Coronavírus

Quarta-Feira, 22 de Abril de 2020, 18h:16 | Atualizado: 23/04/2020, 09h:27

NOVO DECRETO

Governo do Estado flexibiliza isolamento social e prevê retorno às aulas em maio

Divulgação

FOTO NOVA CORONAVIRUS

Em novo decreto estadual divulgado na tarde de hoje (22), o governador Mauro Mendes (DEM) flexibilizou as medidas restritivas de prevenção ao novo coronavírus e adotou orientações características do isolamento vertical, que recomenda a quarentena apenas para pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, como idosos, diabéticos e hipertensos. 

"Essas medidas são preventivas e visam continuar esse plano de ação para frear a transmissão do coronavírus. As realidades de cada município de Mato Grosso são muito diferentes. Por isso o Governo não irá decretar nenhuma medida restritiva, mas dará as diretrizes dentro de critérios técnicos" assegurou.

Ainda no documento, o governo ressaltou que, enquanto a ocupação dos leitos de UTI da rede pública for inferior a 60% fica vedada a recomendação de medidas restritivas, como fechamento do comércio, por exemplo, para os municípios. 

Essas medidas são preventivas e visam continuar esse plano de ação para frear a transmissão do coronavírus

Governador Mauro Mendes

Retorno às aulas

Mauro ainda autorizou o retorno das atividades presenciais em escolas públicas e particulares em 4 de maio, com a condição de que a ocupação dos leitos de UTI do estado permaneçam abaixo de 60% até 30 de abril. O governo ainda reiterou a necessidade de uso de máscaras, mesmo que artesanais, em Mato Grosso. 

Podendo, inclusive, serem aplicadas multas após a primeira orientação do Procon, Polícia Militar e Vigilância Sanitária, que deverão começar imediatamente os trabalhos de fiscalização de estabelecimentos públicos e privados. 

Com relação as pessoas do grupo de risco da Covid-19, a orientação é de que sejam adotadas as recomendações atuais do Ministério da Saúde para isolamento domiciliar. O decreto ainda proíbe que funcionários e consumidores entrem em estabelecimentos sem o uso da máscara. 

O governo ainda determinou que sejam disponibilizados locais adequados para lavagem frequente das mãos, assim como álcool 70% para desinfectação. A frequência diária de limpeza de estabelecimentos comerciais que estejam em funcionamento também deverá ser ampliada. 

Atividades religiosas e parques públicos

Conforme o decreto, os locais que sediam atividades religiosas deverão disponibilizar produtos para higienização das mãos e calçados, além de manterem o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre cada uma das pessoas. 

Mauro ainda determinou que os locais controlem o acesso de idosos com mais de 60 anos e outros membros do grupo de risco, assim como entrada de pessoas sem máscara e contato físico. O funcionamento deverá acontecer com apenas 50% da lotação máxima dos locais. 

Os parques públicos poderão ser utilizados desde que também seja mantido o distanciamento mínimo e o uso de máscaras.  

Veja decreto

PageFlips: Novo decreto do Governo do Estado - 22/04

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Weliton | Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 07h07
    5
    2

    Assinou a lista de governadores contra Bolsonaro, deu cargo para Wilson Santos ... o que mais vai nos surpreender. TRISTE SABER QUE VOTEI NELE

  • Glauber | Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 05h56
    5
    1

    Esse monstro do Mauro Mendes quer matar nossos filhos? As escolas não tem nem papel higiênico quem dirá equipamentos de segurança.

  • Márcio Andrade | Quarta-Feira, 22 de Abril de 2020, 22h36
    4
    1

    E pessoas com problemas crônicos respiratórios como bronquite, como fica?? Vai pra escola?? Se não vai como a escola irá proceder com esse aluno??

  • Ivan Costa | Quarta-Feira, 22 de Abril de 2020, 21h38
    6
    0

    Gostaria de saber como o governo pretende respeitar as medidas preventivas sobre o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre cada um dos alunos nas salas de aula, haja visto, pelo menos na escola dos meus filhos é impossível manter esse distanciamento dado o número de alunos e a metragem da sala de aula.

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.