Coronavírus

Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021, 19h:29 | Atualizado: 27/01/2021, 19h:40

PREFEITURA EM ALERTA

Procura pela vacina contra Covid-19 ainda é baixa em Cuiabá e já gera preocupação

Christiano Antonucci Secom-MT

Vacina contra Covid - AstraZeneca - chegada aeroporto Mato Grosso

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Valéria de Oliveira, profissionais da saúde na linha de frente contra o coronavírus, que são grupo prioritário na fila de imunização, têm procurado pouco a vacina contra o vírus.

“A procura não está muito. Isso é o que está nos angustiando. Porque foi feita a prioridade da prioridade, que são para aqueles que estão no entrentamento da Covid, e tem alguns profissionais que não estão vindo em busca”, desabafou em entrevista à TV Centro América nesta quarta (27).

Vacinômetro aponta que até hoje foram vacinados 4.371 profissionais. Meta é que ao todo sejam vacinados 23 mil profissionais de saúde. Secretaria de Estado de Saúde apontou que município tem capacidade de vacinar 75% desse número.

Isso porque Cuiabá já recebeu 17.687 doses do imunizante. Primeiro, chegou à Capital 8.027 doses da Coronav. Depois, outras 6.630 doses da Oxford/AstreZeneca. Por fim, nesta terça (26), chegaram outras 3.030 da CoronaVac.

Sem a procura, no entanto, coordenadora explicou que tendência é que secretaria dê sequência e comece a imunizar outros grupos. Com isso, profissionais da linha de frente não imunizados vão para o final da fila.

“É um privilégio você estar na lista de uma vacina tão buscada e tão necessária. Quem não veio a tempo vai entrar no final da fila”, disse. “A lista encaminhada com assinatura dos diretores dos hospitais encerra na quinta-feira. Depois vamos dar sequência aos demais trabalhadores. Depois vamos divulgar como vai ser o escalonamento e aí a pessoa não vai ter mais esse privilégio”.

Ampliação

Cuiabá está vacinando profissionais de saúde desde a última quarta (20). Foi criado um polo central de vacinação, no Centro de Eventos do Pantanal, que funciona das 7h às 22h de segunda a segunda. Até então, eram vacinados profissionais de enfrentamento que tinham nome na lista disponibilizadas pelos hospitais.

Conforme anunciou a prefeitura nesta quarta, Cuiabá irá ampliar a vacinação dos trabalhadores de saúde a partir de quinta (28). Mediante agendamento por meio do http://vacina.cuiaba.mt.gov.br , profissional pode fazer parte da lista dos imunizados contra o novo coronavírus.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Marcia Barros | Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2021, 10h51
    0
    0

    Acredito que o governo poderia fazer uma ampla chamada no Jornal mais assistido da cidade. È fundamental que os profissionais de saúde se vacinem. Será que não é o caso de ir até o local de trabalho dos profissionais? Não podemos deixar a ignorância controlar a pandemia!

  • Marcelo Rodrigo | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021, 22h29
    0
    0

    Sou professor, estou na fila louco pela vacina, fica segurando para quem não quer

  • Serafim | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021, 15h37
    0
    0

    libera para os grupos de risco, que são os outros prioritários.

  • Luís | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021, 09h37
    4
    2

    Envia novamente a vacina para a SES, com o compromisso de vacinar os Administrativos que quiserem vacinar. Não pode forçar ninguém a vacinar. Muito servidores da SES votaram em Emanuel Pinheiro.

  • Daniela | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021, 07h40
    8
    0

    Então libera para a população que esta com interesse!

  • Jedae | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021, 04h07
    13
    6

    Lembram da Ygona Moura, a influencer que postou vídeos em janeiro debochando do coronavirus? Tô querendo é aglomeração, dizia ela. 10 dias internada e morreu essa madrugada. Nova na idade . QUEM procura, acha. Bolsonaro corrupto é o grande genocida ao ladrar que era gripezinha. Essa influencer acreditou e pagou com a vida. Ou tiramos Bolsonaro corrupto ou ele destrói o Brasil.

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...