Coronavírus

Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 11h:42 | Atualizado: 18/01/2021, 11h:47

Mauro proíbe festas com mais de 100 pessoas por segunda onda da Covid-19

O Governo do Estado editou decreto com novas medidas para prevenção e avanço do contágio da covid-19 no estado, tendo em vista o aumento da média móvel de casos, internações hospitalares e óbitos. As novas regras, assinadas pelo governador Mauro Mendes (DEM), deverão ser publicadas ainda nesta terça (19) no Diário Oficial do Estado.

Reprodução

Governador Mauro Mendes

O governador Mauro Mendes deve publicar novo decreto com restrições a aglomerações

De acordo com o decreto, pelos próximos 45 dias fica proibida a realização de eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações com mais de 100 pessoas em espaços privados ou públicos, “inclusive o uso de logradouros públicos, onde haja aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas”.

Já os eventos corporativos (organizados por instituições públicas ou privadas) devem respeitar as regras sanitárias e distanciamento social previstas no Decreto 522, de 12 de junho de 20220, a exemplo do distanciamento mínimo de 1,5m e uso de máscaras.

Quanto às atividades em bares, restaurantes e congêneres, está permitida a realização desde que com o máximo de 50% da capacidade do local, “tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5m (um metro e meio) entre as mesas/assentos”.

“Os prefeitos municipais deverão obrigatoriamente adotar as medidas estabelecidas neste decreto ou outras mais restritivas, sob pena de responder pelas eventuais consequências de seus atos”, afirma trecho do decreto.

Os prefeitos municipais deverão obrigatoriamente adotar as medidas estabelecidas neste decreto ou outras mais restritivas, sob pena de responder pelas eventuais consequências de seus atos

Decreto do governo

O documento autoriza as forças de Segurança do Estado de Mato Grosso a tomar todas as ações necessárias para fazer cumprir as novas medidas e também “possíveis normas municipais mais rígidas e/ou restritivas”.

Servidores

Ainda no decreto está previsto que, em casos excepcionais, poderá ser feito o regime de revezamento de trabalho aos servidores dos órgãos públicos estaduais (não se aplicando aos terceirizados).

O revezamento excepcional deve obedecer os critérios de permanência mínima de dois terços do quantitativo de servidores em trabalho presencial, mediante escala de revezamento a ser estabelecida pela chefia imediata; e também a compatibilidade das atividades exercidas pelo servidor com o regime de teletrabalho, “ainda que estas sejam oriundas de unidade administrativa diversa daquela em que o servidor está lotado”.

“A autoridade máxima do órgão ou entidade estadual poderá promover ajustes quanto à aplicação das regras de revezamento presencial e teletrabalho, conforme suas respectivas necessidades, ou para fins de garantir a preservação do funcionamento dos serviços considerados essenciais e prioritários”, afirma o decreto.

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • Marionei Senna | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 21h57
    0
    0

    É fácil lidar com gado boçal do corrupto Bolsonaro. Ana jogou a isca e o débil Gomes ladrou.

  • Gomes | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 18h04
    0
    0

    O povo passando apertado com R$ 600 reais por mês de auxilio, onde não tem como uma família pagar contas, aluguel e comida com este valor e a nossa ANA SOPHIE dizendo que o povo que já paga impostos altíssimos para ser revertido a saude e que ja sofrem por falta de leitos de UTI, deveria parar de se vitimizar e fazer plano de saúde, afinal ela acha que todos conseguem pagar um Plano de saude para ter atendimento medico de qualidade. Pra que reclamar dos nosso governantes sobre péssima qualidade de saude se todos pararem de se vitimizar e fazer plano de saude resolve. kkkkkkkkk affff que geração é essa.

  • Gomes | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 17h23
    2
    0

    Agora eu vi que esta Ana Sophie vive numa bolha, deixe de tomar cerveja e tera dinheiro para pagar plano de saude que hoje pode custar até 1 mil reais por pessoa, não é por familia viu, é por pessoa ainda mais se for idoso, que comparação hein. Filhinda de papai é asim, não sabe o custo de um plano de saude. Tira o cabresto com tapa olho e vive a realidade, afff, não tem como debater com uma pessoa educada por paulo freire.

  • Ana Sophie CPA 2 | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 16h08
    1
    3

    Gomes, vivemos no capitalismo. Quer atendimento médico de qualidade? Pare de tomar cerveja e pague plano de saúde. Se vire. Brasileiros gostam de se vitimizar. Bolsonaro corrupto é mesmo responsável por 210 mil mortes coronavirus. DEUS vai castigar ele no juízo final.

  • Jedae | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 15h25
    0
    0

    Jedae, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Gomes | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 15h13
    6
    1

    ANA SOPHIE típica filhinha de papai que nunca precisou usar o SUS e só descobriu que existe e falta leitos agora. Quem depende do SUS sabe que HÁ DECADAS pessoas ficam nas filas aguardando cirurgias que são adiadas por falta de leito e isso é corriqueiro pra quem depende do SUS. Muitas pessoas já morreram por falta de leito de UTI no SUS antes do Corona. Mas falar o que de quem vive em uma bolha achando que só agora esta faltando leito de UTI NO SUS. Que geração patética essa que surgiu no mundo que vive em um mundo paralelo da realidade. Como se as outras doenças que necessita de UTI deixaram de existir por causa do Corona. Geração que usa cabresto com tapa olha pra não enxergar o que acontece a sua volta da nisso, vive como se estivesse em NARNIA. Afffffff

  • Ana Sophie CPA 2 | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 14h47
    1
    3

    Rio com a ignorância do Gomes. Nem sabe digitar e quer dar conselhos aos governos. Esperar o que de um país boçal que votou num corrupto inútil Bolsonaro que por 28 anos chupou nosso imposto como vampiro? Continue ladrando Gomes. Sua boçalidade faz bem à minha cútis.

  • HELO | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 14h07
    7
    1

    Durante as eleições já havia aumentado as contaminações e mortes pelo COVID 19 e o senhor governador não havia percebido? Esse decreto chega muito atrasado!!!!!!

  • Pedrinho | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 13h53
    7
    1

    Proibido em MT, né? Mas em SC, Camboriú, com a TRUP toda pode né? Pra companheira da.

  • GomeS | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 13h42
    5
    1

    A coronavac foi aprovada em uso emergencial por ter apenas 50.4% (limite 50% uso emergencial) de eficácia, e ainda será aplicada em fase de teste somente aos profissionais de saude. Ou seja não teremos vacinação de toda a população enquanto as vacinar não tiver 70% de eficácia, exigência da ANVISA e OMS para aplicação geral. E isso vai levar alguns meses ainda, se acontecer esta eficácia das vacinas acima de 70%. Enquanto isso porque ate agora esse secretário de saúde e governador não esta providenciando hospitais de campanha e respiradores? Cada dia que passa a situação se agrava, a vacina e sua produção vai demorar. Ta na hora de agora governador, chega de enrolação, desde março de 2020 a população esperando por mais leitos de UTI e respiradores. Ta na hora e esta é uma grande oportunidade de estruturar o nosso sistema de saúde, pois quando esta onda da Coronavac diminuir pois a doença não vai sumir teremos vários pacientes retornando aos hospitais para cirurgias, tratamentos de câncer entre outras doenças que fora adiadas por causa do Corona, e isso será um novo caos de leitos e UTIS, de pacientes em fila com doenças que ja foram adiadas para tratamento e que não poderão esperar. CADE A COMPETENCIA DESSES GESTORES DE SAUDE QUE NÃO VE ISSO.

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...

Cuiabá paga fevereiro aos servidores

emanuel pinheiro 400   A Prefeitura de Cuiabá quitou nesta sexta (26), último dia útil do mês, a folha de fevereiro. Desde quando assumiu o Palácio Alencastro, em janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) tem conseguido pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Aliás, essa prioridade,...

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...