Coronavírus

Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 19h:16 | Atualizado: 03/04/2020, 14h:19

INÉDITO

Professor de geografia da UFMT cria mapa com bairros onde o coronavírus já circula

UFMT

Mapa Covid-19 - UFMT

Um mapa que mostra os bairros onde moram as pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Cuiabá, elaborado por uma equipe do departamento de Geografia da UFMT, pode ser um dos instrumentos para o enfrentamento do vírus, além do trabalho preventivo das autoridades de saúde junto à população que vive nas zonas críticas. 

A coleta de dados foi realizada em parceria com a diretoria de Vigilância de Saúde. Ao , o professor do curso de Geografia da UFMT, Emerson Soares, explica que a intenção é que um dos objetivos do projeto é atualizar a distribuição geográfica do novo coronavírus na Capital diariamente. 

O mapa produzido por ele mostra que a região do condomínio Florais, era a área com mais pessoas que testaram positivo para Covid-19, somando três até 28 de março, últimos dados inseridos no gráfico. De acordo com Emerson, neste momento, além do isolamento social, mapear onde o novo coronavírus já circula é essencial para a prevenção de novos casos. 

O mapeamento pode ainda auxiliar no trabalho dos profissionais de saúde, que saberão, especificamente, em quais bairros deverão agir.

"Vão saber onde ir para atuar de forma preventiva, antes que novas pessoas sejam contaminadas e tem que atuar no tratamento dos pacientes. A atuação preventiva será imprescindível nesses territórios", ressalta. 

Emerson conta que, assim como em outas regiões do Brasil, o vírus tem se espalhado por bairros de maior poder aquisitivo de Cuiabá, como no caso dos condomínios Florais e Alphaville, que já concentram diagnóstivos positivos para a Covid-19. 

Esse padrão tem se repetido. Primeiro a doença chega em áreas ricas, por pessoas que foram viajar para fora do Brasil, chegaram infectados, mas assintomáticos, e contaminaram outros

Professor de geografia, Emerson Soares

Mais ricos

Os bairros Santa Rosa, Santa Cruz e Jardim Itália também acumulam ao menos um registro da doença. Por meio  da localização geográfica, ainda é possível observar que bairros com menor poder aquisitivo, porém que fazem divisa com os ricos, registram a circulação do novo coronavírus, como no caso do Jardim Leblon, Jardim Vitória e Morada da Serra. 

"Esse padrão tem se repetido. Primeiro a doença chega em áreas ricas, normalmente, através de pessoas que foram viajar para fora do Brasil, chegaram infectados, mas assintomáticos, e acabaram contaminando outras pessoas também", avalia. 

O grupo ainda trabalha para mapear os locais com mais moradores que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, para auxiliar no trabalho dos profissionais de saúde.

"Estamos considerando todas as informações que são relevantes para ajudar a entender como o vírus e a doença vão se disseminar, além de como isso depende de fatores sociais". 

Ainda nesta semana, a equipe pretende lançar um aplicativo para smartphones, onde, diariamente, o usuário poderá acessar informações sobre o avanço do novo coronavírus em Mato Grosso. Segundo Emerson, o grupo ainda trabalha em um painel informativo sobre a distribuição geográfica da Covid-19 no Estado. 

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Eduardo | Domingo, 05 de Abril de 2020, 11h18
    0
    2

    òimo - mas vai ficar somente neste ai? já que começou e fêz a publicidade tem que atualizações constantes.

  • Arthur | Sexta-Feira, 03 de Abril de 2020, 23h32
    0
    0

    Pessoal que adoram viajar passear e voltam aqui pra Cuiabá tem que ter mais cuidados pois daqui uns dias almentara cada ve mais o problema.

  • Geraldo Novais | Sexta-Feira, 03 de Abril de 2020, 22h18
    3
    0

    Parabéns Professor. Como eu digo sempre...um grógrafo nunca se perde. Sempre localiza.

  • Franciele Oliveira | Sexta-Feira, 03 de Abril de 2020, 13h34
    10
    0

    Parabéns professor pela excelente contribuição! Aguardando o aplicativo!! Viva a ciência!!! \o/

  • . | Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 23h11
    8
    0

    Em meu bairro, como não viajamos nem para Poconé, ainda não tem coronavirus.

  • Lieni | Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 21h50
    13
    0

    Maravilhosa parabéns pelo trabalho

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.