COPA-2014

Terça-Feira, 15 de Abril de 2014, 17h:58 | Atualizado: 15/04/2014, 18h:00

COPA 2014

Asfalto de viaduto recém liberado já apresenta buraco; Secopa ameniza

Davi Valle/Rdnews

viaduto_tijucal_2.jpg

O Viaduto do Tijucal apresenta problemas. A Secopa garante não se trata de má qualidade na obra

O asfalto do viaduto do Tijucal, que teve uma das pistas recém liberada para tráfego na última sexta (11), começou a apresentar problemas. Neste final de semana, foi identificado que parte do pavimento possuía ondulações e por causa deste defeito, associada às chuvas ocorridas no período, e ao tráfego intenso de veículos pesados, o asfalto está cedendo, o que resultou em um buraco na pista. A brecha, próxima a um pilar, gerou grande preocupação aos motoristas que trafegavam pelo local.

Os agentes de trânsito da Prefeitura de Cuiabá tiveram que ser acionados para amenizar o transtorno no trânsito. A Secopa, por sua vez, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o problema foi corrigido, na noite desta segunda (14), pelas empreiteiras responsáveis sem custo adicional aos cofres públicos.

O secretário-adjunto da Secopa Alysson Sander e o engenheiro Josemar Araújo Sobrinho já estiveram vistoriando o local, atestaram que a falha foi sanada e que o fluxo de veículos está normal. A Secopa garante que o ocorrido não significa que a obra é de má qualidade. A obra é executada pelo Consórcio EEF formado pelas empresas Engeponte Construções Ltda, ENPA – Engenharia e Parceria Ltda e Funsolos Construtora e Engenharia Ltda.

Segundo o engenheiro e dono da empresa Engeponte, Nilton de Brito, o fato se deve por conta de um problema na laje de transição, que fica a 20 cm de profundidade. Ele explica que a parte de cima desta laje é aterrada a fim de ficar na mesma altura da laje do viaduto. O engenheiro argumenta que a função da laje de transição é de não deixar dar recalque em todas as cabeceiras da ponte. Justifica que não pode compactar com rolo pesado, uma vez que o trabalho, ali feito, foi realizado manualmente.

Nilton ainda ressalta que o problema pode ter ocorrido em razão de ter ficado, em algum ponto, material não homogeneizado. “Devido à umidade houve recalque com peso maior. Não tem nada a ver com a chuva, pois choveu durante a execução, não depois de pronto”. Apesar da situação, o engenheiro garante que tudo está resolvido. “Nós corrigimos ontem, às 22h. Interditamos o local e fizemos o trabalho, que só não foi feito durante o dia por conta do fluxo no trânsito, no local”.

De todo modo, caso persista o problema e/ou voltar a aparecer novos buracos, o secretário de Trânsito e Transporte de Cuiabá, Antenor Figueiredo, promete intervir. Neste caso, diz que mandará uma equipe para averiguar a situação e fazer um laudo do defeito. Depois enviará notificação às empreiteiras, que se não cumpridas com rapidez ensejarão na aplicação de multas. “É necessário ver a gravidade da situação porque pode colocar em risco a vida do cidadão”.

Obras

Esta não é a primeira obra da Copa que apresenta problemas tão precocemente. O viaduto da Sefaz, por exemplo, também apresentou buracos no asfalto, mas antes de ser inaugurado. Tanto é que a estreia foi adiada por diversas vezes e o pavimento teve que ser refeito. A Secopa assegura que a situação foi intencional, e alega que apareceu durante testes. Outra obra que enfrentou problemas foi a Trincheira da Ciríaco Cândia (Mário Andreazza). Em menos de dois meses, após ser liberada, houve falhas na drenagem e teve que passar por ajustes. Neste caso, o erro foi atribuído pela empreiteira ao projeto.

Galeria de Fotos

Credito: Davi Valle/Rdnews
Credito: Davi Valle/Rdnews
Credito: Davi Valle/Rdnews
Credito: Davi Valle/Rdnews

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Oscar Lombardi Fernandes | Quarta-Feira, 16 de Abril de 2014, 08h33
    3
    0

    Ha, ha, ha!!! Isso é porque vocês não viram o asfalto da rodovia Mário Andreazza, em VG, que ainda nem foi entregue e já tem meia dúzia de consertos. Faço questão de ficar de olho nessas obras e acionar o Poder Judiciário no futuro, se necessário.

  • Marco | Quarta-Feira, 16 de Abril de 2014, 08h23
    1
    0

    e viva a copa!!! lá se vai o dinheiro publico que poderia estar na saúde e educação em obras que pelo que vemos são muito mal feitas!!! A copa mais cara!!! o pior retorno a população!!!! tai ai!!!

  • joaoderondononopolis | Terça-Feira, 15 de Abril de 2014, 18h36
    1
    0

    Pessoal, o problema é que vocês querem que nos viadutos construídos em MT passem veículos, não podem passar veículos.

Matéria(s) relacionada(s):

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

Antes, durante e depois de Bolsonaro

wilson kero-kero 400 curtinha   O vereador pela Capital, Wilson Kero-Kero (foto), que era do SD e se filiou ao PSL em 2015, muito antes da chegada do hoje presidente Bolsonaro, vai aproveitar a janela de março e pular para o Podemos. Isso não quer dizer que ele deixará de defender o governo do capitão. Assegura que...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.