Coronavírus

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 17h:05 | Atualizado: 10/07/2020, 22h:20

EM CAMPINÁPOLIS

Sem controlar aglomerações de indígenas, prefeitura vai pedir a ajuda do Exército

Reprodução

Indigenas Capin�polis

Uma fotografia que circula na internet, mostrado indígenas Xavante aglomerados em frente ao Banco do Brasil, em Campinápolis (a 554 km de Cuiabá), no Vale do Araguaia, revela o descontrole que resultou em 209 casos confirmados, com 53 confirmados atualmente e 23 óbitos por Covid-19 entre integrantes da etnia até a noite dessa quinta (09). A imagem foi captada na manhã desta sexta (11).

Hoje, os indígenas foram até o Banco do Brasil em busca do salário e do Bolsa Família. Alguns Xavante, que são funcionários públicos,  foram receber os salários.  

Segundo o secretário de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Campinápolis, Epaminondas Conceição da Silva, o poder público está atento à situação. No entanto, reconhece a dificuldade de controlar as aglomerações dessa população.

“Os Xavante são um povo guerreiro, irredutível, que não aceita receber ordens do homem branco. Para se ter uma ideia, o distanciamento foi demarcado na fila do banco, mas eles ignoraram. Nem nos remédios oferecidos pela Funai e Sesai eles confiam. Acreditam mais nos pajés”, explicou Epaminondas.

Apesar da dificuldade, o secretário explica que a Prefeitura de Campinápolis, junto com a secretária de Saúde Indígena (Sesai) e Fundação Nacional do índio (Funai) estão tentando minimizar o problema montando barreiras sanitárias nos acessos das aldeias dos Xavantes. Além disso, o prefeito Jeovan Faria (PSD), contatou a AMM para ajudar no pedido de auxílio ao Exército.

“O trabalho é árduo, mas o município, a Sesai e a Funai estão com dificuldades para controlar a situação.  Por isso, o prefeito recorreu a AMM para buscar auxílio do Exército. Também temos o auxilio do Centro de Apoio de Barra do Garças e do Dsei Xavante. Estamos fazendo o possível para amenizar o problema”, completou.

Campinápolis tem cerca de 18 mil habitantes, destes quase 9 mil são Xavantes. A cidade tem, proporcionalmente, a maior população de indígenas de uma única etnia no Brasil.  

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • MIRIAM LAGARES | Domingo, 12 de Julho de 2020, 07h56
    0
    0

    Uma simples equipe de saúde ou um funcionário do Banco controlando o distanciamento ou um carro de som (em lingua xavante) no local, resolveria a questão da aglomeração. Distribuicao de mascaras aos indígenas também ajudaria a evitar a proliferação do vírus .

  • Netao do Araguaia | Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 19h32
    1
    0

    Gostaria que o nobre colega jornalista Jasques gosch desse uma visualizada no site www.notifiadosmunicipios.com.br Apos veicularmos uma materia eles tentam justificar o injustificável. Falta competência compromisso e responsabilidade por parte do poder público municipal de Campinapolis para com os indígenas.

Licença da PRF para disputar eleição

Arthur Nogueira_400_curtinha   As eleições municipais e ao Senado continuam inflacionando o número de pré-candidatos. O ex-superintendente da PRF, Arthur Nogueira (foto), anunciou que se afastou das atividades policiais para colocar o seu nome à disposição da Rede para concorrer a vaga da senadora...

Possível recuo de Fábio pra prefeito

fabio garcia 400 curtinha   O ex-deputado federal, primeiro-suplente do senador Jayme e presidente estadual do DEM, Fábio Garcia (foto), faz mistério sobre encarar ou não a corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Empurrou a decisão para a próxima semana, sem precisar data e horário. O dirigente do...

Fórum aponta traição de 3 deputados

joao batista 400 curtinha   Fórum Sindical está na bronca com os deputados que aprovaram a reforma da Previdência, mas voltam seus canhões com mais força contra 3 deles: João Batista (ex-presidente do Sindispen), Delegado Claudinei e Faissal Calil. Em nota, o Fórum dispara que se elegeram com os votos...

Vereadora cacerense vira opção à vice

valdeniria 400 curtinha caceres   Em Cáceres, a vereadora de cinco mandatos Valdeniria Dutra Ferreira (foto), do PSC, está sendo cortejada pelos principais pré-candidatos a prefeito. Todos querem-na de vice da chapa. Até Paulo Donizete, que entrou na disputa majoritária apoiado pelo prefeito Francis Maris, passou...

Selma deve mesmo deixar o Podemos

selma arruda 400 curtinha   Para evitar um novo pedido de expulsão do Podemos, Selma Arruda dá sinais de que deixará o partido nos próximos dias. A ex-senadora, que preside o Podemos de Cuiabá, foi "convidada" a deixar a sigla após demonstrar resistência em apoiar a pré-candidatura do deputado...

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.