Coronavírus

Domingo, 05 de Abril de 2020, 11h:45 | Atualizado: 06/04/2020, 07h:30

CORONAVÍRUS

A partir de segunda, trabalhadores terão de mostrar crachá nos ônibus de Cuiabá

Rodinei Crescêncio

idosos e gr�vidas transporte

Prefeitura dará início a medidas de restrição no transporte coletivo, que deverá priorizar a circulação de trabalhadore de serviços essenciais

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) irá implementar um plano de ação do transporte público para cumprimento das medidas que enfocam o isolamento social, principal estratégia para evitar a propagação e disseminação do novo Coronavírus. A pasta segue o Decreto 7.868/2020, do dia 4 de abril.

Funcionários dos serviços de saúde e outros tidos como essenciais deverão apresentar comprovante do vínculo empregatício para entrar na parte da frota que será reservado a eles. A comprovação pode ser feita por meio do crachá, da carteira de trabalho e outros documentos.

Inicialmente serão criadas cinco linhas, que atenderão todas as regiões (norte, sul, leste e oeste), que poderão ser dimensionadas, expandidas ou racionalizadas, de acordo com a oferta e demanda. O decreto determina que 10% da frota seja destinada, exclusivamente, a servidores e funcionários da área da saúde, e 20% para os demais trabalhadores dos serviços essenciais. A medida entra em vigor na segunda (6) e terá validade até 10 de maio.

“Vivenciamos um momento de insegurança, com a projeção do pico de disseminação para o período de 10 de abril a 10 de maio, e por isso medidas drásticas são tão necessárias. Eu peço que a população nos ajude, que tenha a compreensão de que é preciso um trabalho em conjunto. Cada cidadão deve fazer sua parte”, pediu o prefeito Emanuel Pinheiro.

Pelo plano elaborado, os  veículos dos servidores da saúde exclusivos sairão de diferentes regiões da cidade (pedra 90, Tijucal, Terminal do CPA via Av. Rubens de Mendonça, Terminal do CPA via Av. Dante de Oliveira , Parque Cuiabá) com itinerários exclusivos em direção a praça Maria Taquara, local onde será realizado o transbordo para as regiões de destino.

Os demais veículos para o atendimento dos serviços essenciais, serão compostos pelas linhas regulares, com horários e intervalos intermitentes, respeitando o limite de 20% da frota, conforme estabelece o decreto. Os demais trabalhadores, atuantes nas áreas essenciais, também deverão apresentar funcional, carteira de trabalho ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício.

De acordo com o secretário titular da pasta, Antenor Figueiredo, a  recomendação de diminuição de circulação de pessoas é uma medida extrema, porém essencial para a proteção social.

Ele explica ainda que no local do transbordo, os agentes estarão orientando e fiscalizando, cobrando identificação funcional ou carteira de classe que comprove o seu vínculo empregatício com as respectivas unidades de saúde.

Os veículos empregados serão os regulares do transporte municipal, que serão fornecidos pelas empresas do transporte coletivo das respectivas regiões de atendimento, e terão no seu painel de informação, o seu itinerário e os dizeres “servidores da saúde”, que deverão apresentar o crachá ou algo que o identifique como servidor das unidades de atendimentos.

Os veículos, além do motorista, contarão com o apoio e escolta da Semob, que garantirá o acesso apenas desses servidores.

Os horários de atendimento serão sincronizados com a entrada e a saída desses profissionais de suas unidades de atendimento. Os servidores deverão usar, para acesso, o cartão transporte regular.

Os dados de carregamento de passageiros serão monitorados pela Semob, que poderá, de acordo com a necessidade, aumentar a quantidade de veículos necessária ao atendimento.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Jaque | Sábado, 09 de Maio de 2020, 09h57
    0
    0

    Gente como assim?? E as pessoas que precisam ir ao banco,ou no supermercado???? Eu moro na zona rural, nem mercado tem perto da minha casa,isso qr dizer que os ônibus não vão parar pra mim???

  • Ralf | Segunda-Feira, 06 de Abril de 2020, 09h15
    2
    2

    Quarentena é fácil para quem tem condições de ser servido, e os que servem? ( Frentistas, funcionários de supermercados, farmácia, caminhoneiros, motoboys e etc.) esses são imortais ? Ficar em casa bebendo e comendo enquanto outros trabalham pra manter os especialistas de saúde da internet em casa, ai é fácil a quarentena ne.

  • O cara | Domingo, 05 de Abril de 2020, 21h34
    4
    1

    Nosso prefeito quer mais fama que o próprio corona vírus. Tem que prorrogar o IPTU ISSO SIM.

  • Jenifer | Domingo, 05 de Abril de 2020, 20h35
    0
    1

    Quem trabalha na area de construção civil tera onibus também sera

  • Antonio Siqueira | Domingo, 05 de Abril de 2020, 20h15
    1
    5

    Kkk sou autônomo,vamos ver quem vai me impedi, Prevejo muitas mortes

  • deize | Domingo, 05 de Abril de 2020, 15h29
    5
    0

    nem todos mora no CPA e COXIPO eu moro no Flamboyant e como vou para o antigo pronto socorro se e la a referencia ? E os outros que mora no Santa Amália, JD. Araça,Santa Isabel e Canachue nos vamos ter que ir como de a pé ou a prefeitura vai pagar a gasolina de nossos carros

Nome reserva e vulnerável para IFMT

adriano 400 curtinha   O grupo do reitor Willian de Paula deve consolidar como candidato ao comando do Instituto Federal de Mato Grosso o professor Julio Santos, diretor do Campus de Alta Floresta. A eleição acontece em novembro. Mas há um candidato reserva da cúpula situacionista. Trata-se de Adriano Breunig (foto), que...

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

"Cenário apocalíptico" e respiradores

z� do patio 400 curtinha   Um mês depois do escândalo sobre a compra e pagamento de quase R$ 4 milhões por 22 respiradores falsificados, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, tomou duas decisões, mas nenhuma delas no sentido de investigar eventuais falhas de servidor da...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.