Coronavírus

Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 07h:30 | Atualizado: 06/08/2020, 17h:39

COVID-19

Com sequelas, ex-vereador que ficou 16 dias na UTI comemora: 1º dia sem dor

deucimar

Em publicação nas redes sociais, a mulher do ex-vereador Deucimar, Flávia Mesquita, comemou que pela primeira vez, em 46 dias, ele não havia sentido as dores das sequelas deixadas pela Covid-19. Deucimar ficou 26 dias internado, 16 deles na UTI e, apesar de ter tido 50% do pulmão comprometido, pediu aos médicos para que não fosse entubado. Ele perdeu mais de 20 kg e, após mais de 60 dias da contaminação, ainda sente dores. 

Ao , o ex-vereador, de 56 anos, afirma que sobreviveu "por um milagre". Deucimar conta que a Covid-19 evoluiu de forma extremamente rápida e agressiva no organismo dele. Após três dias de sintomas, ele já tinha 25% do pulmão comprometido. 

Ele lembra que no terceiro dia também perdeu o olfato e o paladar. Deucimar, que tem diabetes e hipertensão, fatores que o incluem no grupo de risco da doença, define a sensação de falta de ar como tentar respirar debaixo d'água enquanto se afoga. 

"Cheguei em uma situação que não tinha mais força, o respirador é o que está salvando muitas pessoas, mas têm poucos nos hospitais. Fiquei na UTI mas pedi muito aos médicos para que não fosse entubado, preferia a morte a passar por aquele sofrimento. É um desespero. Como a saturação não subia, chegou em um ponto que queriam me entubar", relata. 

Deucimar lembra que, no quarto dia de UTI, ele começou a recuperar a saturação pulmonar. O ex-vereador conta que, no segundo dia de internação, chegou a pensar que não saíria com vida do hospital. Atualmente, ele ainda passa por tratamento em casa e precisa usar um cilindro de oxigênio. 

Cerca de 90% do olfato e do paladar também já foram recuperados. "Continua difícil, ontem consegui andar 300 metros, mas fiquei muito cansado, a saturação diminui muito rápido. Estou fazendo fisioterapia. Minha esposa comemorou porque foi um dia que não senti mais aquelas dores, mas ainda estou na luta. Já dura mais de 60 dias". 

Enquanto estava internado, Deucimar presenciou a dura rotina dos hospitais e profissionais de saúde. Ele ressalta a dedicação da equipe médica. "Você vê que eles já estão cansados, que também estão com medo de serem infectados, mas estão ali cuidando das pessoas, sorrindo". 

Durante a internação, entre aplicações de insulina e remédios para conter o avanço da Covid-19 no organismo dele, o ex-vereador conta que chegou a contar quantas vezes precisou de injeções. "Foram 478 picadas, olhava meu corpo e estava todo marcado". 

Quando deu entrada no hospital São Mateus, em Cuiabá, todas as UTIs já estavam ocupadas e, no segundo dia de espera, Deucimar conseguiu vaga em um dos leitos da unidade. De acordo com ele, não fosse o "milagre" poderia ter morrido. 

"Meu conselho é para que as pessoas continuem usando máscara, fazendo a higienização de forma correta e se cuidando. É um doença que, caso tivesse um pior inimigo, não desejaria nem para ele. Peço a Deus para que ninguém mais precise passar por isso", desabafa.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • araqueto | Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 11h22
    11
    0

    Pois é, foi um péssimo político. Em vez de trabalhar por uma saúde pública de mais qualidade à população, só brigou por interesses próprios. Agora, sentiu na pele, ou seja no pulmão, o que é ficar agonizando na fila de espera ou nos corredores dos hospitais para receber tratamento hospitalar e médico.

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

Regiões e representantes na disputa

nilson leitao curtinha   A maior parte das regiões está bem representada em relação aos cabeças de chapa que disputarão vaga no Senado. Pelo Nortão e Médio-Norte, encaram às urnas o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (foto) e o senador tampão Carlos Fávaro (PSD). Na...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.