Coronavírus

Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, 13h:40 | Atualizado: 13/01/2021, 17h:58

PERDAS PARA A COVID-19

Morte de professor do IFMT, lembrado por altruísmo, gera comoção e homenagens

Reprodução

 Professor do Campus Cuiab� ? Octayde Jorge da Silva, Alessandro Benedito Oliveira Bello

Professor Bello estava internado na Santa Casa com Covid-19

O professor e engenheiro agrônomo Alessandro Benedito Oliveira Bello, ou como era conhecido por alunos apenas por professor Bello, não resistiu e morreu aos 48 anos em decorrência da Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus), no Hospital Estadual Santa Casa, nesta quarta (21), em Cuiabá. Bello se tornou uma pessoa conhecida por seu altruísmo, carisma e ganhou admiradores de colegas e alunos. A morte causou consternação em amigos, familiares e ex-alunos.

Bello estudou no IFMT quando a instituição se chamava Escola Técnica Federal (ETF-MT), cursando agrimensura, nos anos 1980. Depois disso entrou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para fazer a faculdade de agronomia e voltou ao instituto federal como professor nas áreas de Geoprocessamento e Agrimensura.

O professor também era conselheiro suplente no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT). Atualmente, ele era professor no Departamento da Área da Construção Civil (DAC), do Instituto Federal de Mato Grosso, no Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva.

Bello foi voluntário no Centro de Valorização da Vida (CVV) na prevenção do suicídio e doador fidelizado de sangue e plaquetas do MT-Hemocentro.

O jornalista Vinicius Bello, irmão do professor, escreveu que ele “era altruísta, abnegado, servidor de Cristo e fazia caridade material e espiritual”. “Ajudou muitos sem fazer propaganda, voluntário em várias frentes de trabalhos caritativos, voluntário apaixonado no CVV, auxiliava Casas Espíritas e Espiritualistas, socorria esportistas e nunca negava socorro a quem batesse à sua porta. Extremamente apaixonado pela vida, não conseguia ficar parado".

Uma servidora do Hemocentro escreveu para o jornalista que "está extremamente sentida com essa perda gigante". "Seu irmão foi um doador de sangue valoroso e nos ajudou em tantos momentos, em tantas urgências, tantos chamados para doar plaquetas. Recebi a notícia no uber ainda, a caminho do Hemocentro. Estou até agora em choque. Deus cuide dos que ficam. Alessandro está em um bom lugar, tenho certeza".

O IFMT e o Crea lamentaram a morte em nota de pesar. Informações sobre o enterro e sepultamento não foram divulgados.

O professor do Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Alessandro Benedito Oliveira Bello "era conhecido carinhosamente por seus alunos e colegas como professor Bello. Alessandro foi aluno do Curso Técnico em Agrimensura na saudosa Escola Técnica Federal (ETF-MT) nos anos 80 quando conquistou muitos amigos e admiradores pelo seu carisma e amizade", diz a nota do IFMT.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Joel | Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021, 10h17
    3
    0

    Lamentável a perca do professor BELO tive a grata oportunidade de ser seu aluno na matéria de topografia no IFMT um excelente profissional, um homem de grandes obras, uma pessoa apaixonado pelo voluntarismo. mais essa foi a vontade de Deus, descanse em paz professor ............

  • Waldney Lisboa | Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021, 09h49
    1
    0

    Meus sentimentos a família. Fomos contemporâneos na antiga ETFMT. Grandes nomes se formaram nos idos de 1980 na Escola Técnica. Descanse em paz!! Segue na Luz!!!

  • Leonildo | Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, 19h07
    6
    0

    CMR, como você é estúpido! "carrapato de esquerda" pode ser melhor que pobre de direita ou comedor de capim.

  • GMR | Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, 16h30
    0
    11

    Telêmaco Leão, quem está enrolando com a vacina? Larga de ser mentiroso rapaz! Seu carrapato da esquerda.

  • William Tell | Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, 15h41
    7
    0

    Meus sentimentos a família. Foi meu professor no cefet-mt e um grande amigo, era uma pessoa muito gente boa. Descanse em paz.

  • Telêmaco Leão | Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, 14h26
    17
    9

    Coitado. Esse era um bom homem. Morreu jovem de coronavirus enquanto nosso presidente corrupto Bolsonaro fica enrolando com a vacina. Ou Brasil acaba com Bolsonaro ou Bolsonaro acaba com o Brasil.

Romoaldo, prescrição e elegibilidade

romoaldo junior 400 curtinha   Assim como Wilson Santos, o deputado Romoaldo Júnior (foto) assegura que hoje também está elegível porque uma condenação de dois anos e três meses de prisão, inclusive com perda do mandato, acabou prescrita. Ele disse que ainda não sabe se disputará...

Juca quer ex-deputado no Gabinete

roberto nunes 400   O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Juca do Guaraná, disse que irá convidar o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Nunes (foto) para assumir a Chefia de Gabinete da Presidência. Enfatiza que Roberto é bem articulado politicamente, tem habilidade e experiência e,...

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.