Coronavírus
Domingo, 24 de Janeiro de 2021, 10h:33 | Atualizado: 24/01/2021, 13h:25
Mais 24 mil doses de vacinas já estão em MT e vão só para grupo da saúde - fotos
Ana Flávia Corrêa
Christiano Antonucci Secom-MT

Vinte e quatro mil doses de vacinas contra o novo coronavírus produzidas pela empresa farmacêutica AstraZeneca chegaram em Cuiabá, na manhã deste domingo (24). O imunizante é desenvolvido pela Universidade de Oxford e foi adquirido pelo Governo Federal, que encaminhou o material para o Governo do Estado.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esteve no Aeroporto Marechal Rondon, na região metropolitana da Capital, nesta manhã, e comemorou a chegada. Com isso, outras 24 mil pessoas devem ser imunizadas.
Para que tenha eficácia, são necessárias duas doses. No entanto, a União segurou parte do estoque vindo da Índia para encaminhamento aos estados no futuro.
“São doses destinadas exclusivamente para imunização dos profissionais de saúde que estão à frente do combate ao coronavírus”, disse. “O Ministério da Saúde orientou que essas 24 mil vacinas sejam utilizadas exclusivamente como primeira dose e prioritariamente destinadas a trabalhadores da saúde”, explicou.
Na última segunda (18), o Estado recebeu 126.160 doses da CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac. Doses já foram encaminhadas aos municípios para imunização dos profissionais de saúde.
Imunizantes são produzidos por empresas diferentes, logo, pessoa que tomou vacina CoronaVac não pode ser imunizada em segunda dose com a produzida pela AstraZeneca. A SES, no entanto, assegurou que conselho de secretarias municipais de saúde irá elencar informações para que não sejam cometidos equívocos.
Vigilância Estadual trabalha no recebimento das doses, na conferência da quantidade e na catalogação dos imunizantes, além do encaixotamento para distribuição aos municípios.
Galeria de Fotos












Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
Questão de vida? | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021, 08h4400
PIOR, há quem acredite em Papai Noel. Deveriam deixar à população um local para denúncias de possíveis desvios de vacinas e fura filas, que tal um 0800 direto ao MPE ou MPF. Divulguem imprensa, vocês podem ajudar a termos um processo justo .
Confira também:
- Março de 2021
-
Coronavírus / TOQUE DE RECOLHER
Artistas voltam ao "limbo" com decreto que restringe atividades para conter Covid
-
Coronavírus / BOLETIM
Apenas 19 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão disponíveis em MT
-
Coronavírus / FIM DE SEMANA
Supermercados poderão abrir até às 19h e restaurantes têm que fechar às 14h - veja
-
Coronavírus / CORONAVÍRUS
Secretário toma vacina e é investigado por supostamente furar a fila de prioridades
-
Coronavírus / 3 AMÉRICAS
Para respeitar decreto, shopping altera horário de funcionamento na Capital veja