Coronavírus

Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 09h:03 | Atualizado: 26/03/2020, 14h:11

TRATAMENTO DE DOENTES

Deputado de MT projeta mínimo de 230 leitos de UTI para tratar Covid-19 - veja

Rodinei Crescêncio

L�dio Cabral

O deputado Lúdio Cabral, em entrevista exclusiva ao Rdnews, em seu gabinete, no fim de 2019; ele fez projeção para o número de leitos para MT

O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) calculou diferentes cenários da epidemia da Covid-19 em Mato Grosso para projetar o número de leitos que serão necessários para tratar os pacientes. Lúdio alerta que o isolamento social é a medida mais eficaz para conter o avanço do coronavírus ainda no início da epidemia. Quanto mais rápida for a propagação do vírus, maior será a necessidade de vagas nos hospitais.

“Depois do pronunciamento no mínimo desastroso do presidente, é muito importante reforçar as recomendações das autoridades sanitárias: diminuir a circulação de pessoas para reduzir a velocidade de disseminação do vírus. Quanto mais espaçada for a duração da epidemia, quanto mais achatada for a curva da epidemia, menor será a sobrecarga no sistema de saúde. O melhor mecanismo que temos para isso hoje é o isolamento social”, explicou.

Lúdio, que atua há mais de 20 anos na saúde coletiva e no tratamento de doenças nas populações, fez as projeções com base na população de Mato Grosso e no avanço do coronavírus em outros países. Ele considerou que cerca de 15% dos infectados precisariam de internação em leitos gerais e 5% em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com um tempo médio de permanência de 7 dias nos leitos gerais e 12 dias na UTI.

Pelos cálculos, se 1% da população mato-grossense for infectada pelo coronavírus, ou seja, 34.845 pessoas, 5.227 devem ser internadas e 1.742 devem precisar de leitos de UTI. Se isso acontecer num período de três meses, Mato Grosso precisará de 407 leitos gerais e 232 leitos de UTI. Se a epidemia avançar mais lentamente, ao longo de seis meses, por exemplo, a quantidade de leitos necessários será reduzida pela metade, com necessidade de 203 leitos gerais e 116 leitos de UTI.

Num cenário extremo, em que 5% da população do estado, ou seja, 174.223 pessoas sejam infectadas, 26.133 precisarão ser internadas, sendo 8.711 na UTI. Se essa disseminação acontecer num intervalo de três meses, serão necessários 2.033 leitos gerais e 1.161 leitos de UTI. Se o intervalo for de seis meses, a necessidade será de 1.016 leitos gerais e 581 leitos de UTI.

Nesta quarta (25), Lúdio enviou ofício ao governador pedindo informações sobre as projeções do governo para a quantia necessária de leitos hospitalares gerais, de leitos de UTI e de respiradores mecânicos. O deputado questionou ainda quantos leitos já estão disponíveis no Estado e quantos serão abertos para o tratamento da Covid-19, bem como a distribuição desses leitos pelas unidades de saúde dos 141 municípios e qual o cronograma de entrega dos novos leitos.

Lúdio alertou ainda para a falta de proteção aos profissionais da saúde, que lidam diretamente com pessoas infectadas pelo coronavírus. “O vírus já está circulando entre nós. Os equipamentos de proteção individual (EPI) ainda não chegaram e os trabalhadores da saúde estão expostos ao risco de serem infectados”, observou.

PageFlips: Simulações de cenários Covid MT

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • naldo | Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 20h02
    0
    0

    RD, por favor, censure os comentários desse idiota, imbecil e mau-caráter do Jedae. O cara só sba disseminar ódio e isto nada contribui para a sociedade.

  • Jedae | Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 15h46
    0
    1

    A parte central de Cuiabá, esta um verdadeiro zumbi dead. Os viciados em drogados, tomaram conta de tudo. A coisa beira ao caos. Do jeito que os abutres petralhas/comunistas querem que fique. Nosso presidente foi muito feliz e certeiro nas afirmações da ultima terça feira. Assim, fez com que vários traidores mostrassem a face. Quando criança, gostava muito de brincar de pari gatos. No aperto, o mais fraco logo espirrava do banco. Que fique em casa, os fracos, medrosos, petistas, comunistas, e demais raças infames de “istas” - Enfim esses desocupados, que roubam o Brasil, por longos 16 anos. Temer também é do esquema petista. A anta só foi cassada, por que acabou a mesada. Traíras, só são boas fritas!!!!!!!

  • Cidadão preocupado | Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 09h54
    3
    0

    Prognóstico lúcido deste nobre médico-deputado sobre as necessidades hospitalares que a pandemia vai provocar no Estado.

Auditor assume Secretaria de Controle

demilson nogueira 400   O auditor Newton Gomes Evangelista, servidor de carreira, é o novo secretário de Controle Interno da Assembleia. Ele já respondeu também pela Auditoria-Geral da Casa. Newton assumiu a Controladoria Interna no lugar do ex-prefeito de Ponte Branca, Demilson Nogueira (foto), que deixou o posto...

Cuiabá é a unica com tudo fechado

emanuel pinheiro curtinha   A pressão sobre o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) fica agora mais forte para flexibilizar logo o decreto restrito por causa do coronavírus. Ele é o único dos gestores das maiores cidades mato-grossenses que ainda mantém decisão de fechar praticamente tudo na Capital, com...

Deputado põe aliado no lugar do irmão

ronaldo taveira 400 curtinha   Coube ao próprio deputado Wilson Santos indicar um nome para o lugar do irmão Elias Santos, que na última sexta (3) deixou a secretaria de Gestão de Pessoas da Assembleia para concorrer a vereador em Cuiabá. E o ex-prefeito emplacou no cargo que rende R$ 19,9 mil mensais o velho...

Sem alarde, vereador muda de partido

viniciys clovito curtinha   De última hora e sem alarde, o vereador pela Capital Vinicyus Hugueney (foto) resolveu deixar o PP e se filiou ao Solidariedade. Com isso, o PP não se torna o único com a maior bancada. Está com três vereadores, assim como o PV e o PSDB. No SD, Vinicyus vai concorrer internamente com...

Irmão de Thelma na lista dos traidores

ronaldo pimentel 400 curtinha   Na carta aberta assinada por Ricardo Saad, que preside o PSDB cuiabano, ele reclama de dívidas milionárias herdadas de antecessores, inclusive dos R$ 4 milhões de pendências somente do pleito de 2016, e menciona, entre outras coisas, que "(...) há correligionários, que estavam...

A bronca de Saad com Wilson Santos

ricardo saad curtinha 400   O vereador Ricardo Saad (foto), presidente do PSDB da Capital, resolveu disparar a metralhadora verbal contra colegas tucanos. Sobre o ex-prefeito e hoje deputado Wilson Santos, considera que este nada fez para ajudar o partido a se reestruturar, visando as eleições de outubro. Mesmo sendo vice-presidente...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.