Coronavírus

Quarta-Feira, 01 de Abril de 2020, 18h:44 | Atualizado: 01/04/2020, 19h:59

SETORES DE RISCO

Apesar decreto estadual, as prefeituras poderão definir regras do que funcionar

Divulgação

Imagem coronav�rus - v�rus

A confirmação de transmissão local, quando o paciente é infectado pelo novo coronavírus sem ter saído do país, através de uma pessoa com a Covid-19, e comunitária, quando não é mais possível rastrear a origem da infecção, autoriza os prefeitos dos municípios de Mato Grosso a tomarem novas medidas de regionais para prevenção do avanço do vírus, conforme o secretario estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

Gilberto conversou com a imprensa através de coletiva transmitida ao vivo pelas redes sociais na tarde de hoje (1º). De acordo com ele, o decreto municipal sobre as medidas acerca do enfrentamento do novo coronavírus prevê que ele deve avaliar o registro de suspeitas e confirmações da Covid-19 nas cidades e notificar os prefeitos. 

Conforme nota técnica divulgada pela secretaria estadual de Saúde (SES), cinco municípios de Mato Grosso já possuem registro oficial de transmissão local e comunitária. Em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, que tem duas confirmações, e Rondonópolis, com cinco, a transmissão já é local. 

Em Cuiabá, que soma 19 pacientes com a Covid-19, Nova Monte de Verde e Tangará da Serra, que possuem um, a transmissão é considerada como comunitária.

Leitos

Sobre a obra de ampliação de novos leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, Gilberto explicou que a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em até 20 dias. 

No total, a unidade terá 613 leitos, sendo 100 de UTI e 513 de enfermaria, para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus. Gilberto ainda voltou a se recusar a fazer projeções sobre o cenário do vírus em Mato Grosso. 

Questionado sobre um estudo divulgado em plataforma científica assinado por especialistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e pelo secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, que alerta para o colapso do SUS ainda no início deste mês, Gilberto respondeu que não lê tais projeções. 

"Nem li, não sei qual a projeção feita por Harvard, estou centrado e focado em buscar soluções para atender os pacientes que deverão vir. Se ficar lendo todos os estudos que são publicados, consumo o dia fazendo isso, vou ficar só apavorado e não vou ter resolutividade no que é prioridade. Tem bastante gente na nossa equipe para ler essas experiências de 'futorologia', mas isso não resolve meu problema", afirmou. 

Internação de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave 

De acordo com o secretário, todos os pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, que pode ter como diagnóstico a Covid-19, serão internados. Portanto, a demora no resultado que comprova a infecção pelo novo coronavírus não deve prejudicar a saúde da população. 

Ele explicou que todos serão internados e, caso testem positivo para a doença, serão transferidos para uma área de isolamento. "O atraso é ruim, seria ótimo que tivéssemos algum teste imediato, mas ele não existe. O exame que é o mais importante de todos demora, aproximadamente 24 horas. O teste rápido precisa ser feito após sete dias após a manifestação dos sintomas. E nós não teremos esse tempo". 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.