COPA-2014

Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 17h:07 | Atualizado: 19/02/2014, 09h:02

COPA 2014

Presidente vê omissão de empresas que fiscalizam andamento das obras

Iara Rezende/Rdnews

arena_estrutura_incendio.jpg

A pedido do Ministério Público, uma equipe do Crea visitará a Arena Pantanal para verificar estrutura

Responsáveis por realizar medições que apontam os andamentos das obras para a Copa em Cuiabá, as empresas fiscalizadoras são classificadas como “omissas” pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juarez Samaniego.

A avaliação foi feita durante a entrega de um relatório à Comissão de Infraestrutura da Assembleia, nesta terça (18), elaborado após visitas técnicas de equipes do Crea a 13 intervenções da Capital e na vizinha Várzea Grande.

Segundo Samaniego, as empresas contratadas pela Secopa para fiscalizar são as que constatam se há necessidade de fazer aditivos aos custos atuais das obras. “Se não se fala que não deve ser liberado aditivo, vejo que há omissão. Se você contrata uma empresa para fiscalizar a obra, é detectada alguma deficiência e, mesmo assim, é autorizado que se pague mais, temos que ver por esse ponto”, afirmou.

Nesta quarta (19), uma equipe do Crea visitará a Arena Pantanal para verificar a situação do local, que foi atingido por um incêndio em outubro do ano passado. A inspeção é devida a um pedido do Ministério Público Federal (MPF).

O presidente do Crea, no entanto, afirma ser impossível constatar alguma deficiência a olho nu devido a recuperação visual dos danos no local. Para atestar possíveis prejuízos, Samaniego se utilizará de dois laudos, sendo um do Ministério Público e outro da empresa gerenciadora da obra da Arena Pantanal, Concremat Engenharia e Tecnologia S.A.

“Estou em posse e vou analisar ambos para ver qual está mais consistente. Quero saber se tem corpo de prova, ou seja, se foi analisado o material que pegou fogo. Se o laudo constatar que não há nada grave, temos que acreditar”, informa o presidente.

Ele ainda explica que há um entendimento equivocado de que o Crea realiza fiscalizações. Isto porque a função da autarquia é, além de produzir relatórios técnicos, verificar se há profissionais competentes e habilitados para executar obra em questão. A análise no quadro de pessoal das obras, porém, só pode ser realizada se houver denúncia contra o funcionário. 

Ao Rdnews, a Secopa justifica que as declarações de Samaniego atingem também a própria secretaria, já que o trabalho de fiscalização das obras é feito em parceira com engenheiros do Governo e as empresas contratadas. Sobre a alegada omissão, só haverá pronunciamento quando o secretário, Maurício Guimarães, retornar a Cuiabá de uma viagem.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Queda-de-braço em Alto Araguaia

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), enfrenta uma queda-de-braço com os vereadores. Recentemente, oito dos 11 parlamentares encaminharam ofício ao chefe do Executivo, inclusive com cópia para o MPE, considerando inoportuna, descabida e suspeita, neste momento de pandemia, fazer obra...

Estado amplia leitos de UTI no Sul

gilberto figueiredo 400 curtinha   O secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo (foto) reclama, sem citar nome, da forma como a prefeitura rondonopolitana está encarando a pandemia da Covid-19. Mesmo o governo federal já tendo pago diárias antecipadamente e, inclusive por três meses, de 10 leitos de...

Briga inconsequente com Santa Casa

z� do patio 400 curtinha   Acuado pela consequência da falta de planejamento e de gestão, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, está numa luta descabida de tentar encontrar culpados pelo avanço da Covid-19 no município. A prefeitura não construiu, sequer,...

2 secretários acionados sobre compras

ozenira 400 curtinha   Os secretários municipais de Cuiabá, Luiz Antonio Possas de Carvalho (Saúde) e Ozenira Félix Soares (foto), de Gestão, têm 48 horas para prestar esclarecimentos sobre compras, sem licitação, de óculos de proteção e macacões destinados a...

Valdir, conta rejeitada e pedido negado

valdirzinho 400 curtinha   Valdir Pereira de Castro, o Valdirzinho (foto), prefeito de Santo Antonio de Leverger, ingressou com pedido de revisão no TCE sobre o parecer contra aprovação das contas de 2018. O Tribunal apontou uma série de irregularidades, entre elas registros contábeis incorretos, abertura de...

Stopa vira trunfo do prefeito Emanuel

jos� roberto stopa 400   Filiado histórico do PV, José Roberto Stopa (foto) se tornou espécie de trunfo do prefeito Emanuel Pinheiro. Se o emedebista resolver buscar a reeleição, o que seria o caminho natural, Stopa pode entrar na chapa como candidato a vice ou simplesmente ficar de fora do...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.