Coronavírus

Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 15h:24 | Atualizado: 07/04/2020, 15h:31

Prefeito, vice e secretários de MT abrem mão dos salários para manter professores

O prefeito Diamantino, Eduardo Capistrano (PDT), anunciou na tarde de ontem que renunciará o próprio salário durante 60 dias para prorrogar o contrato de 130 profissionais da Educação, cujo vencimento ocorre nesta quarta (8). Os servidores ingressaram ao cargo através de processo seletivo e assinaram contrato pelo prazo de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Neste caso, caberia ao chefe do Poder Executivo a livre escolha de  prorrogar ou não o prazo da obrigação contratual.

professor

A medida vale durante os próximos 60 dias e foi comunicada aos profissionais durante reunião realizada ontem (6).“Ninguém estava esperando um tragédia tão grande como a epidemia do coronavírus. Além de garantir que estas pessoas mantenham uma renda fixa, mesmo com as aulas suspensas, também proporcionamos a chance de eles permanecerem aptos para continuar nos cargos”, disse o gestor. 

Também abriram mão dos seus salários, pelos próximos dois meses, o vice-prefeito, Claudimar Barbacovi (PSDB) os secretários municipais Claudinei Espinola, o Pato, Sandro Ferreira, Ederbaldo Alves Teixeira, o Badu, e Wilma Mamprini Capistrano de Oliveira.

O valor da economia será de R$ 136 mil no período, o correspondente a aproximadamente um mês da folha gasta com os profissionais que serão mantidos. Outra forma de mantê-los e assegurar por mais um tempo o contrato foi a redução de 50% dos salários pagos a eles. 

A grande maioria dos profissionais, ciente do prazo final do contrato e que ainda estão em casa mesmo contra a vontade, em razão da epidemia coronavírus, saiu satisfeita com a decisão. “Muito bonita a atitude do prefeito. Foi firme e sensato na decisão”, disse a professora Cleir dos Anjos. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • ILDO PEREIRA | Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020, 06h54
    3
    3

    Muito importante a açao do Prefeito e seus assessores, mas um municipio rico e tradicional igual a Diamantino, tem que ter renda suficiente para ao menos pagar salarios de seus funcionarios.

  • Reginaldo | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 22h18
    5
    1

    Ótimo exemplo. Acho que a manchete da notícia poderia ser melhor, pra quem lê apenas a manchete fica a impressão que a atitude desse prefeito ocorre em todo o estado, quando a maioria dos políticos não querem nem saber de contribuir com nada. Parabens prefeito.

  • Celso Luciano Queiroz | Terça-Feira, 07 de Abril de 2020, 15h48
    16
    0

    Valeu Eduardo pelo exemplo que deu a todos os gestores de MT e do Brasil. Atitudes como essa demonstra que está verdadeiramente preocupado com o próximo. Que outros políticos possam seguir o seu exemplo. Parabéns!!!

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.