Coronavírus

Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 10h:40 | Atualizado: 02/04/2020, 10h:52

TERAPIA GRATUITA

Psicóloga dá 7 dicas para não "pirar" no isolamento: "logo vai passar" saiba mais

psic�loga sara

Isolamento social, imposto pelo coronavírus, já dura mais de uma semana para boa parte das pessoas, não tem data certa para encerrar e começa a incomodar.

Psicóloga especialista em relacionamento entre pais e filhos, Sara Nasser, de Cuiabá, afirma que, em período de reclusão para evitar a Covid-19, as palavras-chave são auto-regulação, regras, paciência, criatividade e maturidade.

Acostumadas à "vida lá fora", crianças e adolescentes, principalmente, podem ser afetadas por doenças emocionais, como a depressão, que vai além do tédio. Longe dos amigos, escola e brincadeiras a céu aberto.

Adultos tendem a entrar em atritos, brigas, na opinião dela, impróprias para este momento.

O que fazer para não "pirar"? O que dizer aos filhos, principalmente os pequenos, sobre a pandemia? Como manter a saúde mental?

Dica 1 - Explicar o que está acontecendo para que todos da casa fiquem cientes da situação, crianças e adultos

"Uma coisa que é muito importante é explicar o que está acontecendo, o motivo de todo mundo estar em casa, e não é de férias. Reforçar a seriedade da situação".

Dica 2 - Manter uma rotina mais flexível que o normal, porém bem definida e aprovada por todos

"Todos devem manter atividades, até para não caírem em total tédio. Por isso, é seguir rotina pré-determinada, lembrando que algumas regras não devem ser negociadas, porque estamos em um momento difícil para todos, todos queremos sair de casa, então é importante ter agenda de funções. Não deixar a criança ficar sem fazer nada dia todo".

Dica 3 -  Separar espaço de trabalho (home office) dos demais espaços

"Mesmo em casas pequenas, é importante delimitar local laboral e o de outras atividades". Na hora do trabalho, a criança, por exemplo, deve respeitar esse limite e ser orientada a esperar a hora da brincadeira."

Dica 4 - Espairecer como for possível

"Tire uma hora para espairecer, sair sem risco. Correr, caminhar, mantendo a distância de outras pessoas, preferencialmente em horários alternativos, tomar as precauções antes de sair e quando voltar. Andar de carro, sem ninguém descer, com vidros fechados, fazer outras atividades recreativas em casa".

Dica 5 - Aproveitar o tempo livre com os filhos e outros familiares

"Agora mais do que nunca todos estão em casa, dentro da mesma rotina, ótimo para aproveitar realmente esses momentos de qualidade com os filhos, perceber o quanto é importante estarem juntos, colorir, brincar, tirar 1 hora todos os dias com eles, olhando para eles, não para que sosseguem e te deixem em paz, mas para compartilhar presença real, física, de espírito, de consciência e amor. Quando você dá o momento de qualidade, os filhos não vão ficar tão sedentos, agitados, porque já têm você naquele tempo específico". 

Dica 6 - Evitar brigas e desentendimentos

"Não é hora de brigas, não trazer o tempo todo as questões para o pessoal, respirtar, entender que não está bom para ninguém, ter maturidade de conversar mais tarde, isso vale para filhos e o marido, por exemplo".

Dia 7 - Seja criativo

"Pensar em formas de ir driblando o tédio, que é normal de sentir nessa situação. Uma emoção que faz parte. Afinal de contas, estamos enjoados de fazer as mesmas coisas limitadas pelo isolamento. Se 10 dias é difícil, imagina 30. É entediante mesmo, mas precisamos olhar para o tédio tentando lidar com ele, como fazemos com as demais emoções, alegria, tristeza, medo, raiva, por exemplo. Daí vem a necessidade da criatividade: fazer brincadeiras diferentes, aprender coisas diferentes, perguntar a outras pessoas o que estão fazendo. Lembrando sempre que isso é passageiro, não vai ser para sempre assim."

Veja sugestões nesta cartilha

 

PageFlips: Cartilha

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Jassanan | Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 16h00
    0
    0

    Parabéns Sara pelas dicas .

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

Priminho Riva deve disputar em Juara

priminho riva 400 curtinha   Dezesseis anos depois de comandar Juara por dois mandatos (1997 a 2004), Priminho Riva (foto) está de volta. Filiado ao PR, ele deve concorrer a prefeito. Político bastante popular e carismático, tende a enfrentar um páreo duro com dois nomes considerados fortes, o do ex-vice e que se tornou...

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.