Coronavírus
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 18h:10 | Atualizado: 18/01/2021, 22h:05
Profissionais da saúde, idosos e índios de aldeias vão vacinar 1º veja fases de 1 a 4
Ana Flávia Corrêa e Jacques Gosch
Os primeiros a vacinar contra Covid-19, em Cuiabá, serão trabalhadores de saúde, idosos (acima de 60 anos) e indígenas com mais de 18 anos. Nesta segunda (18), prefeitura de Cuiabá divulgou o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra o coronavírus no município.
Isso corresponde a um total de 29.492.717 doses.
Na segunda fase, serão outras 44.830.716 doses ainda para idosos de 60 a 74 anos.
Na terceira, serão 12.661.1921 para quem têm comorbidades como diabetes mellitus, hipertensão, doenças pulmonares, cardiovasculares ou renais.
Professores de nível básico ao superior, profissionais de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional serão imunizados na quarta fase. População foi distribuída, a princípio, em 8 grupos prioritários.
Reprodução

Primeira fase
Apesar do plano de vacinação, contudo, conforme foi anunciado pelo prefeito, Cuiabá deve receber apenas 30 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, e da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.
Assim, apenas 15 mil pessoas devem ser imunizadas neste primeiro momento. Para a aplicação, prefeitura disponibilizou um polo central, localizado no Centro de Eventos do Pantanal. Nas fases subsequentes, no entanto, material deve ser disponibilizado aos grupos prioritários em pólos regionais e unidades de saúde.
Para receber a vacina, é preciso fazer um pré-cadastro do portal da Prefeitura, além de atualizar os dados do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de aplicativo ou em alguma unidade de atenção primária.
Conforme pontuou a secretária municipal de Saúde Ozenira Félix, população custa a entender que vacinação acontecerá de maneira seriada. De acordo com ela, não adianta ir até a uma unidade de saúde da rede pública para receber a vacina.
“Nossas unidades não vão receber vacinas nesse momento. Vai ser centralizada porque nós não podemos nos colocar em risco, precisamos de segurança. Qualquer dúvida a Secretária de Saúde está à disposição. Sistema de agendamento já estará no ar amanhã. Nós vamos estar liberando e vamos colocar no site da prefeitura”, explicou.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Março de 2021
-
Coronavírus
Emanuel recorre ao STF contra decisão que manda cumprir decreto estadual
-
Coronavírus / CORONAVÍRUS
Governador comemora decisão da Justiça e chama Emanuel de "irresponsável"
-
Coronavírus / NA SEDE DO MPE
Empresário protesta contra o toque de recolher às 21h: fizeram cagada - vídeo
-
Coronavírus / Pandemia
40 pessoas morrem de Covid-19 em 24h em MT; ocupação de UTIs é de 87,42%
-
Coronavírus / DECRETOS
Medidas restritivas trarão demissões e crise econômica, afirma Fecomércio