Coronavírus

Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 18h:28 | Atualizado: 05/06/2020, 19h:02

ENDURECIMENTO

VG reduz horário do comércio, regra para restaurantes e estuda lockdown na cidade

Assessoria

Lucimar Campos

Prefeita Lucimar Campos autorizou mudanças e publicou novo decreto com regras mais rígidas na tarde desta sexta, devido ao agravamento da Covid-19

Com 324 registros de moradores contaminados pelo novo coronavírus e 16 mortes, a Prefeitura de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, publicou um novo decreto na tarde de hoje (5) reduzindo horário de funcionamento do comércio, incluindo shopping. Bares e restaurantes ainda terão consumo no local. Até o momento, o município registra 324 casos da doença e 16 mortes.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos autorizou as novas mudanças e estudos para um eventual lockdown, que seria o fechamento de todas as atividades consideradas não essenciais, caso necessário. 

“Muitos apontam que nós flexibilizamos o funcionamento geral sem regras, o que não é verdade, tanto que tenho em minhas mãos todos os decretos emitidos e neles sempre houve limitações no número de pessoas que pudessem ser atendidas, como em número de funcionários reduzidos, portanto, o Poder Público Municipal está cumprindo com seu papel, mas necessitamos que a população nos ajude a combater essa pandemia”, explicou a prefeita.

No documento, a prefeita do município, Lucimar Sacre (DEM), considerou a desativação, redução e adequação de leitos de UTI e enfermaria em hospitais de Mato Grosso, além da alta demanta de internações em UTIs nos últimos três dias. 

Com a mudança, estabelecimentos comerciais, varejistas e atacadistas poderão funcionar com 50% da capacidade máxima de lotação, das 8h às 18h, podendo, após esse horário, fazer entregas ou atuar no sistema "pegue e leve". 

Padariais, feiras, comércio informal ambulante do gênero alimentício, supermercados, pizzarias, bares, lanchonetes, conveniências, distribuidoras de bebidas poderão atender 30% da capacidade máxima de lotação, das 6h às 19h30. Ficando vedado o consumo de no local. 

Restaurantes poderão funcionar, com consumo no local, das 11hàs 14h30 para o almoço e das 17h30 às 19h30 para o jantar. Após esses horários, serão permitidos apenas entregas e "pegue e leve". Os espaços de lazer dentro de estabelecimentos comerciais do gênero alimentício, como espaços de jogos, descanso ou parquinhos, deverão ser lacrados. 

Os cinemas e acadmia ainda poderão funcionar atendendo 1/3 da capacidade máxima de lotação. O shopping poderá manter as atividades com 50% da capacidade, das 10h às 20h. Já as atividades econômicas no "Shopping Popular", funcionarão das 9h às 17h, mediante controle de entrada e saúda de pessoas. 

É proibida a utilização de provadores em estabelecimentos comerciais de qualquer tipo, que deverão permanecer lacrados. 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Neto | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h48
    1
    4

    Várzea Grande é um exemplo de como lidar com essa pandemia . Todo mundo usando máscara e se cuidando . Parabéns a todos de Vg .

  • Pereira | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 20h26
    3
    0

    Moro em VG, aqui é um verdadeiro descaso do poder público municipal com a população, além de relaxar com as medidas de distanciamento, não há fiscalização nos estabelecimentos comerciais nos bairros, Então chego a conclusão que a excelentíssima prefeita e o senador Jaime Campo adotaram a cartilha da morte do Presidente Bozoloíde!!

  • ZÉ BACURI | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 20h00
    3
    0

    EU ACHO QUE A SENHORA PREFEITA DEVE LIBERAR TUDO ABRIR TUDO EM VG. NÃO FOI O QUE A DIGNÍSSIMA FEZ HÁ UM MÊS ATRÁS QUE LIBEROU TODO O COMÉRCIO DESAFIANDO TODOS TÉCNICOS DE SAÚDE AGORA CONSERVA ABERTO O COMERCIO SUA HIPÓCRITA É PREFEITA ELEITA PELOS IDIOTAS DE VG. MAS SEM QUALQUER DOM DE COMANDO. AGORA NÃO DECRETE LOCKDOWN NÃO...VAI TE CATAR PROFEITA..

"Eu não devo um centavo para Júlio"

sergio rezende 680   O empresário e ex-vereador de Chapada dos Guimarães, Sergio Rezende (foto), que foi "enquadrado" pelo cacique político do DEM, Júlio Campos, reagiu, mas sem as críticas duas de antes contra o ex-governador. Irritado pelos ataques feitos por Rezende em um grupo de WhatsApp, Julio gravou um...

Ex-vereador do DEM recua da disputa

ivan evangelista 400 curtinha   O pecuarista e ex-vereador Ivan Evangelista (foto) vai mesmo jogar a tolha. Apontado como uma das apostas do DEM na briga por vaga no Legislativo cuiabano, Ivan não se empolgou, notou dificuldades para se obter êxito nas urnas e vai comunicar a direção do partido de sua desistência da...

Gestão Tatá sob várias irregularidades

tata amaral 400 curtinha   A gestão Tatá Amaral (foto), em Poconé, está sendo marcada por uma série de irregularidades. Uma denúncia feita junto ao TCE pelo auditor público interno municipal, Ademar Vivan Júnior, foi confirmada. Descobriu-se, por exemplo, contratação...

Ucamb é multada por irregularidades

edio 400 curtinha   Numa sessão realizada por videoconferência, o TCE puniu o líder comunitário Édio Martins de Souza (foto) por irregularidades num convênio de 2009 com o Estado. Na época, Édio presidia a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb)....

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.