Coronavírus

Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 16h:40 | Atualizado: 26/03/2020, 18h:33

CONTRAMÃO DO GOVERNO

Prefeitura de Rondonópolis decide manter decretos e o comércio fechado na cidade

Divulgação

Cidade de Rondon�polis panor�mica

Na contramão do decreto do Governo do Estado que flexibilizou o funcionamento das atividades econômicas em Mato Grosso, a Prefeitura de Rondonópolis resolveu manter em vigor os decretos que determinam o fechamento do comércio local e concede férias coletivas os servidores municipais, exceto os da área de Saúde. As medidas restritivas foram implementadas a partir desta segunda (23) para prevenção à disseminação do coronavírus (Covid-19) e, a maior parte delas, seguem até dia 2 de abril. 

A decisão de manter os decretos, inclusive o que instituiu calamidade pública na cidade, consta de uma nota publicada nesta tarde (26) no site da prefeitura e segue a mesma linha adotada pela Prefeitura de Cuiabá.

“A Prefeitura de Rondonópolis, seguindo recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), de especialistas e da Secretaria Municipal de Saúde, adotou medidas de prevenção para conter a pandemia de coronavírus (Covid-19) no município baixando vários decretos de forma a proteger a população. Informamos que os decretos municipais estão mantidos até a sua vigência e será realizada uma reunião com autoridades de saúde e o Comitê de Gestão de Crise em uma data oportuna para analisar a prorrogação ou não dos mesmos”, diz a nota

Entre as medidas previstas em decretos da Prefeitura de Rondonópolis estão:

  • Férias coletivas entre os dias 24 de março e 2 de abril, aos servidores municipais, exceto para os servidores que atuam em áreas essenciais como Saúde e partes administrativas que devem ser mantidas para não prejudicar os serviços públicos prestados aos cidadãos.

 

  • Todo o comércio na cidade deve fechar as portas, com exceção dos serviços essenciais;
  •  
  • Os postos de combustíveis localizados no perímetro urbano, inclusive aqueles em vias de acesso às BRs 163 e 364, devem abrir de segunda a sábado, das 6h às 18h.
  •  
  • Os estabelecimentos considerados essenciais devem adotar medidas de proteção, higienização e realizar o controle de acesso da população aos locais.
  •  
  • Os passageiros que chegarem a Rondonópolis por vias aéreas ou terrestres devem passar por controle da Vigilância Sanitária e encaminhados a isolamento.
  •  
  •  Caso a medida de isolamento seja descumprida a Vigilância Sanitária e a autoridade médica deve comunicar a polícia e ao Ministério Público sobre o descumprimento.
  •  
  • Também ficam paralisadas todas as obras da construção civil, sendo mantidas apenas as emergenciais e as da área de saúde.
  •  
  • O transporte coletivo pode funcionar respeitando a cota de 30% da frota;

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • GILMAR DE PAULA | Sexta-Feira, 27 de Março de 2020, 11h50
    0
    0

    Hoje fui a uma madeireira aqui em Rondonópolis buscar pó de serra para colocar num pequeno aviário. Fiquei observando: As máquinas para corte e plaina de madeiras estão muito distantes uma da outra, ambiente muito ventilado (quase ao ar livre), são aproximadamente 10 pessoas para o trabalho e sempre utilizam máscaras (com ou sem vírus chinês circulando). A empresa está fechada em face ao decreto do Executivo Municipal. Aí cabe reflexão: O ambiente da empresa representa perigo de contaminação muito menor que interior de supermercados, de farmácias e casas de carne. Este é só um exemplo da "histeria pandemônica". Aliás, tenho acompanhado o festival de decretos municipais, salvo engano, há uma disputa entre os Executivos Municipais para premiar o mais "criativo" de todos. O vírus chinês é perigoso! As pessoas precisam tomar medidas de higiene, evitar aglomeração etc. Mas, quando chegar a falta de mercadorias e salários o caos vai reinar. Os governantes precisam dialogar e encontrar o "caminho das pedras".

  • JÚNIOR | Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 17h28
    1
    0

    Há tá. ESSE DECRETO DO PREFEITO DE RONDONÓPOLIS vai ser como a RAINHA DA INGLATERRA. PARABÉNS AO GOVERNADOR MAURO MENDES. ATÉ QUE ENFIM UM GOVERNADOR E UM PRESIDENTE SE VERDADE. ESSE PREFEITO DE RONDONÓPOLIS NÃO GANHA NUNCA MAIS E NEM QUEM ELE APOIAR. O COMÉRCIO DE RONDONÓPOLIS E SEUS COMERCIANTES SÃO HERÓIS. O QUE VALE DE ACORDO COM A LEI E HIERARQUIA É O QUE O GOVERNO DO ESTADO DECIDIU. PREFEITO TÁ AÍ SÓ PARA ENCHER LINGUIÇA.

Vice e o uso político do Creci pró-Julio

claudecir 400 creci curtinha   O sindicato dos profissionais do Mercado Imobiliário de Mato Grosso, sob Juliano Lobato, em nota de repúdio, detona o atual vice-presidente do Creci-MT, Claudecir Contreiras (foto), para quem está fazendo uso político da entidade e beneficiando, de forma descarada, o...

Toninho e expectativa de retorno à AL

toninho 400 curtinha   Toninho de Souza, que no ano passado estreou como deputado, permanecendo no cargo por 46 dias, no lugar de Eduardo Botelho, vive expectativa de retornar à cadeira na Assembleia. Mas isso vai depender de uma decisão de Janaína Riva, que está no quarto mês de gravidez. Ela tem...

Parlamentar temido reassume em VG

caio cordeiro 400 curtinha   Com menos de 15 dias no cargo de vereador em Várzea Grande, o primeiro-suplente Caio Cordeiro (foto), do PRP, já terá de desocupar a vaga. Eis que está de volta, da prisão para retomar o assento de parlamentar, Jânio Calistro, que está no segundo mandato e responde...

Diversos cortes nas despesas da AL

eduardo botelho curtinha 400   Num período em que o Legislativo praticamente parou, assim como o Judiciário e órgãos vinculados aos Poderes, como TCE e MPE, o presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (foto), tomou decisão correta ao cortar gastos enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. Entre as...

Governador está tenso e preocupado

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes anda tenso e preocupado. Mesmo já tendo adotado uma série de medidas de prevenção, inclusive consideradas radicais, ele não dorme direito por causa das projeções nada otimistas de aumento nos próximos dias de casos de coronavírus em...

AL aprovará empréstimo de R$ 550 mi

A Assembleia aprovou, na convocação extraordinária desta sexta (27), dispensa de pauta para a mensagem do Executivo que pede autorização para contrair empréstimo de R$ 550 milhões junto à Caixa Econômica. O recurso será aplicado na construção de pontes de concreto em diversos municípios. Agora, a matéria entra na pauta e será aprovada pela maioria dos deputados na próxima segunda (30),...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.