Coronavírus

Terça-Feira, 31 de Março de 2020, 10h:25 | Atualizado: 31/03/2020, 10h:33

Moderação na prática de atividades físicas ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Em tempos de pandemia do coronavírus, a recomendação é ficar em casa. As medidas restritivas de isolamento estão sendo adotadas em todo o país, inclusive em Mato Grosso que mantém a proibição de funcionamento de parques públicos e privados, academias, ginásios esportivos e campos de futebol.

A restrição de acesso a esses locais de prática de atividades físicas pretende prevenir a propagação da Covid-19, já que são espaços de possível concentração de pessoas e, muitas vezes, de compartilhamento de equipamentos e que não possuem muita ventilação, no caso das academias. Neste momento, o ideal é se afastar dos treinos e da rotina de exercícios nesses locais. 

Mas isso não quer dizer que a população dever ficar parada. Praticar exercícios físicos é importante nesse período de quarentena e de isolamento social, seja para manter o condicionamento físico, espantar a preguiça ou afastar os sentimentos negativos como o medo e a ansiedade. 

Outra vantagem da prática de atividades físicas é o fortalecimento do sistema imunológico, essencial para se prevenir e proteger de doenças. No entanto, é também necessário equilíbrio e moderação para que os exercícios, mesmo feitos em casa, não tenham um efeito contrário e diminuam a imunidade. Sobre isso, o secretário adjunto de Esportes e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, traz algumas orientações e informações teóricas numa série de vídeos, divulgados na rede social, que podem ser aproveitadas pela população em geral.

Reprodução

dica de atividade em casa

Opção de exercício físico que pode ser feito dentro de casa. Com fechamento de parques e academias, população deve fazer atividades no isolamento social

“É muito importante saber como se manter saudável, especialmente agora para ajudar a não sobrecarregar o sistema de saúde. A intensidade e a duração do treino são as chaves para dizer se o sistema imunológico vai ser beneficiado ou não com a atividade. É preciso ficar atento às individualidades”, esclarece Jefferson.

Além de educador físico, o secretário-adjunto é especialista em esporte de alto rendimento,  membro da academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e foi treinador de algumas seleções brasileiras de natação, incluindo a Olímpica de 2012. Em sua experiência nas áreas de treinamento desportivo, Jefferson Carvalho sempre esteve atento aos estudos sobre a análise fisiológica dos atletas, buscando saber o momento de intensificação de treinos ou de recuperação.

De acordo com seus estudos, há alguns sintomas que o organismo apresenta para alertar sobre os desgastes físicos, geralmente nos órgãos do trato respiratório superior, como ouvido, nariz e garganta.

“Sintomas como coriza, garganta arranhando e desconforto nasal são sinais de seu sistema imunológico dizendo que você excedeu um pouco, que precisa de recuperação ou de alimentação mais eficiente. Não é hora de intensificar os treinos, a dica é descanso, hidratação e alimentação até esses sintomas passarem”, diz.

No gráfico com a média de complicações no trato respiratório dos atletas em geral, Jefferson Carvalho mostra que a execução de atividades físicas de intensidade moderada, ou seja na intensidade adequada para o próprio organismo, a ocorrência de infecções  diminui.  Já quando os treinos são feitos acima daquilo que o atleta suporta, há uma subida na linha das complicações do sistema respiratório.

“Um estilo de vida saudável com prática de atividades físicas é fundamental para prevenir doenças. O importante é se manter ativo de forma equilibrada para deixar sistema imunológico mais forte”, defende Jefferson.

Há vários aplicativos, sites, vídeos e lives em redes sociais como Instagram e Facebook com dicas de exercícios físicos para fazer na própria residência. Uma das iniciativas é do MT Mais Saudável desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O projeto, que oferecia aulas gratuitas de ginástica no entorno da Arena Pantanal, está agora levando dicas de treinos fáceis e simples para fazer em casa por meio da rede social - veja aqui.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.