Coronavírus

Quinta-Feira, 08 de Abril de 2021, 15h:15 | Atualizado: 08/04/2021, 17h:52

COVID-19

Documentos já apontam a falta de kits intubação em hospital de Cuiabá - veja

michelly alencar 680

Vereadora Michelly Alencar divlgou documentos apontando falta de insumos nas unidades

Aumentam denúncias sobre a falta de kit intubação com medicamentos necessários à sedação de pacientes para serem intubados. Casos em Sinop e Cuiabá foram denunciados por parlamentares que cobram solução.

Em todo país a falta dos medicamentos está levando a cenas de terror dentro de hospitais e, em outros estados como Rondônia, pessoas em estado grave com Covid-19 estão sendo amarradas ao leito para serem intubadas.

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) foi alertado por governadores, incluindo o de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM), da iminência de acabarem os medicamentos e da necessidade de importação, o que ainda não foi solucionado.

Nesta quinta (8), a vereadora de Cuiabá, Michelly Alencar (DEM) publicou documentos em redes sociais onde afirma que faltam sedativos e sonda para alimentação parenteral de pacientes na UTI do Hospital de Referência para Covid-19 de Cuiabá, o antigo Pronto Socorro.

“São 65 itens que estão com o estoque zerado, crítico ou insuficiente. A vereadora também recebeu documentos que mostram pedido de urgência para a aquisição de insumos para as UPAS.

Durante a semana, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) chegou a falar à imprensa que o caso é grave e que faltam os materiais em todo país. Ele ainda autorizou a secretária de Saúde Ozenira Félix a realizar compras emergenciais, caso encontre alguma empresa oferecendo os insumos.

Caso semelhante, pode ter ocorrido em Sinop (500 km de Cuiabá). O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), médico, acredita que a falta de medicamentos para intubar pacientes pode estar relacionada à morte da jovem de 20 anos, Mikaely Sousa, que estava grávida de 8 meses de gestação. Em estado grave pela Covid-19, ela aguardava vaga em UTI e morreu no sábado (3).

Outro lado

Em nota, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria de Saúde, informou que em relação à falta de medicamentos e insumos na rede pública:

1. Em face da pandemia provocada pelo novo coronavirus, alguns ítens, em especial os utilizados para o tratamento e intubação de pacientes com Covid-19, estão escassos. Essa é uma situação que vem sendo verificada em Cuiabá e em outros municípios brasileiros.

2. Cuiabá tem sido procurada por instituições hospitalares particulares locais e unidades de outros municípios do interior do Estado em busca de medicamentos e insumos e, nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde, na medida do possível, tem auxiliado essas instituições e unidades.

3. A fim de suprir as necessidades da rede pública municipal de Saúde, quando algum problema no fornecimento de medicamentos ou insumos é detectado, imediatamente a distribuição é reorganizada para atender as necessidades pontuais das unidades.

4. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reafirma que tem mantido tratativas constantes junto as empresas fornecedoras a fim de evitar a falta desses medicamentos e insumos. Oportuno esclarecer que também sofre com a alta de preços de itens,

5. Em relação à falta de alguns medicamentos detectada nesta quarta-feira (7) no Pronto Socorro, já foi sanada com parte de um carregamento que chegou hoje à unidade.

Veja, abaixo, a documentação:

Galeria de Fotos

Credito:
Credito:
Credito:
Credito:
Credito:
Credito:

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...

Pilha em Jayme pra disputar o Governo

jayme campos 400   Mesmo sabendo que Jayme Campos (foto) não entra em disputa onde percebe dificuldades para vencê-la e militando no mesmo partido de Mauro Mendes, o DEM, algumas lideranças políticas têm instigado o senador a se lançar ao governo estadual. Para tentar convencer Jayme, lançam...

Scheila assume APDM e cita projetos

scheila pedroso 400   Esposa do prefeito sinopense Roberto Dorner, Scheila Pedroso (foto), primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, passa a tocar, pelos próximos dois anos, a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de MT (APDM/MT). Ela promete juntar força com os...