COPA-2014

Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2014, 19h:04 | Atualizado: 17/02/2014, 20h:06

Consultor de empreiteira afirma que MPE faz estardalhaço sobre incêndio

Iara Rezende/Rdnews

arena_7.jpg

Durante a coletiva à imprensa, o secretário Maurício Guimarães entre o consultor da Mendes Júnior, Lúcio Almeida e o coordenador-geral da Concremat, Sérgio Ravanele, na estrutura da Arena Pantanal

“Tudo está sendo um estardalhaço”, reclama o consultor em concreto do Consórcio Mendes Junior - empresa responsável pelas obras da Arena Pantanal -, Lúcio Almeida. As declarações são em resposta ao Ministério Público que cobra da secretaria da Copa (Secopa) um laudo técnico conclusivo acerca da estrutura do estádio danificada por um incêndio causado em outubro de 2013. Na tarde desta segunda (17), durante coletiva à imprensa, a Secopa garantiu que nada foi comprometido.

O consultor ainda foi categórico ao dizer que o fogo ocorreu em “uma pequena área de 20 metros quadrados” e que, por isso, se a estrutura tivesse sido comprometida daria para ser feita a substituição, mas que, no entanto, foram necessárias somente algumas intervenções de reparos. “Claro, 20 metros quadrados são importantes, mas se tivesse tido problema a coisa mais fácil seria tirar e recolocar”.

O secretário da Secopa, Maurício Guimarães, frisou que se for preciso encaminhar ao MP um documento detalhado, afirmando que há uma conclusão, isso será feito. Mas ele, contudo, ressaltou que todos os laudos técnicos já tinham sido apresentados ao órgão. “A obra não tem problema, tudo está sendo executado com responsabilidade”, disse amenizando a cobrança.

O coordenador-geral da Concremat, Sérgio Ravanele, assegurou que no relatório, de 95 páginas, consta que todos os ensaios de resistência das estruturas, simulações e provas de cargas concentradas, por exemplo, foram realizados, além de constar que os indicies estão dentro das normas do projeto. “O ensaio é conclusivo no que diz respeito a todas as medidas a serem tomadas de recuperação. Ao final do relatório temos as providências que foram tomadas pela empreiteira”, detalhou.

Uma nova perícia deve ser solicitada pelo Ministério Púbico, por meio de inquérito, e o secretário disse que ela deve ser feita em conjunto com a Secopa, mesmo a pasta já tendo apresentado relatório com o laudo. “Só não precisa criar alarde onde não existe”, alfinetou Mauricio. Ele ainda questionou o fato de que com a cobrança estão colocando em dúvida os serviços feitos em Mato Grosso, o que denigre a imagem do Estado.

“Nós cuiabanos não merecemos isso. Nós mato-grossenses não merecemos que seja colocada em dúvida a segurança e a responsabilidade de nós mesmos”. O secretário ainda externou que o assunto é sério e a responsabilidade é de quem responde pela obra, não sendo preciso colocar em xeque a qualidade. “As coisas em Mato Grosso acontecem com responsabilidade. O problema ocorreu, foi enfrentado e os reparos foram feitos”. 

Fiscalização 

Assim como o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal também cobra perícia quanto ao incêndio na Arena Pantanal. O pedido de perícia é uma das medidas adotadas pelo MPF com a instauração de um inquérito civil público. Uma vistoria do Crea está agendada para a próxima semana.  

Uma equipe, composta por engenheiros civil e eletricista, e outros técnicos da instituição, será acompanhada pela procuradora da República Bianca Britto de Araujo. O MPF solicitou informações sobre as providências adotadas depois do incêndio e se houve algum aditivo ao contrato com a construtora, em decorrência das consequências do incidente.

MP cobra laudo técnico da Secopa; promotor critica Governo e faz alerta

 

Galeria de Fotos

Credito: Iara Rezende/Rdnews
Credito: Iara Rezende/Rdnews
Credito: Iara Rezende/Rdnews
Credito: Iara Rezende/Rdnews
Credito: Iara Rezende/Rdnews
Credito: Iara Rezende/Rdnews
Credito: Iara Rezende/Rdnews

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Jean Barros | Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 12h37
    3
    0

    Pois Bem... estamos falando de coisas exatas e que podem causar danos enormes as pessoas que vão assistir a um jogo na tal Arena. então , não é com pronunciamento e opinião que vão provar o contrário... é preciso apresentar laudos que comprovem se o concreto está apto a receber a carga para o qual foi estimado. Ademais, ainda não conheço uma obra, dessas da copa mesmo, que não apresentou problemas... portanto o MP está fazendo o seu papel... melhor pecar por ação do que por omissão.

  • Zé Poxoréo | Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 11h55
    3
    1

    Além do incêndio, o nosso ultra-mega-super ágil e competente MPE deveria aproveitar a vontade e a oportunidade para dar uma espiadela nas planilhas de custo dessa obra pra ver se consegue esclarecer os aditivos dos preços!

  • MATHEUS | Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 09h36
    3
    4

    Este pessoal não sossega..., não tem mais volta, a copa será em Cuiabá e vocês perderam, querendo ou não. Pelo jeito quando não tiver mais o que questionar vão questionar até a cor da tinta do estádio. Será que se estas obras da copa fosse do MM ou aquele senador que quer ser governador deixando o mandato pela metade “trampolim”, estas obras teria tantas intervenções destes órgãos! Mauro Mende já declaro que VLT não fica pronta antes de 2015, e que nem a chave será ligado até a copa,como é que ele sabe em e tem certeza!!! A barranca do rio Cuiabá no porto ta sendo destruído, e de acordo com amaquete cenográfica o concreto vai chegar até as águas e só o creia que vil e mais ninguém, porque será!

  • antonio da silva | Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 08h15
    3
    5

    fiscalizar e importante, mas fazer campanha para o pedro taques nao e admessivel, utilizando O MP,

  • Junior | Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 00h26
    5
    5

    Esse consulto é professor aposentado e não é doutor. Quando ainda era professor podíamos contar nos dedos quantas aulas ele aparecia. Quando aparecia, enrolava.

Matéria(s) relacionada(s):

Governo Mauro já concluiu 44 obras

marcelo padeiro curtinha 400 sinfra   A secretaria de Infraestrutura e Logística, sob Marcelo de Oliveira, Padeiro (foto), contabiliza, com a inclusão do COT da UFMT, 44 obras concluídas e entregues à população no primeiro ano da gestão Mauro Mendes. São contratos que começaram a...

Mauro revela que não votou em Júlio

julio campos 400 curtinha   Em discurso na inauguração do COT da UFMT, segunda obra remanescente da Copa do Mundo de 2014 e só agora concluída totalmente, o governador Mauro lembrou que foi aluno de engenharia elétrica na UFMT. Começou a fazer faculdade em 1981. Na presença do ex-governador e...

Evitando nova polêmica com prefeito

mauro mendes curtinha 400   Mauro Mendes (foto) dá sinais de que pretende colocar um fim ao clima de conflito com Emanuel Pinheiro. Ao menos por enquanto. Uma semana depois de disparar críticas duras ao prefeito da Capital, levando ambos a trocar farpas e acusações, o governador foi perguntado, em dois momentos na...

Janaina, perda de um bebê e repouso

janaina riva curtinha   A vice-presidente da Assembleia Janaina Riva (foto), do MDB, que está em licença médica desde o ano passado, usou as redes sociais nesta terça (28) para comunicar luto familiar. Grávida de gêmeos, a parlamentar lamentou que um deles perdeu os batimentos cardíacos e disse que...

Jayme afirma ter 4 opções para VG

jayme campos 400 curtinha   Em meio ao debate otimista sobre pré-candidaturas do DEM nas cidades pólos, em reunião nesta segunda, no Palácio Paiaguás, Jayme Campos (foto) comentou que, em Várzea Grande, onde sua esposa Lucimar está concluindo o segundo mandato, há quatro nomes sob...

DEM agora tem 5 querendo prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   Com o peso de quem comanda hoje em Mato Grosso os dois Poderes políticos, o Executivo e o Legislativo, com Mauro e Botelho, respectivamente, o DEM aposta na conquista não só da Prefeitura da Capital, mas também das outras nove maiores. Dirigentes do partido fizeram espécie de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.