COPA-2014

Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 11h:48 | Atualizado: 20/02/2014, 11h:50

Será?

Secopa garante que cratera em obra foi intencional; liberação de via na 6ª

Rodinei Crescêncio

desmoronamento acesso a ponte coxipo beira rio -19-02-14--fotos ney (9).JPG

Buraco em obra da Copa recém-inaugurada teria sido de feito intencionalmente 

A secretaria extraordinária da Copa garante que a cratera que se abriu na Rua Antônio Dorilêo, próxima à ponte Engenheiro Quidauguro Fonseca, na tarde de ontem (18) não foi resultado de desmoronamento, mas feita intencionalmente pela empresa Três Irmãos. O curioso é que o buraco foi aberto sem aviso prévio à população, o que gerou enorme congestionamento e transtorno aos motoristas que trafegam pela região devido à interdição do trânsito.

A rua e a ponte ligam os bairros da região do Coxipó à Avenida Beira Rio. As obras foram inauguradas pelo governador Silval Barbosa (PMDB) há quatro meses ao custo de R$ 13 milhões. A secretaria, no entanto, alega que a cratera não foi provocada pela chuva, conforme noticiou a imprensa de Cuiabá. Garante que a empresa, responsável pela execução das obras, precisou reparar afundamento que apareceu na pista.

Por outro lado, a Secopa reconhece que houve falha na comunicação, já que só foi avisada depois que o buraco havia sido aberto. Esclarece ainda que desde o início da semana a empresa averigua o afundamento na via, que também é estranho, visto que trata-se de uma obra recém-inaugurada.

O empresário e suplente de deputado estadual, Carlos Avalone (PSDB) – um dos proprietários da Três Irmãos – afirma não ter visto o desmonoramento, mas não tem problema nenhum porque será consertado. Explica que o asfalto cedeu cerca de 6 centímetros devido ao entupimento da caixa de passagem, localizada embaixo do solo, por onde passa a tubulação. “Tomamos a decisão de abrir imediatamente por causa do período chuvoso e, com isso, evitar que o asfalto cedesse”, justifica.

Conforme Avalone, a caixa entupiu com a quantidade de lixo jogado na rua, de forma que a água acumulada vazou e provocou o afundamento do aterro. Agora, a caixa de passagem será reconstruída e reforçada com pedras, aterro e asfalto a fim de evitar que o problema se repita. A empresa faz o reparo desde a manhã de terça.

Assegura que a falha não trará prejuízos para o poder público, já que a empresa é responsável pela manutenção da obra por 5 anos, previsto em contrato. Questionado sobre o porquê do reforço não ter sido feito já no início das obras, Avalone afirma que a Três Irmãos apenas executou projeto feito por empresa contratada pela Secopa.

Entrega do remendo

A reportagem do RDNews esteve na Rua Antônio Dorilêo na manhã de hoje (19), quando equipe da SMTU garantia a sinalização no local. De acordo com os amarelinhos, a informação passada a eles é de que a via teria desmonorado.

Ao todo, 11 operários e 2 máquinas estão no local para a recuperação da via. Segundo Avalone, a expectativa é de concluir a correção até amanhã (20), mas reconhece que o prazo pode se estender até sexta (21) em razão das chuvas. A Secopa também prevê que serão necessários mais dias para finalizar a obra. 

Enquanto isso, a população que utiliza a via terá que esperar, sem data certa, para voltar a trafegar na região.

Inaugurada há 4 meses, obra da Copa desmorona após temporal

Galeria de Fotos

Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio
Credito: Rodinei Crescêncio

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • João | Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2014, 17h31
    0
    0

    O entupimento foi porque "por algum motivo" haviam jogado concreto em excesso dentro dos tubos... Isso pra confirmar é só perguntar ao pessoal que está por lá trabalhando! É isso o que acontece quando se inaugura uma obra inacabada.

  • Edmalvadeza | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 16h51
    1
    0

    incrivel como o Ministério do Trabalho não fiscaliza essas obras. a cena do pobre trabalhador inserido dentro da caçamba da escavadeira é simplesmente uma comprovação de risco e falta de respeito, falta de engenheiro, de tecnico de segurança. Pode ocorrer um acidente a qualquer instante. Isso é um crime que é cometido pela Construtora. Total falta de segurança. Operário sem utilizar EPI´s, obra sem sinalização....kkkkk pra acabar.....

  • Zé Poxoréo | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 17h12
    0
    0

    Salvo muito engano essa empreiteira já tem alguns históricos de obras mal-sucedidas, pelo que me recordo teve uma época dessas que ela fez uma reforma no Pronto Socorro e o telhado caiu. Depois teve uma rodovia ligando Campo Novo a Juara que o asfalto engrunvinhou tudo!

  • antonio | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 16h00
    0
    0

    Pelo amor de Deus, é o cumulo tentar fazer crer que desmoronamento foi intencional, até as Desculpas da SECOPA são esfarrapadas como as obras e tudo o mais

  • mario | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 14h03
    0
    0

    O transito nessa região é um bagunça, pois não tem placa de sinalização nem horizontal e nem vertical e o pior, tem uma placa com o nome do bairro VILA MARIANA, e na verdade o Bairro é RESIDENCIAL BELLA MARINA.... OBS: Vila mariana fica na região do porto.

  • domicio | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 13h05
    0
    0

    se foi intencional, abre processo contra essa empresa que ja teve problemas no telhado do pronto socorro de cuiaba, se eu nao estiver enganado. nao deixe mais participar de licitacoes.

  • Rose Silva | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 13h00
    0
    0

    SÓ PRA DESCONTRAIR: Estranha essa foto das obras: Porque uma Agente de Transito está vigiando outro Agente de Transito vertendo água no mato? Será que corria risco de atropelamento?

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.