência, a falta de carinho, de amor e de diálogo, comuns no dia a dia das famílias é substituída por uma repentina sintonia que não se vê nos outros 364 dias do ano

Em muitos casos a ausência, a falta de carinho, de amor e de diálogo, comuns no dia a dia das famílias é substituída por uma repentina sintonia que não se vê nos outros 364 dias do ano. 

Encontro registrado em detalhes e depois compartilhados nas muitas redes sociais.  O click, o vídeo, o sorriso, o abraço, tudo coberto pelas potentes lentes dos smartphones. As declarações de amor chegam carregadas de significado e exaltam relações perfeitas entre pais e filhos. Mas será que é isso mesmo? Na vida real, o distanciamento está cada vez maior, são quase desconhecidos que se reúnem muitas vezes, quase que por obrigação. Sabem tão pouco um do outro que poderiam ser classificados de estranhos que se reúnem socialmente e quando chega o final do dia, fica a sensação de missão cumprida e todos voltam para sua rotina.

Eu perdi meu pai quando tinha 12 anos, ele saiu para uma viagem e nunca mais voltou, nem mesmo o caminhão que ele dirigia foi encontrado. Sobraram inúmeras lembranças da relação que tínhamos, um pai que era meu companheiro, meu melhor amigo, meu confidente, o pai que em algumas vezes guardava meus segredos da minha mãe, que já era muito mais rígida na educação. Não sei se teria sido diferente se ele tivesse continuado aqui, mas prefiro acreditar que não.

Vejo frequentemente o distanciamento de pais e filhos acontecerem, muitas vezes, por questões banais

Sei muito bem que sou o que sou hoje porque herdei a melhor metade do meu pai e a melhor metade da minha mãe e o pouco tempo que ele esteve presente foi o suficiente para deixar grandes lições de vida e eu o honro por isso. Desta forma, às vezes, quando choro a sua ausência, me pergunto, quantas mais lições teria aprendido se ele tivesse ficado mais tempo comigo.

Vejo frequentemente o distanciamento de pais e filhos acontecerem, muitas vezes, por questões banais ainda na adolescência e que se estendem por uma vida inteira. Pense na seguinte situação: o filho é convidado para dormir na casa de um amigo e por conta de alguma atividade familiar no dia seguinte é impedido pelo pai de viver esta aventura. O filho não perdoa o pai, brigam, o filho faz pirraça, se distancia, sabe Deus quantos anos mais os dois vão viver sobre a sombra desse fantasma criado naquela noite em que o jovem não pode realizar a peripécia de dormir fora de casa.

Em muitos casos basta isso para que inimigos passem a conviver sob o mesmo teto, pois lhes falta inteligência emocional para lidar com a crise que se instalou e na melhor das hipóteses tudo termina no momento em que o filho amadurece e decide retomar o relacionamento antes perdido e isso acontece geralmente quando o filho passa a ser pai e começa a experimentar o ciclo no qual até o momento ele próprio encontrava-se preso ou, em outras vezes, esse momento não chega nunca, pois a vida é breve e pode lhe pregar uma peça e acontecer quando seu pai já não estar mais por aqui.

Só Deus sabe quantos anos mais você terá o seu pai ao seu lado, então faça tudo hoje para que se amanhã ele faltar não fiquem palavras a serem ditas e nem beijos e carinhos a serem distribuídos

O mais importante é que para as pessoas que ainda estão vivas, sempre há tempo de rever o passado, rever erros e recomeçar. Para isso, importa lembrar que eles, assim como nós, são seres humanos imperfeitos, sujeitos a falhas, que também tiveram pais, avós e passaram por suas dores, mas o essencial eles nos deram, que é a vida e, quando as questões secundárias são autovalorizadas pelos filhos, perdem o melhor da festa. Por outro lado, considerando a parte que vem do melhor do nosso pai, quando o criticamos, diminuímos o essencial dentro de nós mesmos.

O dom da vida é mesmo a essência desta relação, o resto que porventura tenhamos achado que faltou, pode ser conquistado, pois somos dotados de infinitos recursos que recebemos deles.

De acordo com Bert Hellinguer, o criador da constelação familiar, o progresso do ser humano, vem principalmente do pai e quando os filhos se afastam, também ficam longe do progresso. Pense nisso e no próximo domingo esbanje amor verdadeiro, abraços sinceros, perdão incondicional e admiração sem limite. Só Deus sabe quantos anos mais você terá o seu pai ao seu lado, então faça tudo hoje para que se amanhã ele faltar não fiquem palavras a serem ditas e nem beijos e carinhos a serem distribuídos.

Uma relação tão importante que ao entregar para Moisés a tábua com os 10 mandamentos Deus foi claro, honre seu pai e sua mãe para que se prolonguem na terra os seus dias.

Vida longa e plena ao nossos pais!

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Maria Eliane | Quinta-Feira, 29 de Agosto de 2019, 21h29
    0
    0

    Parabéns pelo texto.. é importante refletir o significado do dia dos pais.. que deve se estender ao longo do ano

  • Maria Eliane | Quinta-Feira, 15 de Agosto de 2019, 18h05
    0
    0

    Parabéns pelo texto.. é importante refletir o significado do dia dos pais.. que deve se estender ao longo do ano

  • Oacy de Moraes | Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2019, 18h59
    1
    0

    Simplismente a verdade dita em palavras que tocam o sentimento dos em frases suaves colocadas de uma forma que o filho possa entender e mudando atitudes que as vezez nao gostariamos de passar fica a DICA ai filhos dos papais e das mamaes! Gostei muito do texto e seu contexto!

  • Marta | Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2019, 13h55
    3
    0

    Verdade...Eu sou a melhor metade do meu pai e a melhor metade da minha mãe!Coisa mais linda que já ouvi e define a importância dos pais na nossa vida.

  • Bethina | Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2019, 13h44
    2
    0

    Lindo Sirlei. Também perdi meu pai há 4 anos e sempre me lembro dele...sempre houve entre nós muito amor e companheirismo.

  • paulinho de Jesus | Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2019, 13h18
    2
    0

    Como sempre os textos da Drª. Sirley são sempre ótimas reflexões.

  • Joel de Aquino | Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2019, 12h55
    2
    0

    Parabéns....Pelo texto, tenho acompanhado com amigos aqui no Nortão e seus artigos tem se tornado leitura obrigatória principalmente entre os professores.

  • Maria Eliane | Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2019, 10h57
    5
    0

    Parabéns pelo texto.. é importante refletir o significado do dia dos pais.. que deve se estender ao longo do ano

  • ANA | Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2019, 08h36
    4
    0

    Precisamos receber mais a cultura alemã, quando o dia dos pais é praticamente junto do dia das mães, num cristianismo que não é tão católico, mas protestante.

De fora da disputa em Rondonópolis

percival muniz 400   O pecuarista Percival Muniz (foto), hoje "mergulhado" nas duas fazendas na região do Xingu, adianta que não será candidato a prefeito de Rondonópolis, posto já ocupado por ele por três vezes. Mesmo com recall junto à população de bom gestor e popular, ele é...

Conselheira e o faturamento familiar

jaqueline jacobsen curtinha 400   Está repercutindo muito mal para a conselheira substituta do TCE-MT Jaqueline Jacobsen (foto) a notícia publicada pelo site O Livre, nesta sexta, de que a sua irmã, advogada Camila Jacobsen, em sociedade com Eveline Guerra, filha da conselheira, são sócias da "Jacobsen &...

Selma vê maior conforto no Podemos

selma curtinha 400   No grupo de WhatsApp "PSL Mulher MT", Selma Arruda (foto) escreveu um texto de despedida do partido. Disse estar chateada "com tudo isso", mas que não perdeu a fé e que o Governo Bolsonaro vai dar certo. Afirma sair do PSL com "coração partido" e que continua com os mesmos ideais no Podemos, onde...

Podemos esperando Selma se salvar

alvarodias_curtinhas   Na busca para ampliar a bancada do Podemos no Senado, o senador Alvaro Dias, derrotado à presidência no ano passado, só correu atrás de Selma, no sentido de convencê-la a se filiar no partido, depois que foi informado que ela tem chances reais de derrubar no TSE a cassação por...

Fávaro e esperança em assumir vaga

carlosfavaro_curtinha   O representante do escritório de MT em Brasília Carlos Fávaro (PSD) está convicto de que a senadora Selma não só será cassada de vez pelo TSE nos próximos meses, como a decisão da Corte lhe permitirá assumir a vaga enquanto não for eleito um novo...

Maturidade e nova visão sobre o TCE

janaina_riva_curtinha   No segundo mandato e sentindo-se mais madura politicamente, apesar de ainda bem jovem – completou 30 anos em 21 de janeiro – a deputada Janaína Riva revela que pensa diferente sobre a indicação de políticos ao cargo de conselheiro do TCE. Ao autorizar os colegas a derrubar a...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.