Coronavírus
Domingo, 07 de Março de 2021, 16h:41 | Atualizado: 07/03/2021, 16h:56
Sem vagas de UTI, MT solicita ajuda aos estados, mas ainda não recebe resposta
Allan Pereira
Michel Alvim - Secom-MT

Secretário Gilberto Figueiredo pediu socorro a outros estados e lembra que MT já auxíliou
Com o colapso da rede de saúde SUS em Mato Grosso, o secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, pediu ajuda dos demais estados para uma possível transferência de pacientes com a Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus).
Segundo nota de esclarecimento da pasta, "até o momento, não houve confirmação por parte dos estados". O pedido do Governo vem em meio ao colapso da maioria da rede hospitalares de outros estado do país.
Amapá, Tocantins, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás também estão sem vagas ou também aproximando do seu próprio colapso, de acordo com informações da Coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo.
A nota pontua que, atualmente, Mato Grosso tem 59 pacientes com Covid-19 na fila de espera para uma UTI e lembra que já ajudou outros estados enquanto eles passavam por seus próprios colapsos.
"É importante frisar que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga", conclui nota.
A capacidade da rede de saúde mato-grossense de atender novos pacientes com Covid-19 está no limite. O boletim de ontem (06) aponta uma taxa de ocupação de 99,58% nas UTIs.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
João | Domingo, 07 de Março de 2021, 18h1181
Governo arrogante que só faz cagada.
-
Juvenal | Domingo, 07 de Março de 2021, 17h0990
A classe burguesa e política descobriu somente agora o que todo ano o pobre que depende do SUS passa. Falta de leito de UTI para quem usa o SUS sabe que isso não é novidade. Pessoas todo ano entra na justiça pra conseguir leitos e muitos acabam morrendo nesta fila. A burguesia e politicos se preocupou e acordou para este problema somente agora pois também estão passando por isso na rede privada. Bem vindo burguesia e classe politica ao Brasil dos brasileiros que depende do SUS e sempre foi esquecidos por vocês.
-
Juvenal | Domingo, 07 de Março de 2021, 17h0450
Desde que Manaus entrou em colapso final do ano passado, venho aqui avisando, cade os hospitais de campanha. Em 1 ano não deu tempo de se preparar? Esta turma de políticos quando adoece vão tudo pra SP se tratar nos melhores hospitais particulares. Falta de leito de UTI e fila de espera por leitos, isso o pobre que depende do SUS sabe o que é há décadas mas só agora a classe burguesa e política descobriu isso. Gastando dinheiro pra reforma de estádios, RGA, mas saude que é bom, nada. Sacrifício a burguesia e políticos ninguém faz, sobra somente para o pobre. Muito papo e pouca atitude desses nossos gestores.
Confira também:
- Abril de 2021
-
Coronavírus / Cuiabá
Vacinação de idosos com idade entre 60 e 64 anos começa nesta 5ª; consulte o site
-
Coronavírus / BOLETIM
Com ocupação de UTI em 95,75%, MT registra 63 mortes nas últimas 24 horas
-
Coronavírus / LUTO OFICIAL
Ex-prefeito, secretário de Nobres morre de Covid-19 e gera comoção na cidade
-
Coronavírus / ATUANTE E DEDICADO
O subtenente da PM internado há 12 dias não resiste e morre de Covid em Cuiabá
-
Coronavírus / PESAR
Promotor aposentado Sílvio Martins morre de Covid e MP lembra seu legado