Coronavírus

Sexta-Feira, 03 de Julho de 2020, 18h:45 | Atualizado: 03/07/2020, 20h:20

VÍTIMA DA COVID

Morre Marília Beatriz, ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras

CircuitoMT

Mar�lia Beatriz de Figueiredo Leite

Marília Beatriz de Figueiredo Leite foi presidente da Academia Mato-grossense de Letras entre anos de 2015 e 2017 e ocupava a cadeira número 2

A professora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, de 76 anos, morreu hoje (3), em Cuiabá. Marília foi ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), professora fundadora da UFMT e ocupava a cadeira número 2 da AML.

Com Covid-19, Marília estava internada na UTI de um hospital particular na Capital e  precisou ser entubada. A atual presidente da AML, Sueli Batista, contou ao que a professora estava tratando um efisema pulmonar. Por meio de mensagens de texto e áudios, as duas costumavam conversar diariamente. 

Do último encontro, em maio, Sueli lembra do café que tomou com Marília na Casa Barão, onde conversaram sobre a vida. Por conta dos protocolos de sergurança da Covid-19, a família informou que não haverá velório e ainda não há informações sobre o horário do enterro da professora. 

A presidente da AML ressaltou a personalidade plural da amiga, que foi definida como "alegre e de alma sensível". "Costumava dizer que era multifacetada, não porque era uma poeta ou educadora, mas sim de alma, que era de uma inquietude. Gostava de fazer sempre o que valia a pena para ela. Deus está pavimentando de luz o seu caminho". 

Em junho, a juiza e membro da AML, Amini Haddad Campos, revelou em suas redes sociais que foi infectada pelo novo coronavírus, mesmo estando em teletrabalho desde março. O marido dela, o promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel, também pegou a doença, mas já está curado.

De acordo com Sueli, a mãe da magistrada está internada em uma UTI, mas tem respondido bem aos tratamentos para a doença. A própria presidente da AML foi contaminada pelo novo coronavírus enquanto acompanhava a mãe, que estava internada em São Paulo para tratar um problema nos rins. A mãe de Sueli acabou falecendo.

Veja a última visita que Marília fez à AML:

Comoção

A notícia da morte causou comoção, nas redes sociais amigos e familiares publicaram homenagens para Marília. Entre eles, o secretário estadual de Cultura, Allan Kardec, que afirmou estar "desolado" com a notícia da morte da amiga e relembrou a importância dela para a literatura. 

"Minha vizinha há muitos anos, amiga de infância, foi minha professora, professora da minha mãe, seu pai, o saudoso Gervásio Leite, é meu patrono no IGHMT. Brava ativista da cultura, da arte e da educação, em especial da literatura, que a colocou como imortal na Academia Mato-grossense de Letras e na UFMT, sempre defendendo a UFMT como um patrimônio nosso", escreveu. 

O secretário ainda afirmou que hoje é um "dia de luto para a cultura mato-grossense". O advogado e escritor Eduardo Mahon também se manifestou e, em seu texto, ressaltou que era amigo pessoal da professora e exaltou o "último ato da mesma", que doou lívros para serem distribuídos pela Biblioteca Estevão de Mendonça.

"Marília foi a primeira pró-reitora de cultura da UFMT. Mestre em semiótica, escreveu vários livros. Tive o enorme prazer de dar posse a ela como presidente da Academia Mato-grossense de Letras. Minha amiga pessoal, privava da intimidade da minha casa e dividia comigo a sua inteligência aguçada", escreveu. 

Entre as obras literárias da professora estão os livro: "O mágico e o olho que vê" (Edufmt, 1982); "De(Sign)Ação: arquigrafia do prazer" (Annablume, 1993) e "Viver de Véspera" (Carlini e Caniato, 2018).  O secretário de Cultura do Estadp, deputado Allan Kardec.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

Racha no DEM; "pepino" com Fabio

fabio garcia 400 curtinha   O presidente estadual do DEM, ex-deputado Fábio Garcia (foto), não só se encontra numa saia-justa, como tem a árdua missão de atuar como bombeiro para apagar incêndio provocado pelos irmãos Júlio e Jayme Campos, que, sem consultar o partido e nem o governador Mauro...

Álbum de casamento para 300 casais

marcia_curtinha_ok   A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (foto), que desde 2017 lidera alguns projetos sociais de forma voluntária, fez questão de, mesmo com a pandemia da Covid-19, promover, na última segunda, entrega simbólica de álbuns de casamento para 10 casais, que foram escolhidos...

Fora de vez da disputa para senador

cidinho santos 400 curtinha   O empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto), recém-filiado ao DEM, desistiu de vez da ideia de entrar de última hora na corrida ao Senado, na suplementar que será realizada em novembro deste ano. E por algumas razões. Primeira, como sócio do frigorífico União...

TCE suspende licitação de R$ 12 mi

air praiero 400 curtinha   Uma concorrência pública, com valor estimado de R$ 12,5 milhões, tocada pela secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá, sob o defensor público licenciado Air Praeiro Alves (foto), foi suspensa cautelarmente pelo TCE por causa de...

6 estão no páreo em Tangará; 2 fortes

vander masson 400 curtinha   Tudo indica que os tangaraenses terão nas urnas 6 candidatos majoritários nas eleições de novembro. O cenário está se desenhando com os seguintes "prefeitáveis": Chico Clemente (PSD), Gunther Duarte (PSL), Vander Masson (foto), do PSDB, Claudinho Frare (Republicanos),...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.