Coronavírus

Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 07h:05 | Atualizado: 07/04/2020, 19h:07

UNIDADE PSIQUIÁTRICA

17 contraem coronavírus no Hospital Adauto Botelho, "ninho" da pandemia

Divulgação

Adauto Botelho

Corredores do Hospital Adauto Botelho, que presta atendimentos psiquiátricos, dia e com internação. É um "ninho" do cornavírus, como confirma governo

O Governo do Estado confirmou na noite desta segunda (6) que 17 pessoas do Centro de Atenção Psicossocial de Cuiabá (Caps III) estão infectadas com coronavírus. São 13 servidores e quatro pacientes que contraíram a Covid-19 no Hospital Adauto Botelho, no Coxipó, em Cuiabá.

Por meio de nota, informou que os profissionais e pacientes que testaram positivo ou que tiveram algum contato com infectados já estão em isolamento de quarentena.  Cuiabá tem 43 casos confirmados. O número do hospital representa quase a metade dos contaminados da cidade.

As demais pessoas que mantiveram contatos com os infectados já estão em isolamento. Na nota, a Secretaria de Saúde detalha que todos pacientes que testaram positivo são assintomáticos.

No fim de março, três servidores da unidade 3 do Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, em Cuiabá, que tiveram contato com enfermeiro que testou positivo para Covid-19, já apresentavam sintomas da doença e um deles também estava internado sob suspeita.

O enfermeiro testado positivo para a doença tem 60 anos, é hipertenso e está internado em estado grave na UTI.

Veja íntegra da nota

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança de pacientes e da equipe de saúde do Caps III – Centro de Atenção Psicossocial que trata exclusivamente da recuperação à dependência de álcool e outras drogas –, localizado em Cuiabá, após confirmação de casos de Covid-19 na unidade.

Foram 17 casos confirmados, sendo 13 de servidores e 4 de pacientes. Todos os pacientes e profissionais que testaram positivo ou que mantiveram qualquer tipo de contato com os diagnosticados estão cumprindo regime de isolamento ou quarentena. 

É importante ressaltar que grande parte dos casos são sintomáticos leves ou assintomáticos; isto é, não manifestou sintomas. 

A SES procedeu com a desinfecção das instalações da unidade. Além disso, a equipe técnica faz o acompanhamento e o rastreamento individual dos casos, de forma a monitorar também as famílias e os contatos dos envolvidos. 

O Governo ainda enfatiza que, com base na Lei de Acesso à Informação e ao Código de Ética Médica, não detalhará casos isolados e não divulgará informações de caráter particular, visto que a exposição irresponsável pode gerar diversos conflitos para os envolvidos.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Teka Almeida | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 16h55
    2
    0

    Infelizmente o Adauto Botelho não é um local popular, então não vai dar ibope prá Mauro MENTE governo FAKE NEWS. Em casa de ferreiro espeto é de pau, se o local fosse municipal ai ele ia se meter para sair como heroi... Mas no final das contas vamos aguardar e ver o destino do pessoal para ver com que titulo ele vai sair e veremos se terá coragem de olhar as suas mãos para ver que cor elas estão. Oremos.

  • APOLINARIO USKNOV | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 09h32
    12
    2

    HIPOCRITAS! Fecham parques e shoppings e no entanto não fazem DEVER DE CASA. Imaginem em um único lugar essa quantidade de infectados. Que prevenção foi feita?

  • . | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 08h18
    9
    3

    Lugar horroroso. Parece as fotos do Carandiru. Isso é um ninho mesmo... de pavor. Coitados dos pacientes e servidores dessa masmorra.

  • Pablo Moura | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 08h15
    8
    2

    Chamar o Hospital Adalto Botelho de "Ninho da Epidemia" é preconceituoso e descabido, uma vez que poderia ocorrer a contaminação em qualquer lugar. É importante aos jornalista buscarem o politicamente correto quando se referirem a grupos que sofrem preconceito, como é o caso dos pacientes psiquiátricos.

  • SUS | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 07h28
    20
    0

    GOVERNADOR TRATE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE FORMA DIFERENCIADA DAS DEMAIS CARREIRAS. ENQUANTO OS DEMAIS SERVIDORES ESTÃO TRABALHANDO HOME OFFICE OU DAS 07:30 AS 13:30"NADA CONTRA" ESTAMOS NA LINHA DE FRENTE NO COMBATE A PANDEMIA DA 07:00 ÀS 19:00H TANTO OS PROFISSIONAIS DA PONTA QUANDO OS DA ÁREA ADMINISTRATIVA QUE NÃO PODEM DEIXAR O ESTADO DE MATO GROSSO PARAR OU ATÉ MESMO DESAMPARAR O CIDADÃO MATO GROSSENSE NESTE MOMENTO TÃO DIFÍCIL. PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

"Cenário apocalíptico" e respiradores

z� do patio 400 curtinha   Um mês depois do escândalo sobre a compra e pagamento de quase R$ 4 milhões por 22 respiradores falsificados, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, tomou duas decisões, mas nenhuma delas no sentido de investigar eventuais falhas de servidor da...

Binotti, a popularidade e a oposição

luiz binotti 400 curtinha   O grupo político do hoje vice-governador Otaviano Pivetta, que comandou Lucas do Rio Verde por mais de duas décadas, terá dificuldades para reconquistar o comando local no pleito deste ano. O pré-candidato Marino Franz, que foi vice de Pivetta e depois prefeito, será o...

Um mês no Senado e com um projeto

carlos favaro 400 curtinha   Em um mês como senador, Carlos Fávaro (foto), oficialmente com 12 assessores, por enquanto, fez dois pronunciamentos da tribuna, não atua na relatoria de nenhuma propositura e apresentou um projeto, justamente o que pede socorro financeiro a um dos setores do agronegócio, o algodoeiro. Na...

Desagregador luta pra retornar à Ager

fabio calmon 400   Fábio Calmon (foto), que foi adjunto da Sinfra no Governo Taques e depois nomeado presidente da Ager-MT, não desiste da Agência, mesmo sabendo que ali se tornou uma pessoa non grata por uma série de situações. Foi carimbado de incompetente, burocrata, arrogante e desagregador. O governador...

Oportunismo e na defesa de Bolsonaro

niuan ribeiro curtinha 400   Niuan Ribeiro (foto), presidente do Podemos em MT, agora virou defensor do Governo Bolsonaro. Eis o que o vice-prefeito de Cuiabá escreveu no Instagram, em postagem acompanhada de sua foto, sobre o conteúdo da reunião ministerial de 22 de abril que expôs várias faces do governo. "Apesar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.