Coronavírus

Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021, 11h:08 | Atualizado: 25/02/2021, 18h:23

Coronavírus

Pesquisa detecta variante da Covid-19 do Reino Unido em 2 cidades de Mato Grosso

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), em parceria com outras instituições, identificaram, em pacientes de oito estados brasileiros, a presença da variante do coronavírus originária do Reino Unido, conhecida como B.1.1.7.

As amostras foram coletadas, entre 7 e 21 de janeiro, nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Betim, Araxá e Barbacena, e também no Rio de Janeiro (na capital e em Campos dos Goytacazes), em Mato Grosso (Cuiabá e Primavera do Leste), em São Paulo (na capital e em Americana, Santos e Valinhos), no Espírito Santo (Barra do São Francisco), na Bahia (São Sebastião do Passe), no Paraná (Curitiba) e em Sergipe (Aracaju).

Reprodução

variante_reinounido

Segundo o professor Renan Pedra, do Laboratório de Biologia Integrativa do ICB, existem estudos que sugerem que a linhagem B.1.1.7 é a mais transmissível entre as versões conhecidas do coronavírus.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Rede Corona-Ômica BR-MCTI e contou com colaboração do Instituto Hermes Pardini (IHP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com o epidemiologista e secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da secretaria Estadual (SES-MT), Juliano Melo, a constatação evidencia que a transmissibilidade do vírus pode aumentar em Mato Grosso. Até o momento, não há evidências sobre o aumento da letalidade desta nova cepa.

“Essa variante foi inicialmente identificada na Inglaterra e, desde novembro, já afetou cerca de 50 países. Cada linhagem do vírus apresenta mutações internas e esse é o comportamento natural do vírus. O que preocupa é que essa linhagem da B.1.1.7. tem um potencial maior de transmissão, sendo em torno de 50% mais transmissível do que as linhagens anteriores”, explica o gestor.

Característica atípica

Os pesquisadores selecionaram as amostras de um banco de dados disponibilizado pelo IHP. Elas apresentavam uma falha na amplificação do gene S com detecção do gene N, o que é considerado uma característica molecular atípica.

Essa peculiaridade, segundo o professor Renato de Aguiar, também do Laboratório de Biologia Integrativa, é suficiente para atestar que se trata da linhagem do Reino Unido do novo coronavírus. “A falha na detecção do gene S já foi descrita como consequência de deleções nas posições 69 e 70 da proteína de superfície ‘spike’ (a coroa do coronavírus)”, detalha.

Em nota, a Rede Vírus (comitê do MCTI que reúne especialistas, agências de fomento, centros de pesquisa e universidades) informou que os estudos em vigilância genômica – que dizem respeito, entre outros aspectos, ao acompanhamento da detecção e dispersão das variantes virais no país – terão continuidade até o fim da pandemia.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • todeolho | Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021, 08h04
    0
    0

    se pode ir em festas, baladas, praia, viagens, e não pega o virus, não vai ser na escola que vai pegar é?

  • Renata | Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021, 16h05
    0
    0

    Enquanto isso, em Cuiabá ainda continua valendo o decreto que autoriza o retorno das aulas presenciais em escolas privadas, a partir da próxima segunda, e em abril, nas escolas públicas. Tragédia futura anunciada?! Senhor prefeito, está passando da hora de rever esse decreto!!!

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

MAIS LIDAS