Coronavírus
Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021, 13h:44 | Atualizado: 25/02/2021, 18h:36
Prefeitura rebate Estado e afirma que tem só 7 leitos de UTI Covid-19 bloqueados
Ivana Maranhão
Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá afirma, em nota, que apenas sete dos 80 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 estão bloqueados no Hospital e Pronto Socorro Municipal da Capital, nesta quinta (25). Segundo o comunicado, a suspensão “temporária de atendimento” deve à necessidade de manutenção de equipamentos.
“Nesta quinta (25), a unidade está com sete dos 80 leitos de UTI Adulto em adequação”, diz a nota.
O posicionamento do município ocorre após a secretaria estadual de Saúde ter notificado a secretaria municipal de Saúde de Cuiabá, o Tribunal de Contas e os Ministérios Públicos Estadual e Federal sobre o bloqueio de 38 leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 no HPMS.
Segundo o Governo do Estado, a unidade municipal hospitalar conta com 95 leitos de UTI pactuados, mas apenas 57 vagas estão disponíveis para a regulação – sendo que 56 já estão ocupadas nesta quarta (24). O fato, segundo o governo, leva ao descumprimento do Plano de Contingência Municipal e Estadual e do Termo de Compromisso Emergencial, firmado junto ao TCE.
Diante da notificação, a secretaria municipal afirma que “nenhum momento” deixou de prestar assistência médica aos pacientes com indicação para internação.
Além de responder sobre os bloqueios de leitos, a Prefeitura de Cuiabá informou ainda que já deu início ao processo para contratação de um cirurgião pediatra. Porém, o profissional selecionado contraiu Covid e, desde o dia 20 de fevereiro, está hospitalizado.
“O segundo médico que presta serviço na UTI pediátrica não tem condições de atender no plantão do colega por também trabalhar em outra unidade”.
Quanto à falta de medicamentos, houve, no dia 23, uma falta momentânea de medicamento, mas problema já está solucionado.
A secretária Ozenira Félix, em resposta aos entraves no hospital pronto-socorro, destaca que, mesmo diante de dificuldades no financiamento junto aos governos estadual e federal, a Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para manter todos os leitos disponíveis e assegurar à população cuiabana o atendimento adequado.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Abril de 2021
-
Coronavírus / BOLETIM
Internação de pacientes com Covid cai a passos lentos e taxa de UTI está acima de 95%
-
Coronavírus / Covid-19
Gestantes de MT serão incluídas em grupo prioritário de vacinação contra Covid veja
-
Coronavírus / Pandemia
Secretário Saúde é diagnosticado com pneumonia pós Covid-19 e faz repouso
-
Coronavírus / Coronavírus
Irmão de André D"lucca não resiste à Covid e morre após parada cardíaca
-
Coronavírus / Coronavírus
Com Covid, presidente da Fecomércio está internado em hospital em São Paulo