Coronavírus

Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 15h:50 | Atualizado: 27/03/2020, 13h:47

Sinop

CDL e bolsonaristas pressionam prefeita, que deve liberar comércio - vídeo e ofício

A CDL e Bolsonaristas usam discurso do presidente Jair Bolsonaro para conseguir a reabertura do comércio em Sinop. A tendência é que a prefeita Rosana Martinelli (PL) passe a seguir as determinações previstas em decreto editado hoje pelo governador Mauro Mendes. Nele, é autorizado o funcionamento de empresas, desde que sigam algumas restrições - leia mais aqui.

A pressão começou depois que Bolsonaro, em pronunciamento nacional na terça (24), pediu o retorno das pessoas ao trabalho. Nele, chegou a comparar o Covid-19 a uma gripezinha.

Na manhã de hoje (26), o bolsonarista Marcelo Stachin liderou um pequeno e barulhento protesto na frente da Prefeitura de Sinop. Lá, pediu a abertura do  comércio e também a retomada das aulas.

A CDL, por sua vez, encaminhou ofício no qual menciona a fala de Bolsonaro e também pede a abertura das empresas. “Na ânsia de colaborarmos com o combate ao coronavírus e sua propagação e cientes de que este é um esforço de todos para superarmos esta crise, os empresários de Sinop comprometem-se a trabalhar de forma diferenciada neste período de pandemia”, diz trecho.

Os comerciantes se comprometem a usar luvas, fazer a assepsia correta, priorizar os atendimentos delivery e atender um número limitado de clientes por vez.

PageFlips: Ofício da CDL de Sinop

Rosana ainda não se pronunciou oficialmente, mas deve adotar as medidas previstas no decreto do Executivo, que autoriza, entre outras coisas, o funcionamento de empresas, mas veta abetura de parques e mantém o isolamento social para idosos e pessoas do grupo de risco.

Nele, Mauro prevê ainda que os municípios devem seguir as regras de forma "padrão" ou apresentar estudos caso queiram discordar.

Por enquanto, Sinop não registra nenhum caso confirmado da doença. Há, entretanto, 29 suspeitos, conforme último balanço divulgado pela secretaria estadual de Saúde.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

Prefeito já teve 2 aliados executados

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de terceiro mandato Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, já teve dois assessores próximos e de extrema confiança assassinados. Em setembro de 2012, João César Domingos, que era muito próximo de Pátio, havia atuado no Instituto de Pesquisa e...

Pascoal entre preferidos para o TCE

pascoal santullo 400   Assim como a Assembleia, que tem vários deputados de olho no cargo vitalício no TCE, o Palácio Paiaguás vai brigar pelo direito à indicação à cadeira de conselheiro, caso seja homologado e autorizado o pedido de aposentadoria já feito por Waldir Teis, que...

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.