Coronavírus
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 22h:09 | Atualizado: 19/01/2021, 08h:28
Governador diz que serão longos meses pela frente ao abrir distribuição de vacinas
Ana Flávia Corrêa e Jacques Gosch
Rodinei Crescêncio

Governador Mauro Mendes na noite desta segunda (18) durante o lançamento oficial da vacinação; doses começam a ser enviadas ao interior nesta terça
Após chegada das vacinas contra o novo coronavírus em Mato Grosso, 126.160 doses começam a ser distribuídas aos 141 municípios do estado nesta terça (19). Conforme já noticiou o , expectativa é que cerca de 60 mil mato-grossenses sejam imunizados neste primeiro momento.
Governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que, apesar de ainda não haver confirmação, expectativa é de que Ministério da Saúde envie novos lotes ainda este mês. Fazem parte do grupo prioritário profissionais as saúde, idosos acima de 75 anos e pessoas abrigadas acima de 60 anos.
“Lamentamos porque ainda teremos longos meses pela frente. O número de vacinas é proporcional à população dos estados brasileiros. Nós teremos um longo caminho pela frente até que consigamos a ampla imunização de toda a população brasileira”, disse.
“Por isso, é extremamente importante que todos continuem a tomar as medidas não farmacológicas de proteção, que segundo a ciência é ainda a maneira mais segura de você evitar a transmissão e a contaminação pelo coronavírus”, complementou.
Governador também pontuou que, apesar da tentativa de adquirir doses das vacinas por meio do Estado, apenas o Governo Federal, por enquanto, pode negociar com os institutos a compra da CoronaVac e da AstraZeneca.
Distribuição
Em todo o estado, existem 16 regionais preparadas para receber o material. Transporte está previsto para acontecer de forma terrestre e aérea, com auxílio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Para Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Juína, Juara, Sinop, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Peixoto de Azevedo, Colniza, Aripuanã e Rondonlândia, doses chegam de avião.
Já os municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Diamantino e Tangará da Serra devem receber a vacina por via terrestre. Municípios da baixada cuiabana, como de costume, retiram o material na rede de frios central do Estado.
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
Luís Alberto P Cuiabá | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 12h3500
Zeca é mentiroso e puxa saco do Bozonaro. Se não fosse o corrupto Bolsonaro ladrando negacionismo estaríamos com muito mais vacina e menos contágio. Temos que nos mobilizar e pedir impeachment e cadeia de Bolsonaro.
-
Ricardo | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 09h3900
Me engana que é bom Governador olha o bando de safados por traz desse sujeito.
-
Zeca | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 08h0200
Jeferson Silva de Matos, não vejo ninguém lutando contra a vacinação. Deixa de ser mentiroso. Há pessoas dizendo que não querem se vacinar, o problema é delas, não dos governos.
-
JEFERSON SILVA DE MATOS | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 06h5611
O problema é que o governo federal, junto com o seu gado fanático, luta contra a vacinação. O Brasil está muito polarizado e acho que é hora de haver um expurgo. Bolsonaristas e Lulistas que não quiserem se vacinar, é um favor ao Brasil. Eu quero a vacina.
Confira também:
- Março de 2021
-
Coronavírus / BOLETIM
Taxa de ocupação está perto de 99% e há apenas 9 leitos de UTI disponíveis em MT
-
Coronavírus / Covid-19
Mauro quer adaptar leitos para casos graves e pede ajuda a prefeitos - ouça
-
Coronavírus / COLAPSO
Sem vagas de UTI, MT solicita ajuda aos estados, mas ainda não recebe resposta
-
Coronavírus / CRÍTICO DA VACINA
Infecção da Covid-19 piora e deputado Fávero é intubado na UTI; AL acompanha
-
Coronavírus / LUTO NA COMUNICAÇÃO
Após 3 dias hospitalizada, morre jornalista reinfectada pela Covid; 5ª da imprensa