Coronavírus

Segunda-Feira, 30 de Março de 2020, 19h:32 | Atualizado: 31/03/2020, 10h:54

SITUAÇÃO REAL

Enfermeiro é infectado e sindicato aponta falta de itens de proteção em MT - vídeo

Da assessoria

 EPIs V�rzea Grande - coronav�rus - hospital

O primeiro caso de um servidor público da área da saúde infectado pelo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso foi confirmado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma), Oscarlino Alves. Ele ainda chama a atenção para a falta de proteção necessária para estes profissionais e diz que a tendência dessa contaminação, se nada for feito, é crescer.

O enfermeiro com resultado positivo, apesar de não ter a identidade nem a unidade que trabalha revelada, pertence ao grupo de risco por ser hipertenso e ter mais de 60 anos de idade, seu estado é grave.

O presidente Oscarlino Alves chama atenção para falta de equipamentos no Estado para os profissionais que estão lidando diretamente com os enfermos. Em entrevista ao ele afirma que a estrutura do Governo de Mato Grosso é capenga e coloca muitos em risco.

Veja vídeo

"Estou lendo para você um documento do chefe de setor em que o enfermeiro com teste positivo atua, e ele seguiu o procedimento indicando que os colegas de trabalho que tiveram contato com o enfermeiro adotem imediatamente as medidas de segurança", pontua.

O enfermeiro foi para UTI, voltou para o quarto e, depois, retornou à UTI na última semana, onde segue em observação.

Vídeo aos empresários de MT

O sindicato diz já ter cobrado o Governo os equipamentos individuais de EPI, que vão além da máscara 95 e também o "macacão" usado pelos profissionais. "Eles dizem que compraram, mas não chegou, até que chegue os profissionais continuam expostos à contaminação", afirma.

Em trecho de um vídeo de apelo, o presidente do sindicado pede a doação de empresários, inclusive os da área de segurança do trabalho. "Precisamos da doação dos senhores para esses equipamentos que podem estar aí na empresa de vocês, evitando a contaminação pelo coronavírus", diz em trecho.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • ROSALINA L. ALMEIDA | Terça-Feira, 31 de Março de 2020, 09h47
    0
    0

    PENSO QUE É O MOMENTO DE TODOS DAREM AOS MÃOS E QUEM TEM CONDIÇÕES DE CONTRIBUIR, FAÇAM POR FAVOR, VAMOS EVITAR O PIOR.

  • Funcionariocommedodocoronavirus | Segunda-Feira, 30 de Março de 2020, 23h19
    2
    0

    Não tá diferente do Hospital militar que ,não possui Epis se passa mal nem máscara tem para pacientes . Irônico que a Gestora Hospitalar ,vivia falando que não tinha verba pra compra nem álcool em gel ...Da noite pro dia despediu os enfermeiros ,que estão a linha de frente em plena pandemia do coronavírus . E não compra Epis completos pra funcionários ,sindicato baixa lá também .Se manifestarmos serem expulsos juntos com os demais .Verdadeiro descaso com o ser humano .

  • Amadeu Fuik | Segunda-Feira, 30 de Março de 2020, 21h17
    2
    5

    O CARA É DO QUADRO DE RISCO, A PERGUNTA INTELIGENTE, TAVA FAZENDO O QUE NA AREA DE RISCO?

  • Airtão | Segunda-Feira, 30 de Março de 2020, 21h14
    3
    11

    ESSE SERVIDOR É IRRESPONSÁVEL: pertence ao grupo de risco por ser hipertenso e ter mais de 60 anos de idade. SINDICATO, PARA DE BALELA, AJUDA A CONSCIENTIZAR OS SERVIDORES O QUE SÃO QUADRO DE RISCO!

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.