Coronavírus

Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 17h:47 | Atualizado: 16/01/2021, 08h:43

FILA PARA UTI

Quase 1 mil pessoas estão internadas em MT infectadas pelo novo coronavírus veja

Marcos Vergueiro Secom-MT

Hospital Metropolitano UTI

Ao menos 991 pessoas estão internadas em Mato Grosso contaminadas pelo novo coronavírus nesta sexta (15). Dessas, 550 estão em enfermarias públicas e privadas, enquanto 441 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Nos primeiros 15 dias de janeiro, mais de 230 pessoas morreram da Covid-19. Dados são da Secretaria de Estado de Saúde (15).

Quatro pacientes mato-grossenses também já aguardam por um leito de tratamento intensivo. Um deles é do Hospital Universitário Julio Muller, que tem todos os oito leitos ocupados. Outro é do Hospital Regional Irma Elza Giovanella, de Rondonópolis, e mais dois são do Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro de Nova Mutum. Todas essas unidades atendem já acima da capacidade.

Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, já trabalha com a hipótese de faltarem leitos nos próximos dias. Conforme boletim epidemiológico divulgado hoje, em 24 horas foram registradas 1.406 novas confirmações da doença, além de 15 novas mortes em decorrência do novo coronavírus.

Taxa de ocupação das UTIs já atinge os 70,33%. Alguns hospitais já estão superlotados, como é o caso do Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, do Hospital Regional de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) e do Hospital Regional de Nova Mutum (a 239 km).

Hospital Regional de Sorriso (a 396 km), por hora, está “apenas” lotado. Outras nove unidades de saúde estão no vermelho. Ou seja, têm taxa de ocupação superior a 60%. Seis hospitais estão no amarelo, com lotação entre 30% e 60%.

Hospital Municipal de Campo Verde (a 137 km) e Hospital Regional de Peixoto de Azevedo (a 675 km) são os únicos que ainda têm sinal verde, com taxa de ocupação inferior a 30%.

Enfermarias

No quesito enfermarias, são 36% de taxa de ocupação. Hospital Universitário Júlio Müller, no entanto, mostra situação igualmente preocupante. São apenas 5 leitos disponíveis, no entanto existem 14 pessoas que necessitam de atendimento motivados pelo vírus.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram registrados 197.394 casos de novo coronavírus em Mato Grosso. Número de recuperados chega aos 183.472, mas são 4.761 as mortes registradas.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (43.886), Várzea Grande (13.455), Rondonópolis (13.099), Sinop (10.571), Tangará da Serra (8.753), Sorriso (8.694), Lucas do Rio Verde (8.115), Primavera do Leste (6.106), Cáceres (4.106) e Nova Mutum (4.131).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Gomes | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 23h26
    0
    0

    Elton puxa saco de político com cargo comissionado da nisso, não enxerga o que acontece fora da sua bolha. Se ja tem gente na fila pra ser tratado é porque falta leitos de UTI e voce quer que essas pessoas seja tratadas só com dipirona e manda pra casa tomar cha de alho? O que a paixão por ser puxa saco de políticos não faz hein.

  • Elton | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 17h33
    0
    0

    Seu Gome, acho que o capim e a cloroquina estão acabando com o teu cérebro.

  • Gome | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 19h32
    0
    6

    Esta pandemiaia começou em Março do ano passado e Cadê os HOSPITAIS DE CAMPANHA, MAIS LEITOS DE UTI, E RESPIRADORES. Este governador e prefeito estão esperando o que mais, pra estruturar e aumentar os leitos de UTI. Dinheiro tem, pois governo federal mandou milhões pro estado. Estão esperando o colapso pra depois agir? Incompetência desses secretários de saude.

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...