COPA-2014

Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 11h:48 | Atualizado: 20/02/2014, 11h:50

Será?

Secopa garante que cratera em obra foi intencional; liberação de via na 6ª

Rodinei Crescêncio

desmoronamento acesso a ponte coxipo beira rio -19-02-14--fotos ney (9).JPG

Buraco em obra da Copa recém-inaugurada teria sido de feito intencionalmente 

A secretaria extraordinária da Copa garante que a cratera que se abriu na Rua Antônio Dorilêo, próxima à ponte Engenheiro Quidauguro Fonseca, na tarde de ontem (18) não foi resultado de desmoronamento, mas feita intencionalmente pela empresa Três Irmãos. O curioso é que o buraco foi aberto sem aviso prévio à população, o que gerou enorme congestionamento e transtorno aos motoristas que trafegam pela região devido à interdição do trânsito.

A rua e a ponte ligam os bairros da região do Coxipó à Avenida Beira Rio. As obras foram inauguradas pelo governador Silval Barbosa (PMDB) há quatro meses ao custo de R$ 13 milhões. A secretaria, no entanto, alega que a cratera não foi provocada pela chuva, conforme noticiou a imprensa de Cuiabá. Garante que a empresa, responsável pela execução das obras, precisou reparar afundamento que apareceu na pista.

Por outro lado, a Secopa reconhece que houve falha na comunicação, já que só foi avisada depois que o buraco havia sido aberto. Esclarece ainda que desde o início da semana a empresa averigua o afundamento na via, que também é estranho, visto que trata-se de uma obra recém-inaugurada.

O empresário e suplente de deputado estadual, Carlos Avalone (PSDB) – um dos proprietários da Três Irmãos – afirma não ter visto o desmonoramento, mas não tem problema nenhum porque será consertado. Explica que o asfalto cedeu cerca de 6 centímetros devido ao entupimento da caixa de passagem, localizada embaixo do solo, por onde passa a tubulação. “Tomamos a decisão de abrir imediatamente por causa do período chuvoso e, com isso, evitar que o asfalto cedesse”, justifica.

Conforme Avalone, a caixa entupiu com a quantidade de lixo jogado na rua, de forma que a água acumulada vazou e provocou o afundamento do aterro. Agora, a caixa de passagem será reconstruída e reforçada com pedras, aterro e asfalto a fim de evitar que o problema se repita. A empresa faz o reparo desde a manhã de terça.

Assegura que a falha não trará prejuízos para o poder público, já que a empresa é responsável pela manutenção da obra por 5 anos, previsto em contrato. Questionado sobre o porquê do reforço não ter sido feito já no início das obras, Avalone afirma que a Três Irmãos apenas executou projeto feito por empresa contratada pela Secopa.

Entrega do remendo

A reportagem do RDNews esteve na Rua Antônio Dorilêo na manhã de hoje (19), quando equipe da SMTU garantia a sinalização no local. De acordo com os amarelinhos, a informação passada a eles é de que a via teria desmonorado.

Ao todo, 11 operários e 2 máquinas estão no local para a recuperação da via. Segundo Avalone, a expectativa é de concluir a correção até amanhã (20), mas reconhece que o prazo pode se estender até sexta (21) em razão das chuvas. A Secopa também prevê que serão necessários mais dias para finalizar a obra. 

Enquanto isso, a população que utiliza a via terá que esperar, sem data certa, para voltar a trafegar na região.

Inaugurada há 4 meses, obra da Copa desmorona após temporal

Galeria de Fotos

Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • João | Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2014, 17h31
    0
    0

    O entupimento foi porque "por algum motivo" haviam jogado concreto em excesso dentro dos tubos... Isso pra confirmar é só perguntar ao pessoal que está por lá trabalhando! É isso o que acontece quando se inaugura uma obra inacabada.

  • Edmalvadeza | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 16h51
    1
    0

    incrivel como o Ministério do Trabalho não fiscaliza essas obras. a cena do pobre trabalhador inserido dentro da caçamba da escavadeira é simplesmente uma comprovação de risco e falta de respeito, falta de engenheiro, de tecnico de segurança. Pode ocorrer um acidente a qualquer instante. Isso é um crime que é cometido pela Construtora. Total falta de segurança. Operário sem utilizar EPI´s, obra sem sinalização....kkkkk pra acabar.....

  • Zé Poxoréo | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 17h12
    0
    0

    Salvo muito engano essa empreiteira já tem alguns históricos de obras mal-sucedidas, pelo que me recordo teve uma época dessas que ela fez uma reforma no Pronto Socorro e o telhado caiu. Depois teve uma rodovia ligando Campo Novo a Juara que o asfalto engrunvinhou tudo!

  • antonio | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 16h00
    0
    0

    Pelo amor de Deus, é o cumulo tentar fazer crer que desmoronamento foi intencional, até as Desculpas da SECOPA são esfarrapadas como as obras e tudo o mais

  • mario | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 14h03
    0
    0

    O transito nessa região é um bagunça, pois não tem placa de sinalização nem horizontal e nem vertical e o pior, tem uma placa com o nome do bairro VILA MARIANA, e na verdade o Bairro é RESIDENCIAL BELLA MARINA.... OBS: Vila mariana fica na região do porto.

  • domicio | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 13h05
    0
    0

    se foi intencional, abre processo contra essa empresa que ja teve problemas no telhado do pronto socorro de cuiaba, se eu nao estiver enganado. nao deixe mais participar de licitacoes.

  • Rose Silva | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 13h00
    0
    0

    SÓ PRA DESCONTRAIR: Estranha essa foto das obras: Porque uma Agente de Transito está vigiando outro Agente de Transito vertendo água no mato? Será que corria risco de atropelamento?

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

Antes, durante e depois de Bolsonaro

wilson kero-kero 400 curtinha   O vereador pela Capital, Wilson Kero-Kero (foto), que era do SD e se filiou ao PSL em 2015, muito antes da chegada do hoje presidente Bolsonaro, vai aproveitar a janela de março e pular para o Podemos. Isso não quer dizer que ele deixará de defender o governo do capitão. Assegura que...

Entrevistando uma aliada vitimizada

dito lucas 400 curtinha   Selma Arruda aceitou gravar entrevista para o programa Roda de Conversa, apresentado por Dito Lucas (foto) e que estreia hoje à noite, na TV Gazeta de Cuiabá, desde que fosse em sua casa, em Chapada dos Guimarães. E assim foi feito. A senadora cassada ficou bem à vontade para falar o que quis....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.