Coronavírus

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 09h:52 | Atualizado: 10/07/2020, 13h:48

CORONAVÍRUS

"Era uma morte anunciada", diz Emanuel à CNN; pacientes do interior lotam as UTIs

Reprodução

Prefeito Emanuel Pinheiro em entrevista à CNN Brasil

O prefeito Emanuel Pinheiro concedeu entrevista à CNN Brasil na manhã desta quinta-feira e citou que cidades do interior continuam abertas

Em entrevista à CNN Brasil, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou nesta sexta (10) que a situação crítica na saúde da Capital por causa da Covid-19 “era uma morte anunciada”. Emanuel citou que a doença vem se interiorizando e Cuiabá recebe os pacientes de outras cidades.

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que a região Centro-Oeste do Brasil é o novo epicentro da Covid-19. Mato Grosso é indicado como o Estado em situação mais delicada.

É injusto querer trancar a população cuiabana em casa e abrir o Estado inteiro. Tenho lutado muito contra isso

Emanuel Pinheiro

"É uma notícia já esperada, principalmente em relação ao Mato Grosso e à interiorização do vírus, que eu já vinha anunciando há muito tempo", declarou ele, que assegurou estar mencionando essas possibilidades há, pelo menos, 45 dias.

Pinheiro ainda acrescentou que não foram preparados leitos de UTI (Unidade de terapia intensiva) para pacientes da doença no interior do Estado e que, por isso, a população tem migrado para a capital em busca de atendimento.

"Com essa desestruturação no interior, o vírus vem interiorizando com força e velocidade muito grandes, principalmente em uma situação já previamente anunciada para o Centro-Oeste brasileiro", completou.

O prefeito ainda disse não ter dúvidas de que essa migração está sobrecarregando o sistema de saúde da Capital. "Tenho muita certeza de que não é muito diferente da rede privada e estadual", afirmou, acrescentando que a prefeitura deve entregar mais leitos de UTI na próxima semana.

Por fim, Pinheiro pediu conscientização para "não sobrecarregar nem demonizar" Cuiabá e criticou decisões focadas em fechar a Capital enquanto liberam cidades do interior do Estado. "É injusto querer trancar a população cuiabana em casa e abrir o Estado inteiro. Tenho lutado muito contra isso", finalizou.

Cuiabá tem quase 7,3 mil casos confirmados e 426 mortes pela Covid-19.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Claudio | Sábado, 11 de Julho de 2020, 00h21
    0
    1

    E pq esse imbecil nao fez mais leitos? Hospital de campanha?

  • Francisco beltrão | Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 19h04
    2
    1

    Quando o cara é demais de cara de pau, nem óleo de peroba serve para dar mais brilho. esse paletó é o prefeito genocida.

  • alexandre | Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 11h05
    4
    2

    Nada fizeram...

  • Juca | Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 10h31
    8
    2

    Junho e Julho são os meses mais frios do estado e os secretários de saúde não sabiam disso? O sistema iria colapsar nesses meses com doenças respiratórias que se agravam todos os anos nesses meses por causa das baixas temperaturas e agora com o Corona e ninguém sabia disso? Relatórios dos anos anteriores ja mostravam isso antes de existir o corona que temos essas doenças respiratórias agravadas nesses meses e nada foi feito. Quanta incompetência.

  • Antonio Joaquim | Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 10h27
    9
    2

    Esperou mais de 100 dias para tomar providencias? As pessoas vão continuar morrendo se não testar a população em massa e começar a trata de forma precoce. Mesmo tendo UTI vago as pessoas já estavam morrendo, não é UTI que vai salvar e sim tratamento precoce. Mas infelizmente por ingerência e incompetência de secretários de saude do estado e municípios de MT as pessoas vão continuar morrendo. HA meses médicos tem relatado que o tratamento precoce tem salvado vidas mas pelo visto esses políticos da saúde e especialista de saude formado na internet só acredita se passar na TV PLIM PLIM e for noticiado pelo Boner. O jornalista Alexandre Garcia fez uma LIVE com vários médicos mostrando que TRATAMENTO PRECOCE SALVA VIDAS, é só ir no youtube e assitir, mas tem gente que não acredita nesses medicos que estão na frente dos hospitais e tratando seus pacientes e mostrando resultados positivos, pois só acreditam no que a TV PLIM PLIM mostra. Enquanto tivermos esta teimosia por parte da classe politica as pessoas vão continuar morrendo pois querem que as pessoas fique em casa sem tratamento e só procure os hospitais quando a doença já se agravou na pessoa. Ou seja essa gente esta mais preocupada em questões financeiras do que salvar vidas pelo visto.

  • pedro | Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 10h12
    9
    1

    estrategia, prefeito governador secretarios de saude, te mque trabalhar unidos, calibrados, larguem de politicagem

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

Sob recall e apoiamento de Bolsonaro

roberto franca 400 curtinha   Mesmo isolado e sem grupo político da época em que foi prefeito por duas vezes, Roberto França (foto), filiado ao nanico Patriota, não desiste da pré-candidatura em Cuiabá. E há um motivo forte que o deixa empolgado. Seu nome vem se consolidando como o segundo nas...

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.