COPA-2014

Segunda-Feira, 28 de Abril de 2014, 10h:29 | Atualizado: 29/04/2014, 12h:19

Atrasos

Executor de obras dos COTs, Avalone acredita que elas não ficarão prontas

Davi Valle/Rdnews

carlos-avalone---davi-valle-(8).jpg

Carlos Avalone é sócio-proprietário da empresa responsável por obra atrasada

O deputado estadual Carlos Avalone (PSDB), que também é empresário do ramo da construção civil e responsável por algumas obras da Copa, disse em entrevista ao RDNews que o atraso nas obras da Copa do Mundo não se deve ao período chuvoso, mas sim à falta de planejamento e de projetos mais bem elaborados por parte do Governo. “Chuva temos todos os anos, é natural”, ressalta.

A afirmação do parlamentar contrapõe as alegações do governador Silval Barbosa (PMDB) de que os atrasos nas obras previstas para o evento esportivo são decorrentes das chuvas. O peemedebista reforçou a justificativa durante vistoria dos membros da Fifa à Arena Pantanal na última quarta (23). Na ocasião, o secretário geral da entidade, Jérôme Valcke, sustentou o argumento de Silval, mas disse acreditar na entrega das obras.

A realidade, no entanto, parece longe dos olhos da Fifa, já que próprio relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que pelo menos 6 das 16 obras que o governo promete entregar até o final de maio estão com prazos críticos. Dessas, duas preocupam Avalone, os Centros de Oficiais de Treinamento (COT’s) da UFMT e da Barra do Pari, obras que estão sob responsabilidade das empresas Engeglobal Construções e Três Irmãos Engenharia, esta última é de sócio-propriedade de Avalone. “Tenho dúvidas se tudo ficará pronto a tempo”, admite.

O COT Barra do Pari tem custo estimado em R$ 25,5 milhões e deveria ter sido entregue no final de 2013. Já o COT da UFMT, no valor de R$ 15,8 milhões, estava previsto para ser concluído 300 dias após a assinatura da ordem de serviço, que ocorreu em março do ano passado. 

Já as obras de recapeamento, drenagem, sarjeta, meio-fio e calçada feitas no entorno da Arena Pantanal conduzidas pela empresa de Avalone ficarão prontas para a Copa, segundo o deputado. Para ele, o histórico de atrasos revela que Cuiabá e Mato Grosso não são bons em planejamento. “Não consegue fazer as coisas no prazo”, contesta. 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • ASSIS | Terça-Feira, 29 de Abril de 2014, 08h16
    1
    0

    O SECRETARIO DA SECOPA BEM COMO O GOVERNADOR DO ESTADO TEM TENTADO CONVENCER A POPULAÇÃO SOBRE A ENTREGA DAS OBRAS EM DETERMINADAS DATAS, E ATÉ GARANTIDO A ENTREGA DELAS ANTES DA COPA. SOMENTE OS DOIS TEM TANTO OTIMISMO, PORQUE OS MORADORES DE CUIABÁ E V.GRANDE SABEM DESDE 2012 QUE DIFICILMENTE A MAIORIA DAS OBRAS ESTARIA PRONTA ATÉ A COPA. NOS DOIS É CLARA A INSEGURANÇA QUANDO DÃO GARANTIAS SOBRE OS PRAZOS PARA ENTREGA. SECOPA, GOVERNADOR E EMPREITEIRAS, TODOS INCOMPETENTES PARA TOCAREM OBRAS DE TAMANHO VULTO.

  • marcus vinicius | Segunda-Feira, 28 de Abril de 2014, 20h32
    3
    0

    Sabe o que achei interessante nessas obras da copa aqui em MT? Nenhuma empreiteira das Gigantes teve interesse em realizar obras aqui. Tirando a obra do estádio, as outras de mobilidade só empresas de MT ganharam, não sei acho muito estranho e isso ninguem comenta nada. É só verificar os donos dessas empreiteiras para ter uma idéia.

  • Zé Poxoréo | Segunda-Feira, 28 de Abril de 2014, 11h23
    4
    0

    Garanto que se houve rigor na fiscalização e no pagamento das medições muitas dessas obras já estariam prontas e inclusive sem os famosos aditivos que se comentam por ai!

Puxando o "rei" pra baixo em Tangará

reinaldo morais 400 curtinha   A pré-campanha ao Senado do empresário Reinaldo Morais (foto), o "rei dos porcos", evangélico e bolsonarista, vem ganhando aceitação popular em vários municípios. Mas, em Tangará da Serra, enfrenta muita resistência. Algumas pessoas próximas ao...

3 estaduais e 2 federais para prefeito

juarez costa 400 curtinha   Se na Assembleia, três dos 24 deputados se articulam por candidatura a prefeito, na Câmara Federal dois entre oito da bancada mato-grossense também pretendem fazer o mesmo. Tratam-se do emedebista Juarez Costa (foto), que apostará todas as fichas no retorno ao comando de Sinop, e do petebista...

PSDB rachado sobre nome a prefeito

ricardo saad 400 curtinha   O tucanato enfrenta uma incógnita em Cuiabá. A bancada na Câmara, hoje composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento, Ricardo Saad (foto) e Toninho de Souza, defende apoio ao projeto de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro. O partido, presidido na Capital por Saad, já faz parte...

Poucos da AL se arriscam pra prefeito

silvio favero 400 curtinha   Inicialmente seriam seis dos 24 deputados estaduais dispostos a concorrer ao pleito de novembro deste ano. Mas a lista vem sendo reduzida à medida que se aproxima das convenções. Sílvio Fávero (foto), por exemplo, sabe que a chance de ganhar a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, onde...

Transferindo pandemia para Cuiabá

lucimar campos 400   Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (foto) transferiu praticamente o pepino da pandemia da Covid-19 à gestão da cidade vizinha, comandada por Emanuel Pinheiro. Ela faz questão de enfatizar que, numa reunião com porta-vozes do governo estadual, do TCE, da Assembleia e dos dois maiores...

"Oposição desorganizada ajuda Pátio"

blairo maggi 400 curtinha   Com a experiência de quem já foi governador por dois mandatos, senador e ministro da Agricultura, o megaempresário Blairo Maggi (foto) disse, em entrevista numa live nesta sexta, com os jornalistas Eduardo Ramos e Lucas Perrone, que se a oposição não se organizar em...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.