Coronavírus

Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 10h:40 | Atualizado: 02/04/2020, 10h:52

TERAPIA GRATUITA

Psicóloga dá 7 dicas para não "pirar" no isolamento: "logo vai passar" saiba mais

psic�loga sara

Isolamento social, imposto pelo coronavírus, já dura mais de uma semana para boa parte das pessoas, não tem data certa para encerrar e começa a incomodar.

Psicóloga especialista em relacionamento entre pais e filhos, Sara Nasser, de Cuiabá, afirma que, em período de reclusão para evitar a Covid-19, as palavras-chave são auto-regulação, regras, paciência, criatividade e maturidade.

Acostumadas à "vida lá fora", crianças e adolescentes, principalmente, podem ser afetadas por doenças emocionais, como a depressão, que vai além do tédio. Longe dos amigos, escola e brincadeiras a céu aberto.

Adultos tendem a entrar em atritos, brigas, na opinião dela, impróprias para este momento.

O que fazer para não "pirar"? O que dizer aos filhos, principalmente os pequenos, sobre a pandemia? Como manter a saúde mental?

Dica 1 - Explicar o que está acontecendo para que todos da casa fiquem cientes da situação, crianças e adultos

"Uma coisa que é muito importante é explicar o que está acontecendo, o motivo de todo mundo estar em casa, e não é de férias. Reforçar a seriedade da situação".

Dica 2 - Manter uma rotina mais flexível que o normal, porém bem definida e aprovada por todos

"Todos devem manter atividades, até para não caírem em total tédio. Por isso, é seguir rotina pré-determinada, lembrando que algumas regras não devem ser negociadas, porque estamos em um momento difícil para todos, todos queremos sair de casa, então é importante ter agenda de funções. Não deixar a criança ficar sem fazer nada dia todo".

Dica 3 -  Separar espaço de trabalho (home office) dos demais espaços

"Mesmo em casas pequenas, é importante delimitar local laboral e o de outras atividades". Na hora do trabalho, a criança, por exemplo, deve respeitar esse limite e ser orientada a esperar a hora da brincadeira."

Dica 4 - Espairecer como for possível

"Tire uma hora para espairecer, sair sem risco. Correr, caminhar, mantendo a distância de outras pessoas, preferencialmente em horários alternativos, tomar as precauções antes de sair e quando voltar. Andar de carro, sem ninguém descer, com vidros fechados, fazer outras atividades recreativas em casa".

Dica 5 - Aproveitar o tempo livre com os filhos e outros familiares

"Agora mais do que nunca todos estão em casa, dentro da mesma rotina, ótimo para aproveitar realmente esses momentos de qualidade com os filhos, perceber o quanto é importante estarem juntos, colorir, brincar, tirar 1 hora todos os dias com eles, olhando para eles, não para que sosseguem e te deixem em paz, mas para compartilhar presença real, física, de espírito, de consciência e amor. Quando você dá o momento de qualidade, os filhos não vão ficar tão sedentos, agitados, porque já têm você naquele tempo específico". 

Dica 6 - Evitar brigas e desentendimentos

"Não é hora de brigas, não trazer o tempo todo as questões para o pessoal, respirtar, entender que não está bom para ninguém, ter maturidade de conversar mais tarde, isso vale para filhos e o marido, por exemplo".

Dia 7 - Seja criativo

"Pensar em formas de ir driblando o tédio, que é normal de sentir nessa situação. Uma emoção que faz parte. Afinal de contas, estamos enjoados de fazer as mesmas coisas limitadas pelo isolamento. Se 10 dias é difícil, imagina 30. É entediante mesmo, mas precisamos olhar para o tédio tentando lidar com ele, como fazemos com as demais emoções, alegria, tristeza, medo, raiva, por exemplo. Daí vem a necessidade da criatividade: fazer brincadeiras diferentes, aprender coisas diferentes, perguntar a outras pessoas o que estão fazendo. Lembrando sempre que isso é passageiro, não vai ser para sempre assim."

Veja sugestões nesta cartilha

 

PageFlips: Cartilha

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Jassanan | Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 16h00
    0
    0

    Parabéns Sara pelas dicas .

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

2 deputados empurrados pra oposição

allan kardec 400   Por causa da bandeira que têm carregado de defensores dos servidores públicos, dois deputados do núcleo do governo começam a caminhar para oposição. Um deles é o pedetista Allan Kardec (foto) que, de tanto ser pressionado pelas chamadas bases para reagir contra a PEC da...

Elogios à gestão proba Mauro Mendes

marcelo oliveira 400 curtinha   O secretário de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura e Logística), Marcelo de Oliveira (foto), fez questão de destacar nesta quarta, em entrevista ao vivo ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que o governador Mauro Mendes tem se empenhado ao máximo para fazer uma boa gestão,...

2 frentes do MDB e apostas em Cuiabá

gustavo padilha 400 curtinha   O MDB vive uma situação curiosa em Cuiabá. Embora no comando da prefeitura, com Emanuel Pinheiro, o partido só conseguiu reconquistar cadeira na Câmara há três meses, com a filiação de Juca do Guaraná, aproveitando a janela partidária. Em 2016,...

Opositores ganham força em Barra

adilson gon�alves 400 curtinha   Grupos de oposição estão ganhando "musculatura" em Barra do Garças, numa expectativa otimista de derrotar o candidato apoiado pelo prefeito Beto Farias (MDB), o atual vice Wellington Marcos, que está filiado ao DEM. Wellington é considerado nome "pesado"...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.