Coronavírus
Segunda-Feira, 08 de Março de 2021, 19h:11 | Atualizado: 08/03/2021, 19h:15
Quase 70 pessoas morrem de Covid em 24 horas e MT vive colapso sem leitos de UTI
Ana Flávia Corrêa
Rodinei Crescêncio

Em indicativo de avanço da pandemia em Mato Grosso, ao menos 69 pessoas morreram em decorrência da doença no estado nas últimas 24 horas. Vítimas tinham entre 27 e 88 anos. Outras 2.294 pessoas foram confirmadas com a doença.
Dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e foram divulgadas em boletim epidemiológico nesta segunda (8). Documento também sinaliza que existem apenas 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) na rede pública do estado. Taxa de ocupação chegou aos 98,96%.
Ao todo, são 1.669 pessoas internadas em Mato Grosso. Dessas 937 estão em enfermarias e 741 estão em UTIs. Conforme já divulgou o , na rede particular de Cuiabá taxa de ocupação das unidades intensivas chegou aos 97% nesta semana.
Colapso no sistema de saúde é corroborado pelos dados. No Hospital Regional de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), por exemplo, taxa de ocupação chega aos 200%. Secretario de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo chegou a pedir ajuda para os demais estados, mas não obteve resposta sobre a solicitação.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (56.753), Rondonópolis (20.634), Várzea Grande (16.552), Sinop (13.432), Sorriso (10.619), Tangará da Serra (10.224), Lucas do Rio Verde (9.540), Primavera do Leste (7.838), Cáceres (5.796) e Nova Mutum (5.187).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
Risco de contaminação
Ainda de acordo com a secretaria, 13 municípios têm classificação alta de risco de contaminação pelo novo coronavírus. São eles: Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Cáceres, Pontes e Lacerda, Alta Floresta, Barra do Garças, Nova Xavantina, Peixoto de Azevedo e Cotriguaçu.
Postar um novo comentário
Comentários (15)
-
João | Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 14h2101
Ribeiro quantos recuperados e quantos mortos? 9 milhões de recuperados e como disse o Juca vai dizer que tudo isso foi somente através de chá de alho e limão. Porque seu politico de estimação quando pegou COVID foi se tratar com sua família no melhor hospital particular em SP, assim como vários políticos daqui. Se não tem tratamento e a vacina é a única solução, então que a classe politica de MT fique em casa tomando cha de alho e limão que passa. Repito aqui a descrição do Juca: Ainda bem que temos médicos QUE ACREDITAM NO TRATAMENTO PRECOCE e isso continua sendo negligenciado pela grande mídia. 9 milhões se recuperaram e só falta dizerem que foi chá de alho e limão que salvou. Infelizmente a imprensa comprou esta briga de politização do tratamento precoce e vem negando isso. Se voce não acredita no tratamento precoce e medicamentos, esse é seu direito, agora não venha privar as pessoas e médicos que acreditam nessa alternativa de tratamento Offlabel.
-
João | Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 14h0631
Ranking dos 10 países com maior número absoluto de doses aplicadas 1 – Estados Unidos – 82,57 milhões 2 – China – 52,52 milhões (o último número oficial da China é do dia 28 de fevereiro) 3 – Reino Unido – 21,95 milhões 4 – Índia – 18,01 milhões 5 – Brasil – 9,74 milhões 6 – Turquia – 9,56 milhões 7 – Israel – 8,56 milhões 8 – Emirados Árabes Unidos – 6,20 milhões 9 – Alemanha – 6,81 milhões 10 – Rússia 6,01 milhões É possível ver esses dados em gráficos e outros números da vacinação no site: https://ourworldindata.org
-
João | Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 14h0031
Ribeiro esta pandemia começou em Março de 2020 e 1 ANO DEPOIS o seu governador de estimação não teve tempo de fazer hospitais de campanha, de preparar esta logística e estrutura? Quer comparar um País como CHILE que tem 19 MILHÕES de habitantes, ISRAEL com 9 MILHÕES de habitantes, com o BRASIL que tem 210 MILHÕES de habitantes? Tem países da europa que é do tamanho do Ceará. E querer comparar Brasil com esses Países é típico de geração da educação Paulo Freire, afffffff. Se é tão fácil trazer vacina como se vai em uma farmácias pega o remedio na prateleira, paga e trás, então por que seu governador de estimação não fez isso, esta esperando o que? Vai na fabrica das empresas e chega com dinheiro, compra e traz, é simples não é. Eles podem fazer isso, o congresso deu autonomia para isso agora. Porque não fazem isso? E você sabia que esta fabrica da Pfizer nos EUA tem que comercializar toda a sua produção para os mercado americano somente e o resto do mundo que quiser vacina da Pfizer tem que comprar da fabrica da Inglaterra. Só lembrando mais uma vez, no mundo não existe somente o Brasil atrás de vacina.
-
Ribeiro | Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 11h5340
Algumas pessoas falam em abrir leitos de UTIs, com se fosse a coisa mais simples, nesse momento de Pandemia. Acha que o governo do estado não abre porque não quer, não consideram a dificuldade que estado esta tendo para contratar novos profissionais da saúde. O governo do estado esta até pagando a mais que ver se os profissionais da saúde se prontificam para trabalhar nessa pandemia. Sem eles, não tem como abrir novas UTIs. Isso porque, o governo, praticamente, desde pandemia, quadriplicou a quanto de leitos no estado. A pessoas tem que considerar também que a irresponsabilidade da população é muito grande. Acha que o sistema de saúde não tem limites, tem recursos suficientes pra abrir UTIs infinitamente para atender todos, simultaneamente. É um absurdo!
-
alexandre | Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 11h3460
Precisa de 440 milhoes de doses, 440 milhoes, a PHISER nao conseguiu entregar as doses contratadas junto aos Européus, são 5 BILHOES DE PESSOAS NO MUNDO, todo mundo foi pra Natal, carnaval, viajou aglomerou, festou, mas a culpa é de outrem. O cuidado é individual, pode ter 1 bilhão de UTI, se o povo não se cuidar e conscientizar , vai colapsar, a pandemia não acabou..
-
Ribeiro | Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 10h21182
João, sim, o mundo esta atrás de vacina, só que o países civilizados de 1º mundo já estão muito a frente do Brasil, em relação a isso, até o Chile que esta entre os 10 países que mais vacinaram no mundo, esta a frente do Brasil. O governo federal esta correndo atrás de vacinas agora porque foi um INCOMPETENTE e IRRESPONSÁVEL. Pra tua informação, João, somente a Pifizer, em junho de 2020, fez 4 ofertas dos Imunizantes e governo recusou os 4 contratos, 70 milhões de doses. PODE PESQUISAR , SUJEITO EM QUALQUER LUGAR DA INTERNET. O EUA já tem 300 milhões de vacinas garantidas, tanto da Pfizer quanto da Moderna, estão vacinado 2 milhões de pessoa/dia e pretendem vacinar toda a população até junho. Enquanto o Brasil, que debochou da vacina Chinesa até ontem estava de joelho P/ China, pedido o insumo (IFA) insumo farmacêutico para que o Butantã produzi-se a Coronavac. Em 46 dias de vacinação, o Brasil não passou de míseros 7 milhões de vacinas aplicadas, a maioria somente a 1ª dose. Vacinas essas que chegam a “CONTA GOSTAS” aos estados e municípios por purar incompetência do ministro da saúde que não conseguiu até hoje manter um Cronograma de vacinação e garantir quantidade de vacinas que ele prometeu em janeiro. Israel já imunizou mais de 50% da sua população com a 2 dose e até maio todos já estarão imunizados, o governo de la já prepara a retomada da economia. Na Europa, o Reino unido, já vacinou mais de 20% da sua população com a segunda dose. E você vem dizer que culpa é dos prefeitos e Governadores, TOMA VERGONHA NA SUA CARA, RAPAZ! A culpa maior é do Governo Federal, ele é o responsável pela aquisição e distribuição vacina. Se não fosse alguns Governadores e o prefeitos de desse pais, já tinha morrido 1 milhão de pessoas. Só não fosse pelo Dória a Coronavc não teria nem chegado ao Brasil. Quem incentivou a fazer aglomeração da população? Quem incentivou a não usar mascara? Quem debochou do vírus(GRIPEZINHA) e da vacina? A Cloroquina salva? Porque ainda esta morrendo tanta gente? Você e o teu politico de estimação, O PALHAÇO que esta na presidência são muito CÍINICOS e CARAS DE PAU
-
João | Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 09h2189
Ribeiro, Manaus foi um aviso mas aqui o seu querido governador ignorou este alerta, e agora o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso encaminhou um ofício à PGE, pedindo a decretação do lockdown e ADVINHA, a construção de hospitais de campanha ou adaptação de estabelecimentos para disponibilização de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Cuiabá, Várzea Grande e nas demais cidades-polo do interior do estado. 1 ANO SE PASSOU e profissionais da saúde ainda estão esperando este HOSPITAL DE CAMPANHA. Se seu politico de estimação tivesse feito esse hospital de campanha quando recebeu bilhões do governo federal para isso no ano passado, talvez esses profissionais de saúde não estivessem nesse desespero de pedir isso agora.
-
João | Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 09h11411
Ribeiro O MUNDO TODO ESTA ATRAS DE VACINA. Todo o mundo quer vacina e mesmo com dinheiro ja disponível pelo Governo Federal para comprar, as fabricas não conseguem atender a demanda do mundo, não tem vacina disponível e suficiente para todos. A demanda é maior que a procura, e bilhões de dose de vacina não se fabrica de um dia para outro. Voce acha que no mundo só existe o Brasil atrás de vacina. EUA, China, Europa todos querem vacina também. Diante da incompetência dos nosso governadores e prefeitos na gestão da saude, agora você vem com o populismo de politico achando que o País não quer comprar vacina. Já que esta fácil comprar vacina como se vai em uma farmácia e compra um medicamento, é só o Governador fazer uma comitiva de políticos aqui e irem pra Inglaterra, India e China e comprar as vacinas e trazer, pois o congresso decidiu que eles tem autonomia para isso agora. Porque não fazem isso? ja faz semanas que estão nesta conversa fiada. Ah tá, estão vendo que a realidade é outra né, e ai se forem para a Europa e voltar de mãos vazias, serão desmascarados diante desta nova narrativa né. Então melhor ficar nesta narrativa de estamos conversando e governo federal não age e bla, bla, bla.
-
Adalto | Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 08h4791
A classe burguesa e política descobriu somente agora o que todo ano o pobre que depende do SUS passa. Falta de leito de UTI para quem usa o SUS sabe que isso não é novidade. Pessoas todo ano entra na justiça pra conseguir leitos e muitos acabam morrendo nesta fila. A burguesia e politicos se preocupou e acordou para este problema somente agora pois também estão passando por isso na rede privada. Bem vindo burguesia e classe politica ao Brasil dos brasileiros que depende do SUS e sempre foi esquecidos por vocês.
-
Roberto Ferreira | Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 08h11214
A CULPA É DO PREFEITO, VAMOS FAZER UM BANNER BEM GRANDE EXPLICANDO ISTO
Confira também:
- Abril de 2021
-
Coronavírus / REUNIÃO COM MINISTRO
Governo Federal quer pagar pelas doses da vacina Sputnik compradas por Mauro
-
Coronavírus / PEQUENA MELHORA
Fila de espera para UTI cai em Mato Grosso e 16 ainda aguardam por leito
-
Coronavírus / VENCEU A COVID
Mãe de primeira-dama recebe alta depois de 10 meses internada em São Paulo
-
Coronavírus / NORMALIZADO
Idosos de 75 a 79 anos começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19 - saiba
-
Coronavírus / RECLAMAÇÃO
MP desiste de afastar prefeito por fala contra quarentena e TJ extingue processo