Coronavírus

Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020, 16h:02 | Atualizado: 08/04/2020, 19h:06

SECRETÁRIO REVELA

Familiares de infectados pela Covid-19 no Adauto têm sintomas e estão isolados

Divulgação

Adauto Botelho

Alguns familiares das 17 pessoas, entre servidores e pacientes, infectados pelo novo coronavírus no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III do Hospital Adauto Botelho, em Cuiabá. Conforme o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, todos que tiveram contato com àqueles que testaram positivo para Covid-19, deverão manter o isolamento social, além de serem acompanhados pela Vigilância Epidemiológica do município. 

Gilberto falou sobre o assunto durante entrevista ao MTTV 1ª edição, na manhã de hoje (8). Ele também ressaltou que, caso a população desobedeça a orientação do uso de máscaras, mesmo que artesanais, o Governo Estadual pode investir em medidas mais "enérgicas", como penalização por multa. 

A partir da próxima segunda (13), a utilização das máscaras será necessária para àqueles que precisarem sair de casa, mesmo que para ir em mercados ou farmácias. "Nesse momento o Governo está sensibilizando, usando todas as energias com publicidade nas redes sociais e televisão, além de depoimentos de especializas. Se houver necessidade para fazer isso valer, vamos encaminhar um projeto, quem não usar sofrerá as penalidades". 

Na segunda (6), o Governo confirmou, por meio de nota, que haviam infectados no Caps III. Deles, 13 são servidores e quatro são pacientes. Três deles estão internados em leitos de UTIs no Hospital Jardim Cuiabá e no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, referenciado para atender casos da Covid-19. 

O marido da enfermeira, internada na UTI do antigo pronto socorro, gravou um vídeo afirmando que ele e a filha não haviam sido procurados pelas autoridades de saúde, além de não conseguir ter notícias sobre o estado de saúde da mulher. 

Em quarentena

Na manhã de hoje, Gilberto afirmou que, apesar dela estar internada desde quinta (2), a enfermeira tem quadro de saúde estável. Ele também explicou que há registros de familiares com sintomas e que os mesmos estão em quarentena. 

"Quando isso acontece [do vírus se espalhar em unidades de saúde] bloqueamos o espaço. Só um dos pacientes [atendido pelo Caps III] foi internado, todos os outros têm sintomas leves. Fazemos um rastreamento de quem teve contato e vamos avançando, se existir alguém que fizer o teste positivo, automaticamente entra em quarentena. Aqueles que precisarem serão internados. É o mesmo protocolo usado em qualquer outro caso", explicou. 

Gilberto ainda falou sobre as aglomerações no Centro de Várzea Grande, na região metropolitana, após a prefeita Lucimar Campos (DEM) autorizar a reabertura do comércio e funcionamento da frota de transporte público em 70%. 

"Se dependesse exclusivamente da Saúde, dos secretários estaduais e municipais, queríamos a população em casa. Mas, temos pessoas que precisam trabalhar e já estão passando necessidade. Vejo isso com certa preocupação, porque estamos em um momento muito importante, com a possibilidade de mais casos", avaliou. 

Nas imagens muitas das pessoas apareceram transitando pela cidade sem uso de máscaras. "Não é possivel que as pessoas, assistindo aos videos do que acontece em paises de primeiro mundo, não conseguem entender? Vejo idosos passeando pela cidade sem máscara, entrando em ambientes lotados, isso é desconfortável de ver". 

O secretário ainda falou sobre o aumento dos diagnótisco de pneumonia em Mato Grosso. De acordo com ele, o estado entrará em fase de crescimento dos casos de influenza, pneumonia e dengue. Para a segunda quinzena de abril, quando está previsto o pico de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, Gilberto explicou que o Governo tem preparado leitos para os possívis pacientes. 

Leitos

Segundo ele, o Hospital Estadual Santa Casa possui 30 leitos de UTI e 90 clínicos para pacientes com Covid-19, no entando, o secretário afirmou que a unidade já está lotada. O Hospital Julio Muller, a partir do dia 16 de abri, terá 16 leitos de UTI e "vários" de enfermaria. 

"Hoje já temos mais de 20 leitos clínicos para pacientes Covid-19 disponíveis. No Hospital Metropolitano estamos edificando 180 leitos clínicos e 40 de UTI, chegaremos a 246 leitos clínicos 100% destinados para pessoas com Covid-19", afirmou. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.