Coronavírus

Sábado, 04 de Julho de 2020, 16h:47 | Atualizado: 05/07/2020, 09h:06

SAÚDE EM COLAPSO

Mesmo com liminar, idosa que esperava por leito de UTI morre em UPA na Capital

Atualizada 5 de julho, às 9h04

Reprodução

Luciana Gomes de Souza , 76 anos, sofre com press�o alta e diabete

Luciana Gomes de Souza , 76 anos, em leito da UPA Pascoal Ramos, em Cuiabá, onde esperava por leito de UTI; ela sofria com pressão alta e diabete

Após 4 dias de espera por um leito de UTI, Luciana Gomes de Souza, de 76 anos, não resistiu e morreu hoje de manhã (4), na UPA Pascoal Ramos, em Cuiabá, em decorrência do coronavírus. A idosa tinha uma liminar, mas era uma das 70 pessoas infectadas que aguardam um leito intensivo. Familiares também denunciam erro em cadastro para transfrência. A corrida contra o tempo da senhora foi relatada pelo ontem (3) (aqui).

Segundo a nora de Luciana, a jornalista Michelle Cândido, a sogra teve uma parada cardiorrespiratória. Conta que, por estar na UPA, não havia equipamentos ou suporte para salvá-la. Luciana pertencia ao grupo de risco da Covid-19. Além da idade, era diabética, hipertensa e tinha problemas cardiácos.

Michelle conta que os primeiros sintomas da sogra começaram no domingo da semana passada. Luciana reclamou da falta de olfato e paladar e foi orientada a ficar em isolamento e tomar remédios, entre eles Ivermectina. Só que, da noite de domingo para a segunda, a idosa começou a sentir dores nos pulmões, costas e pelo corpo, e resolveram levá-la para um hospital.

Na terça (30), deu entrada na UPA do bairro Pascoal Ramos. Lá, foi confirmado o diagnóstico de Covid-19. Equipe médica já falaram que não tinham vaga para transferi-la para uma UTI. Ao mesmo tempo, entraram com liminar na Justiça para obrigar o poder público a dar o leito a ela. A decisão saiu na quinta (2), pela 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá.

De acordo com a nota da paciente, a idosa estava internada na sala amarela. Hoje, após passar mal, foi para sala vermelha, onde a entubaram. Segundo os médicos, ela ainda ficou respirando por 2 horas.

Central de Regulação

Michelle denuncia, porém, que houve erro no cadastro da sogra na Central de Regulação. Ao checarem no sistema, Luciana aparecia em classificação amarela, em situação de emergência, mas a jornalista pontua que ela deveria estar classificada na cor vermelha, que representa urgência. "Será que esse erro também não complicou? Será que se ela tivesse na classificação vermelha, já não poderia ter sido transferida?", questiona.

Independente das questões, Michelle pontua que não havia leitos ou suporte para ela. "Não tem vaga em particular, não tem vaga em público, não tem vaga em enfermaria, apartamento, UTI, não tem vaga em nada". Para ela, o sistema de saúde de Mato Grosso já está colapsado e, se alguém for infectado, "não vai ter suporte".

A jornalista critica a inércia do Governo e Prefeitura. A seu ver, o governador Mauro Mendes (DEM) deveria montar um hospital de campanha, já que as unidades de saúde de Cuiabá estão superlotadas, com pacientes da cidade e do interior. Critica também a população que não usa máscara e faz encontros sociais.

Michelle ainda não sabe como vai ser o enterro. O corpo da sogra ainda está na UPA do Pascoal Ramos. Cuiabá já tem mais de 4,5 mil casos de Covid, com 215 mortes, segundo o boletim do Governo desta sexta (3).

Às 17h21 - Prefeitura ressalta fila de espera por leitos

Por meio de nota, a secretaria municipal de Saúde diz que a idosa estava recebendo todo o suporte dado a pacientes da sala vermelha da unidade, e que a Central de Regulação fez o possível para conseguir a UTI. A Pasta ressalta que até às 8h deste sábado, havia 58 pessoas aguardando vaga de UTI.

"A Prefeitura tem a previsão de abrir mais 20 leitos de UTI na próxima semana, no Hospital de Referência. Após a abertura destas UTIs serão montados outros 20 leitos, totalizando 40 novas UTIs. Está aguardando apenas a chegada das bombas de infusão, que já foram compradas", diz trecho da nota.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentaram a morte.

5 de julho, às 9h04 - Estado explica leitos de retaguarda

Também por meio de nota, a secretaria adjunta de Regulação, Controle e Avaliação, afirmou que a paciente estava devidamente regulada ao sistema e classificada como atendimento prioritário. "As equipes de regulação trabalham incessantemente na busca por leitos, como forma de atender às demandas em tempo hábil, contudo, diante da escassez de leitos de UTI, há muita dificuldade na transferência de pacientes – visto que os leitos ainda vagos são considerados como retaguarda".

Pela norma hospitalar, segundo a Pasta, os leitos de retaguarda devem ficar disponíveis para os pacientes que já estão internados em enfermaria e podem evoluir para a Terapia Intensiva.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Maria | Sábado, 04 de Julho de 2020, 20h22
    6
    1

    Política Genocida 😷

  • Eleitor | Sábado, 04 de Julho de 2020, 20h12
    6
    0

    Meus sentimentos aos familiares, e acho que a Família tem que responsabilizar o Governador e o Prefeito que tiveram 4 meses para adequar a saúde e receberam dinheiro federal para isso e ao invés de trabalharem ficaram brigando na mídia. Eu não sei quando o Ministério Publico Federal vai pedir uma investigação da Policia Federal em Mato Grosso já passou da hora e quem não deve não teme.

  • Jonas | Sábado, 04 de Julho de 2020, 17h43
    7
    0

    Cadê o dinheiro que veio para o prefeito fazer UTI e ele não fez? Porque não tem o kit?

Licença da PRF para disputar eleição

Arthur Nogueira_400_curtinha   As eleições municipais e ao Senado continuam inflacionando o número de pré-candidatos. O ex-superintendente da PRF, Arthur Nogueira (foto), anunciou que se afastou das atividades policiais para colocar o seu nome à disposição da Rede para concorrer a vaga da senadora...

Possível recuo de Fábio pra prefeito

fabio garcia 400 curtinha   O ex-deputado federal, primeiro-suplente do senador Jayme e presidente estadual do DEM, Fábio Garcia (foto), faz mistério sobre encarar ou não a corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Empurrou a decisão para a próxima semana, sem precisar data e horário. O dirigente do...

Fórum aponta traição de 3 deputados

joao batista 400 curtinha   Fórum Sindical está na bronca com os deputados que aprovaram a reforma da Previdência, mas voltam seus canhões com mais força contra 3 deles: João Batista (ex-presidente do Sindispen), Delegado Claudinei e Faissal Calil. Em nota, o Fórum dispara que se elegeram com os votos...

Vereadora cacerense vira opção à vice

valdeniria 400 curtinha caceres   Em Cáceres, a vereadora de cinco mandatos Valdeniria Dutra Ferreira (foto), do PSC, está sendo cortejada pelos principais pré-candidatos a prefeito. Todos querem-na de vice da chapa. Até Paulo Donizete, que entrou na disputa majoritária apoiado pelo prefeito Francis Maris, passou...

Selma deve mesmo deixar o Podemos

selma arruda 400 curtinha   Para evitar um novo pedido de expulsão do Podemos, Selma Arruda dá sinais de que deixará o partido nos próximos dias. A ex-senadora, que preside o Podemos de Cuiabá, foi "convidada" a deixar a sigla após demonstrar resistência em apoiar a pré-candidatura do deputado...

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.