Coronavírus
Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 16h:02 | Atualizado: 19/01/2021, 16h:58
Cuiabá recebe 8.027 doses da CoronaVac e imunização tem início nesta quarta - fotos
Douglas Santos
Ao todo, 8.027 doses da vacina CoronaVac chegaram a Cuiabá na tarde desta terça (19). Os imunizantes são referentes à primeira fase de vacinação contra a Covid-19, que irão contemplar trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra o vírus e idosos acima de 60 anos institucionalizados, ou seja asilados ou abrigados. A campanha de vacinação em Cuiabá começa nesta quarta (20), mas a quantidade de vacinas disponíveis até o momento dará apenas para a primeira dose do imunizante. Até então, não foi divulgada a data certa da chegada do novo lote das vacinas que serão aplicadas na segunda aplicação. A informação foi divulgada por meio de nota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Luiz Alves/Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que recebeu, na tarde desta terça (19), quatro caixas com 8.027 doses da vacina CoronaVac contra a Covid
Conforme a SMS, a previsão é de que a mesma quantidade de doses seja entregue em cerca de 10 dias pela Secretaria de Estado de Saúde ao Município para concluir o processo de imunização do público-alvo, uma vez que a vacina, para surtir efeito, necessita de duas aplicações com intervalo de 14 a 28 dias.
Ainda segundo a secretaria, inicialmente, as doses serão armazenadas na Vigilância Epidemiológica do Município para depois serem transportadas para o Centro de Eventos do Pantanal, onde funcionará o polo central de vacinação, a partir de amanhã.
Com relação às doses destinadas aos povos indígenas, a SMS afirmou que foram enviadas 60 mil doses para Mato Grosso, que as destinou para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), sendo este o órgão responsável pela imunização dessa parcela da população.
Prioridades
Conforme o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra o coronavírus no município. Na primeira fase da campanha, os primeiros a vacinar contra Covid-19, em Cuiabá, serão trabalhadores de saúde, idosos (acima de 60 anos) e indígenas com mais de 18 anos. Em seguida, na segunda fase, serão outras 44.830.716 doses ainda para idosos de 60 a 74 anos.
Na terceira fase, serão 12.661.192 doses disponibilizadas para quem têm comorbidades como diabetes mellitus, hipertensão, doenças pulmonares, cardiovasculares ou renais, quando professores de nível básico ao superior, profissionais de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional serão imunizados na quarta fase. Ao todo, a prefeitura organizou 8 grupos prioritários para receber o imunizante.
Primeiros vacinados em MT
Dois enfermeiros, da linha de frente contra a Covid-19, foram os primeiros vacinados em Mato Grosso, nessa segunda (18), abrindo a campanha de imunização, tão esperada. Além deles, outros nove profissionais de saúde também foram imunizados durante solenidade no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Março de 2021
-
Coronavírus / LUTO NA COMUNICAÇÃO
Após 3 dias hospitalizada, morre jornalista reinfectada pela Covid; 5ª da imprensa
-
Coronavírus / CONTRA COVID
Havan de VG desobedece ao decreto, abre à tarde e acaba autuada por fiscais- veja
-
Coronavírus / CRÍTICO DA VACINA
Quadro da Covid-19 se agrava e Sílvio Fávero é transferido para UTI em Cuiabá
-
Coronavírus / NO LIMITE
Ocupação de UTIs chega a 99,58% e rede SUS de Mato Grosso já está em colapso
-
Coronavírus / TOQUE DE RECOLHER
Não aceitaremos desordem, alerta MPE a prefeitos que descumprirem o decreto