Coronavírus

Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020, 06h:47 | Atualizado: 09/04/2020, 08h:58

CÁCERES

Idoso de 82 anos, que esteve em SP, é o 2º a morrer vítima do coronavírus no Estado

hospital s�o luiz

Idoso de 82 anos, identificado apenas pelas iniciais A.P., que estava internado na UTI do Hospital Luiz, em Cáceres (a 221 km de Cuiabá), desde o início deste mês, morreu em decorrência da Covid-19, na noite desta quarta (8). Ele era diabético. A família emitiu nota por conta da repercussão do caso.

Os filhos destacam, na nota, que, na madrugada de 23 de março os pais, ambos idosos, desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, após estadia em Taboão da Serra (SP), para realização de um tratamento de saúde.

Quando desembarcaram, seguiram imediatamente para Cáceres, de Uber, e, desde o momento, em que chegaram à cidade, até darem entrada no Hospital São Luiz, mantiveram-se em isolamento social, sem fazer nenhum tipo de contato com qualquer público externo.

A nota frisa que, no dia 31 do mês passado, ao sentirem os sintomas típicos da doença, entraram em contato com a filha J.P., que mora em Cáceres, e a mesma os  conduziu ao Hospital São Luiz. Desde então, a filha do casal também se encontra em isolamento social e está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde do Município.

A esposa do idoso, de 69 anos, segue internada, mas bem e estável, na clínica médica do mesmo hospital.

A família reitera a todos que qualquer informação de que seus pais vieram de ônibus para Cáceres, e que teriam contraído o vírus do filho A.P.J, que é médico em São Paulo, é inverídica.

“O momento é de muita dor para toda a família e o ato de divulgar essas notícias falsas é uma atitude, além de desrespeitosa, sem qualquer empatia com o momento tão crítico que a família vem passando. Sem mais para o momento”, finaliza a advogada da família, Juliana Sales Pavini.

A Covid-19 foi confirmada no casal na segunda (6) pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica. Atualmente, Cáceres têm 27 casos suspeitos ao todo, entre eles dois já confirmados, 16 deles foram descartados e nove em investigação.

Outras mortes

A primeira morte da Covid confirmada em Mato Grosso foi a de um gerente de supermercado de Lucas do Rio Verde, Luiz Nunes da Silva, de 54 anos. Ele tinha ido ao Rio Grande do Sul, a trabalho, voltou sentindo sintomas e morreu.

A Secretaria de Estado de Saúde investiga outra morte de idoso, em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá). Ele fazia tratamento para câncer e morreu na madrugada de ontem (8), com sintomas da Covid-19, no Hospital Materclin. O material genético dele foi encaminhado para teste. Se confirmado, será o terceiro óbito em Mato Grosso.

Velório

O idoso de Cáceres será enterrado hoje somente com a presença do filho dele, que é médico, e a esposa. A filha e a agora viúva seguem em isolamento e internada respectivamente.

Veja nota na íntegra

“A Família de A.P, em razão de inúmeras notícias que circulam sobre o falecimento de seu pai vem a público esclarecer o seguinte: No madrugada do dia 23/03/2020, os senhores A.P e I.P, desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, após estadia em Taboão da Serra/SP, para realização de um tratamento de saúde. Ao chegarem em Cuiabá, vieram imediatamente para Cáceres, de Uber, e desde o momento em que chegaram na cidade, até darem entrada no Hospital São Luiz, mantiveram-se em isolamento social, sem realizar nenhum tipo de contato com qualquer público externo. No dia 31/03/2020, ao terem sintomas típicos da Sars-COVID-2, entraram em contato com sua filha J.P, que reside em Cáceres, e ela os conduziu ao Hospital São Luiz. Desde então, a filha do casal também se encontra em isolamento social, e está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde do Município. Infelizmente, nesta noite, o senhor A.P faleceu, em decorrência da COVID-19, no entanto, a senhora I.P segue bem e estável, internada na clínica médica do Hospital São Luiz. A família reitera a todos que qualquer informação de que seus pais vieram de ônibus para Cáceres, e que teriam contraído o vírus de seu filho A.P.J, que é médico no estado de São Paulo, é inverídica. O momento é de muita dor para toda a família, e o ato de divulgar essas notícias falsas é uma atitude, além de desrespeitosa, sem qualquer empatia com o momento tão crítico que a família vem passando. Sem mais para o momento, Juliana Sales Pavini, advogada da família”.

Veja nota da SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foi informada, na noite desta quarta-feira (08), sobre o óbito ocorrido no município de Cáceres, em decorrência do diagnóstico de Covid-19. O órgão deverá oficializar a informação em Boletim Informativo desta quinta-feira (09), divulgado a partir das 17h.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Irmão de prefeito não deporá à CPI

francisco faiad 400 curtinha   Por meio de seu advogado Francisco Faiad (foto), Marco Polo de Freitas Pinheiro, o Popó, dono do instituto de pesquisa Mark e irmão do prefeito Emanuel Pinheiro, comunicou oficialmente hoje à CPI do Paletó, da Câmara da Capital, que não irá prestar depoimento nesta...

Nome reserva e vulnerável para IFMT

adriano 400 curtinha   O grupo do reitor Willian de Paula deve consolidar como candidato ao comando do Instituto Federal de Mato Grosso o professor Julio Santos, diretor do Campus de Alta Floresta. A eleição acontece em novembro. Mas há um candidato reserva da cúpula situacionista. Trata-se de Adriano Breunig (foto), que...

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.