Coronavírus

Sábado, 06 de Março de 2021, 17h:40 | Atualizado: 07/03/2021, 12h:17

NO LIMITE

Ocupação de UTIs chega a 99,58% e rede SUS de Mato Grosso já está em colapso

Mayke Toscano Secom-MT

Governador Mauro Mendes entrega leitos de UTI em Primavera do Leste

Governador Mauro Mendes  entregou UTIs em Primavera do Leste e  em outros municipios

A rede de saúde SUS de Mato Grosso que atende os casos de Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus) está no limite. O boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), deste sábado (6), aponta que a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de 99,58%. Apenas 20 leitos de UTIs, que atendem somente casos da infecção, estão disponíveis no momento.

O total de pacientes em UTIs em Mato Grosso é de 737. Olhando-se somente os leitos contratados pelos municípios e Estado para atender pacientes com Covid-19, a taxa de ocupação é de 99,58%, restando apenas 20 leitos disponíveis. Caso fique totalmente ocupados, os pacientes vão começar a tomar vagas de unidades intensivas destinadas para outras enfermidades.

Seis hospitais já passaram a adotar esta prática e ocuparam leitos que não estão sendo destinados para Covid-19. O que pode prejudicar aqueles que precisam ser internados em UTIs por outras doenças. Cinco já estão lotados. Outros nove tem uma taxa de ocupação que varia entre 76% e 97,44%.

Já os leitos de enfermarias adultos têm uma taxa de 47%. No total, são 854 pacientes internados que precisam de observação médica. Já 10.254 estão com sintomas leves ou até assintomáticos e, por isso, estão em isolamento domiciliar.

Nas últimas 24 horas, o boletim também aponta que foram 814 novas confirmações de casos de Covid-19 e 25 mortes. Entre os óbitos, está um idoso de 102, de Tangará da Serra. Também há óbitos de Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, São José do Xingu, Várzea Grande, Sinop e Pontal do Araguaia e até Vilhena (Rondônia).

Desde o início da pandemia, a SES notificou 260.760 casos confirmados da Covid-19, sendo 242.877 recuperações e 5.993 mortes.

Os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 são Cuiabá (56.151), Rondonópolis (20.404), Várzea Grande (16.403), Sinop (13.260), Sorriso (10.539), Tangará da Serra (10.185), Lucas do Rio Verde (9.512), Primavera do Leste (7.753), Cáceres (5.751) e Nova Mutum (5.164).

O boletim ainda aponta que um total de 224.300 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.460 amostras em análise laboratorial.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Eleitor | Domingo, 07 de Março de 2021, 13h39
    2
    0

    A Policia ao deparar com essas festas clandestinas tem que cadastrar esses assassinos e distribuir as relação desses assassinos para a rede de saúde e quando esses filhos do demônio aparecerem para serem atendidos não receberem atendimento. Porque graças as essas desgraças que não respeitam as recomendações de não aglomerarem e que as UTIs estão lotadas e pessoas morrendo aos montes... Esses filhos do demônio são os culpados do caos...

  • Adalto | Domingo, 07 de Março de 2021, 13h26
    3
    0

    A classe burguesa e política descobriu somente agora o que todo ano o pobre que depende do SUS passa. Falta de leito de UTI para quem usa o SUS sabe que isso não é novidade. Pessoas todo ano entra na justiça pra conseguir leitos e muitos acabam morrendo nesta fila. A burguesia se preocupou e acordou para este problema somente agora pois também estão passando por isso na rede privada. Bem vindo burguesia e classe politica ao Brasil dos brasileiros que depende do SUS e sempre foi esquecidos por vocês.

  • Adalto | Domingo, 07 de Março de 2021, 13h26
    1
    0

    A classe burguesa e política descobriu somente agora o que todo ano o pobre que depende do SUS passa. Falta de leito de UTI para quem usa o SUS sabe que isso não é novidade. Pessoas todo ano entra na justiça pra conseguir leitos e muitos acabam morrendo nesta fila. A burguesia se preocupou e acordou para este problema somente agora pois também estão passando por isso na rede privada. Bem vindo burguesia e classe politica ao Brasil dos brasileiros que depende do SUS e sempre foi esquecidos por vocês.

  • Dra KELLEN CPA 2 | Domingo, 07 de Março de 2021, 11h06
    5
    0

    A culpa é dos empresários gananciosos egoístas que só pensam em dinheiro e pressionaram abrir comércio e aumento de coronavirus aumentando coronavirus. Bolsonaro e empresários são genocidas. Só compro via internet em outros estados como lição aos empresários gananciosos que estão arrependidos agora sem UTI.

  • João Carlos | Domingo, 07 de Março de 2021, 09h54
    0
    0

    João Carlos , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Juca Pirama | Sábado, 06 de Março de 2021, 20h08
    0
    5

    O arroz, feijão e bife que você comeu hoje, é da IRRESPONSABILIDADE de um empresário que abriu sua empresa e foi trabalhar.

  • Mariana filha de Jurema | Sábado, 06 de Março de 2021, 19h54
    5
    3

    Enquanto isso Bolsonaro passeando de jet ski em SANTA CATARINA sem comprar vacina. Tradicional família cuiabana prorroga prazo para Bolsonaro renunciar até amanhã depois do FANTÁSTICO, ou iremos tirar vc na marra.

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

MAIS LIDAS