Coronavírus

Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020, 11h:57 | Atualizado: 09/07/2020, 20h:07

IMPACTOS DO CORONAVÍRUS

Pastores mantêm cultos após mortes por Covid-19, mas irão discutir novas medidas

Reprodução

evangelicos

Após a morte de lideranças evangélicas, a Direção do Conselho de Pastores de Cuiabá e Mato Grosso (Comec) vai se reunir virtualmente, nesta sexta (10), para discutir mais medidas de seguranças aos fiéis evangélicos. As igrejas ainda continuam com os cultos durante a pandemia, conforme permitido por decreto da Prefeitura de Cuiabá.

Reprodução

Pastor Oscem�rio Daltro

O pastor Oscemário Daltro preside a Comec, que representa líderes religiosos

"Mas não temos uma orientação de fechar as igrejas [por conta dos óbitos]", afirma o presidente da organização religiosa, o pastor Oscemário Daltro.

Segundo Oscemário, a orientação que o Comec tem passado para os pastores são as medidas de prevenção de autoridades da saúde e sanitárias, como lavar as mãos, usar máscaras, alcóol gel na entrada e manter distanciamento entre um fiel e outro. "As pessoas não estão se abraçando ou se tocando, como o evangélico tem o costume de abraçar, beijar, cumprimentar", diz.

O pastor afirma que casos de pastores infectados não se deram dentro das igrejas, já que o número de fiéis que frequentam-nas está bastante reduzido. Ele cita como exemplo igrejas na baixada cuiabana, que têm capacidade para até 600 pessoas, foi reduzida para 120. Pontua ainda que foi dado a alternativa aos fiéis de acompanhar os cultos por transmissões pelas redes sociais.

As igrejas são orientadas também em relação à duração e ao horário dos cultos por conta do toque de recolher decretados em municípios do interior.

Oscemário conta que tem notícias de pastores e fiéis vítimas da Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus) e que participa de um grupo de oração para os que ainda enfrentam o vírus. "Temos feito oração. Vários estão necessa situação de pânico e acabam buscando ajuda de Deus. Quando chega no limite do homem, Deus age".

Comenta ainda que quer um representante evangélico dentro do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, da Prefeitura de Cuiabá. "Temos uma representação muito grande. E, na igreja, temos pessoas de todas as formações - médico, enfermeiro, advogado -, que contribuem para esses processos [de tomada de decisões]". Só em Cuiabá e Várzea Grande, o COMEC estima que há cerca de 3 mil igrejas evangélicas.

Nesta última semana, quatro pastores evangélicos morreram vítimas do coronavírus. Em 30 de junho, o pastor e professor da Unemat, Rhycardo Luiz Monteiro, de 60 anos, morreu com suspeita de Covid-19, no Hospital São Judas Tadeu, em Cuiabá. Outro nome é da pastora do Ministério Mover Cuiabá, Aline Nascimento, de 38 anos, que não resistiu depois de uma semana internada em hospital particular da Capital.

O presidente das Assembleias de Deus em Mato Grosso, pastor Sebastião Rodrigues de Souza, também está entre os óbitos da Covid-19 registrados nesta quarta (8). Ele morreu uma semana depois do filho, que era vice-presidente da igreja, Rubens Siro de Souza, ser vítima da mesma doença. Ambos estavam na UTI do hospital Femina, em Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • alex r | Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 12h49
    2
    1

    Bom não sou ninguém mas se és cristão se lembre: Jeremias 17:5: Maldito o homem que confia no homem.

  • Paulo | Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 11h47
    5
    0

    Pode ir lá nesses cultos que verás um falastrão de gravatas lá na frente esbravejando dizendo que vai acontecer uma cura aqui nesta noite. E um amontoado de idiotas lá na frente concordando sendo ludibriados por palavras de ordem. Dá pra ver que não está sobrando nem os líderes maiores das igrejas está morrendo todo mundo e o povo ainda insiste em aglomerar nesses cultos.

  • maria | Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 08h34
    9
    1

    Essas pessoas que insiste em se aglomerar em templos ou em qualquer outra coisa, tem que assinar termos de desistências de respiradores e assistência médica. muitos profissionais da saúde e outros, esta morrendo e essas pessoas sem consciência continuam a não fazer o isolamento.

  • EDSON LIMA | Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020, 20h33
    9
    1

    A VERDADE É QUE ESSES PASTORES QUEREM É DINHEIRO TIPO TOPA TUDO POR DINHEIRO. JESUS CRISTO SEMPRE PROTEGIA AS OVELHAS É ESSES PASTORES QUEREM É O DINHEIRO DAS OVELHAS

  • TUKINHA NETTO DE CUIABÁ-MT | Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020, 16h02
    16
    1

    Por Favor EU peço aos PADRES , PASTORES , BISPO E OUTROS LIDERES RELIGIOSOS parem com cultos , missas , encontros POR FAVOR muitos membros estão em suas casas DOENTES sem dinheiro para comprar remédios e sem alguma ajuda . É preciso parar urgentemente POR FAVOR prevenção adianta ajuda . Veja quantas e quantas pessoas INFECTADAS sem uma LUZ DE CURA ou sem uma PALAVRA de quem esta curado A INFEÇÃO pode voltar ? Meus amigos e GRAÇAS A DEUS TENHO MUITOS E MUITAS que ocupam cargos de lideranças em templos PRECISA URGENTEMENTE parar ate termos uma solução . VEJA OS PEDIDOS DOS PREFEITOS E GOVERNADORES não tem REMÉDIOS E QUARTOS E UTIs ....... Eu Sou o TUKINHA NETTO DE CUIABÁ-MT

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

Sob recall e apoiamento de Bolsonaro

roberto franca 400 curtinha   Mesmo isolado e sem grupo político da época em que foi prefeito por duas vezes, Roberto França (foto), filiado ao nanico Patriota, não desiste da pré-candidatura em Cuiabá. E há um motivo forte que o deixa empolgado. Seu nome vem se consolidando como o segundo nas...

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.