Coronavírus

Sexta-Feira, 24 de Abril de 2020, 17h:06 | Atualizado: 25/04/2020, 17h:53

NOVO DECRETO

Prefeitura de VG define reabertura do comércio, shopping e 100% do transporte

Assessoria

Lucimar Campos

A prefeita de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, Lucimar Campos (DEM) assina novo decreto flexibilizando normas devido ao coronavírus

A prefeita de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, Lucimar Campos (DEM) determinou a retomada do comércio, incluindo funcionamento de shopping, na tarde de hoje (24), em novo decreto sobre as medidas de enfrentamento a pandemia causada pelo novo coronavírus no município. Os servidores públicos ainda deverão voltar a trabalhar em jornada integral em 11 de maio.  

De acordo com o decreto, os estabelecimentos deverão obedecer as regras de distância mínima de 1,5 metros entre cada pessoa, higienização rigorosa e atendimento limitado dos clientes. Lucimar ainda determinou a abertura de academias e cinemas em 4 de maio, mediante lotação máxima de 1/3 da capacidade. 

Os estabelecimentos comerciais, varejistas, atacadistas e shopping deverão funcionar com 50% da lotação máxima, enquanto restaurantes e outros locais do setor alimentício deverão atender apenas 30% da capacidade total. 

Retomada das aulas

As aulas no município devem ser retomadas em 5 de maio, mediante a nova avaliação da situação dos casos da Covid-19. O decreto ainda reforça que caso as atividades escolares retornem na data, não haverá férias no meio do ano e, para reposiação das horas perdidas, os alunos deverão estudar até dezembro. 

As atividades de prestação de serviço em geral, incluindo, assessorias e consultorias, também estão autorizadas a retornar. No entanto, os locais que não atendam ao público de forma individual deverão respeitar o atendimento de apenas 50% da capacidade. 

A prefeitura ainda orientou que reuniões presenciais sejam evitadas e a realização de atividades remotas sejam priorizadas. Todos os ramos de atividade econômica, seja qual for sua área de atuação, bem como as instituições bancárias, lotéricas e congêneres, deverão seguir as recomendações dos órgãos de saúde, sob pena de responsabilização. 

Os locais deverão controlar a entrada de pessoas, garantir o distanciamento mínimo, reduzir número de mesas, além de posicioná-las longe uma da outra, determinar o uso de toucas, máscaras e álcool 7%, disponibilização de locais para higienização das mãos e evitar aglomerações. 

Transporte coletivo

Lucimar ainda determinou a retomada total da frota do transporte público a partir de 4 de maio, mediante higienização diária dos ônibus. As atividades religiosas também foram autorizadas na mesma data, contanto que as prerrogativas de segurança sejam respeitadas. 

Os locais devem ainda controlar o acesso de idosos com mais de 60 anos e outros membros do grupo de risco da Covid-19, além de proibição da circulação de pessoas sem máscara. Além das novas decisões, o decreto reforça o poder de polícia de fiscalização e de punição para aqueles que desrespeitarem as regras.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Eli Pinheiro | Sexta-Feira, 01 de Maio de 2020, 15h55
    0
    0

    Porque na fila da caixa econômica federal não cumprem o distanciamento, e o único lugar que não vejo ninguém falar

  • Luciana | Segunda-Feira, 27 de Abril de 2020, 17h08
    0
    0

    Melhor ela rever a volta das aulas porque estamos falando de Vidas inocentes, e se fosse filhos ou neto dela Ela mandaria para a Escola, a Escola podemos recuperar depois mais a vida não

  • Neto | Sábado, 25 de Abril de 2020, 15h47
    1
    1

    quando ocorrer a primeira vítima de covid 19 , a excelentíssima prefeita manda fecha tudo!

  • AMLI | Sexta-Feira, 24 de Abril de 2020, 17h52
    4
    0

    AÍ POPULAÇÃO QUE CADA UM DE NÓS SEJAMOS FISCAIS......PERTO DE MINHA CASA HÁ UM LOCAL DE LANCHES E PODEM ACREDITAR EU NÃO PRETENDO VIRAR A PRÓXIMA VÍTIMA DO COVIT OU AINDA QUALQUER MEMBRO DA MINHA FAMÍLIA. Espero que a guarda municipal cumpra o seu papel quando se liga durante a noite para o 153, pois infelizmente eles dizem que é papel da PM coibir qualquer falta de comprometimento do estabelecimento. Bom seria se a população soubesse qual o real papel da guarda municipal de Várzea Grande.

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.