Coronavírus

Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020, 09h:43 | Atualizado: 27/05/2020, 16h:24

CÁCERES

Por erro e sem funeral, idoso é enterrado no lugar de paciente suspeita de Covid-19

Hospital São Luiz
Alaíde Aquino

Alaíde estava com pneumonia, piorou e faleceu

A família da idosa Alaíde Rosa de Aquino, de 81 anos, que morreu supostamente por Covid-19, nesta terça (26), em Cáceres (a 220 km de Cuiabá), registrou boletim de ocorrência na Polícia Militar, ao tomar conhecimento de que um outro idoso havia sido enterrado no lugar dela, para surpresa e revolta de seus filhos e netos.

A idosa, que morava em São José dos Quatro Marcos, estava internada no Hospital São Luiz, em Cáceres, e, depois que ela morreu, de acordo com a neta dela, Patrícia Ribeiro de Aquino, 30, o hospital encaminhou à funerária o corpo trocado.

A troca ocorreu no contexto da pandemia, que impede velório e sepultamento coletivos, para evitar contágio, sendo assim, a princípio, ninguém percebeu o erro.

Patrícia diz que estão todos muito abalados, das duas famílias, com a morte e com a troca de corpos. Ela relata que, no sábado (23), dona Alaíde passou mal, com a pneumonia que já vinha tratando em casa. A ambulância a levou para Cáceres. Na segunda (25), ela teve uma parada cardíaca e o quadro de saúde dela agravou ainda mais. Ontem, 10h30, não resistiu a uma segunda parada cardíaca e morreu. “A pressão estava caindo muito, o coraçãozinho dela não aguentou”, lamenta a neta.

Quando a funerária foi buscar o corpo (de Alaíde), para enterrar, liberaram o corpo de outro idoso e não da minha avó

Patrícia, neta da idosa

A família diz não ter obtido informações prévias de que a idosa tinha sido contaminada pelo coronavírus e contesta este diagnóstico. Mesmo assim teriam colhido amostras para exame e o resultado só sai em 5 dias. Na certidão de óbito, a causa consta como síndrome respiratória aguda grave, com suspeita de Covid-19. Médicos explicaram que isso era necessário por questão de protocolo e, por isso, não teria como fazer as honras funerária tradicionais.

“Quando a funerária foi buscar o corpo (de Alaíde), para enterrar, liberaram o corpo de outro idoso e não da minha avó, mãe do meu pai, que também é cardíaco e está muito abalado com tudo isso”, detalha Patrícia.

A família do idoso enterrado no lugar de Alaíde, identificado como Adélio João de Souza, também registrou boletim de ocorrência, informando que ele sofreu infarto dia 20 e ontem, às 14h, faleceu. O filho dele, quando foi assinar papeladas de liberação do corpo, teve a surpresa. Seu pai já estava enterrado, sem velório, no lugar de dona Alaíde.

bo alaíde aquino

Por conta da pandemia, não foi autorizada a liberação do corpo de Alaíde para São José dos Quatro Marcos, então provavelmente o sepultamento dela será feito em Cáceres mesmo, assim que for resolvida a confusão.

Outro lado

O entrou em contato com o Hospital São Luiz, que emitiu nota "lamentando o ocorrido". Veja íntegra da nota:

"A direção do Hospital São Luiz informa que abriu sindicância para apurar o ocorrido e adotará todas as medidas cabíveis. A gestão mantém, de forma contínua, a revisão de protocolos de segurança e o caso mencionado não está de acordo com o rigor dos procedimentos do São Luiz. Os familiares dos pacientes envolvidos foram informados, imediatamente, após identificada a situação, sendo oferecido todo o suporte para a resolução dos trâmites necessários. Neste momento, o Hospital São Luiz lamenta o ocorrido e reitera seu compromisso com a população, amparado por seus princípios e a busca permanente pela qualidade, humanização e segurança nos serviços oferecidos."

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.