COPA-2014

Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 18h:03 | Atualizado: 23/04/2014, 18h:35

COPA 2014

A 50 dias da Copa, TCE aponta falhas e atrasos em obras de mobilidade

.

vistoria_tce_500.jpg

Equipe do TCE durante vistoria nas obras de mobilidade urbana para o Mundial

Pelo menos seis das 16 obras que o Governo promete entregar até final de maio para a Copa estão com os prazos críticos, conforme o relatório do Tribunal de Contas do Estado, divulgado nesta quarta (23). O relator da Comissão de Acompanhamento das Obras, conselheiro substituto João Batista de Carvalho Júnior, afirma que os trabalhos precisam ser intensificados para que a data firmada seja cumprida. “É necessário uma gestão primorosa para finalizar as obras”.

A menos de 50 dias para os jogos do Mundial, a Comissão ainda vai divulgar outros dois relatórios. O próximo deverá sair em meados de maio e o último na primeira semana de junho, dias antes da realização da partida inaugural, na Arena Pantanal, entre Chile e Austrália.

Consta no documento, de 100 páginas, que na trincheira dos Trabalhadores/Jurumirim, com 87% das obras concluídas, ainda há muito serviço por fazer e, se não for intensificado o andamento dos trabalhos, a entrega da obra ficará comprometida. A parte mais crítica, segundo o relatório, se encontra na rotatória da avenida Jurumirim. O percentual de execução foi analisado até segunda (21).

O conselheiro aponta ainda mais duas obras que são preocupantes, sendo a estrada da Guarita e a duplicação da avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), que está com as obras paradas. “A trincheira do Santa Rosa tem perigo de desmoronamento das cortinas atirantadas (parte lateral da trincheira que tem o intuito de evitar desmoronamento)”. João Batista, no entanto, salienta que alguns entraves devem ser resolvidos, como a entrega do envelopamento da adutora.

Quanto à Arena Pantanal, o conselheiro afirma não ter muita preocupação, uma vez que a Fifa fiscaliza o andamento dos trabalhos no estádio. O TCE acompanhou as obras de mobilidade urbana como a duplicação da rodovia Mario Andreazza, pavimentação e restauração das ruas entorno da Arena Pantanal, complexo viário do Tijucal, viaduto Orlando Chaves, COTs do Pari e da UFMT, restauração da avenida 8 de abril, reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon, construção da avenida Parque do Barbado, trincheira Verdão e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Chuvas

O relatório do TCE mostra um estudo do período de chuvas nos últimos quatro meses desde de 2010. A pesquisa aponta que no período de dezembro a março deste ano, as chuvas na Capital foram constantes. Para o relator estes dados mostram a falta de planejamento para a execução das obras. “Fica comprovado que os trabalhos não evoluíram neste período”.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Zé Poxoréo | Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014, 13h55
    0
    0

    Depois da onça morta eis que aparece nosso ultra-mega competentíssimo TCE no fim da fila querendo chutar! A população a muito tempo vem denunciando o atraso a péssima qualidade das obras e só agora depois de milhões de dinheiro público que já foram pro ralo aparece o TCE querendo investigar. Ai fica a dúvida do contribuinte, pra que serve mesmo o TCE? Será que serve somente para dar cursos de técnicas para prefeituras de "como arrecadar mais"?

  • JANUÁRIO | Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014, 09h00
    0
    0

    As dificuldades que se apresentam nas vidas de algumas pessoas comuns e honestas as preparam para destinos extraordinários. O que ocorre em Mato Grosso é exatamente o contrário. Autoridades que gozavam ante à sociedade de até um certo respeito - frente a algumas dificuldades na preparação da cidade - tiveram essa deferência reduzida a quase nada, pelo fracasso da empreitada. O destino dessas pessoas, possívelmente, será desprezível.

  • apolo | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 20h15
    0
    0

    O que o TCE estava fazendo a um ano atrás? Resposta : A mesma coisa que hoje, NADA. Altos salários pra tanta incompetência.

  • Lucas de Biasi | Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014, 18h09
    0
    0

    Não precisa ser um técnico graduado ou conselheiro do tribunal prá ver que as obras estão atrasadas, e que dificilmente serão entregues antes de SETEMBRO. Otimismo demais dizer que até junho serão entregues. Isto é, as obras mais adiantadas. A culpa agora é da chuva. Aí vem a turma do "embromation" dizendo que ''assim que passar o período chuvoso'' blá, blá, blá, as obras serão concluídas. Então, tá. Me engana que eu gosto.

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.