COPA-2014

Terça-Feira, 15 de Abril de 2014, 17h:58 | Atualizado: 15/04/2014, 18h:00

COPA 2014

Asfalto de viaduto recém liberado já apresenta buraco; Secopa ameniza

Davi Valle/Rdnews

viaduto_tijucal_2.jpg

O Viaduto do Tijucal apresenta problemas. A Secopa garante não se trata de má qualidade na obra

O asfalto do viaduto do Tijucal, que teve uma das pistas recém liberada para tráfego na última sexta (11), começou a apresentar problemas. Neste final de semana, foi identificado que parte do pavimento possuía ondulações e por causa deste defeito, associada às chuvas ocorridas no período, e ao tráfego intenso de veículos pesados, o asfalto está cedendo, o que resultou em um buraco na pista. A brecha, próxima a um pilar, gerou grande preocupação aos motoristas que trafegavam pelo local.

Os agentes de trânsito da Prefeitura de Cuiabá tiveram que ser acionados para amenizar o transtorno no trânsito. A Secopa, por sua vez, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o problema foi corrigido, na noite desta segunda (14), pelas empreiteiras responsáveis sem custo adicional aos cofres públicos.

O secretário-adjunto da Secopa Alysson Sander e o engenheiro Josemar Araújo Sobrinho já estiveram vistoriando o local, atestaram que a falha foi sanada e que o fluxo de veículos está normal. A Secopa garante que o ocorrido não significa que a obra é de má qualidade. A obra é executada pelo Consórcio EEF formado pelas empresas Engeponte Construções Ltda, ENPA – Engenharia e Parceria Ltda e Funsolos Construtora e Engenharia Ltda.

Segundo o engenheiro e dono da empresa Engeponte, Nilton de Brito, o fato se deve por conta de um problema na laje de transição, que fica a 20 cm de profundidade. Ele explica que a parte de cima desta laje é aterrada a fim de ficar na mesma altura da laje do viaduto. O engenheiro argumenta que a função da laje de transição é de não deixar dar recalque em todas as cabeceiras da ponte. Justifica que não pode compactar com rolo pesado, uma vez que o trabalho, ali feito, foi realizado manualmente.

Nilton ainda ressalta que o problema pode ter ocorrido em razão de ter ficado, em algum ponto, material não homogeneizado. “Devido à umidade houve recalque com peso maior. Não tem nada a ver com a chuva, pois choveu durante a execução, não depois de pronto”. Apesar da situação, o engenheiro garante que tudo está resolvido. “Nós corrigimos ontem, às 22h. Interditamos o local e fizemos o trabalho, que só não foi feito durante o dia por conta do fluxo no trânsito, no local”.

De todo modo, caso persista o problema e/ou voltar a aparecer novos buracos, o secretário de Trânsito e Transporte de Cuiabá, Antenor Figueiredo, promete intervir. Neste caso, diz que mandará uma equipe para averiguar a situação e fazer um laudo do defeito. Depois enviará notificação às empreiteiras, que se não cumpridas com rapidez ensejarão na aplicação de multas. “É necessário ver a gravidade da situação porque pode colocar em risco a vida do cidadão”.

Obras

Esta não é a primeira obra da Copa que apresenta problemas tão precocemente. O viaduto da Sefaz, por exemplo, também apresentou buracos no asfalto, mas antes de ser inaugurado. Tanto é que a estreia foi adiada por diversas vezes e o pavimento teve que ser refeito. A Secopa assegura que a situação foi intencional, e alega que apareceu durante testes. Outra obra que enfrentou problemas foi a Trincheira da Ciríaco Cândia (Mário Andreazza). Em menos de dois meses, após ser liberada, houve falhas na drenagem e teve que passar por ajustes. Neste caso, o erro foi atribuído pela empreiteira ao projeto.

Galeria de Fotos

Credito: Davi Valle/Rdnews
Credito: Davi Valle/Rdnews
Credito: Davi Valle/Rdnews
Credito: Davi Valle/Rdnews

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Oscar Lombardi Fernandes | Quarta-Feira, 16 de Abril de 2014, 08h33
    3
    0

    Ha, ha, ha!!! Isso é porque vocês não viram o asfalto da rodovia Mário Andreazza, em VG, que ainda nem foi entregue e já tem meia dúzia de consertos. Faço questão de ficar de olho nessas obras e acionar o Poder Judiciário no futuro, se necessário.

  • Marco | Quarta-Feira, 16 de Abril de 2014, 08h23
    1
    0

    e viva a copa!!! lá se vai o dinheiro publico que poderia estar na saúde e educação em obras que pelo que vemos são muito mal feitas!!! A copa mais cara!!! o pior retorno a população!!!! tai ai!!!

  • joaoderondononopolis | Terça-Feira, 15 de Abril de 2014, 18h36
    1
    0

    Pessoal, o problema é que vocês querem que nos viadutos construídos em MT passem veículos, não podem passar veículos.

Nepotismo e demissão na gestão Pátio

leandro junqueira 400   Acuado pela notificação recomendatória do Ministério Público Estadual, o prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, não teve outra saída senão exonerar a servidora Renata Castilho Moreno do cargo comissionado de gerente do Departamento de Engenharia e...

Candidatíssima à vereadora em Cuiabá

gisele almeida 400 curtinha   A apresentadora de TV, Gisele Almeida (foto), vai mesmo encarar o teste das urnas como candidata à vereadora em Cuiabá. Irmã do ex-vereador, ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE, Sérgio Ricardo, ela não perde tempo nas articulações. Recentemente, recebeu no...

Quebra-cabeça para definir a chapa

eduardo botelho 400 curtinha   Eduardo Botelho (foto) está postergando ao máximo a definição dos nomes de sua chapa ao comando da Mesa Diretora. A eleição já acontece no dia 10, na próxima semana. Como 12 dos 24 deputados brigam por espaço, o presidente da Assembleia sabe que, ao final,...

Secretário terá de explicar contrato

alex vieira 400 curtinha   O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira (foto), tem dois dias para apresentar defesa ao TCE sobre uma representação da empresa F. M Paragas, propriedade de Fernando Marcelo, que apontou supostas irregularidades na contratação, por dispensa de...

Presidente da OAB e péssimo exemplo

leonardo campos 400 curtinha   Continua repercutindo muito mal, inclusive em âmbito nacional, o escândalo em que se envolveu Leonardo Campos, o Léo Capataz (foto), que acabou se afastando da presidência da OAB-MT. Deu um péssimo exemplo à sociedade. Ele foi parar na Delegacia, na semana passada, sob...

3 fortes para prefeito de Rondonópolis

ze do patio 400 curtinha   Apesar da "inflação" de prefeitáveis em Rondonópolis, com quase 10 se colocando como virtuais candidatos a prefeito, a disputa deve ficar acirrada mesmo entre três. Um deles é Zé do Pátio (foto), do Solidariedade. Vai tentar o terceiro mandato não consecutivo e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.