Coronavírus

Domingo, 31 de Maio de 2020, 11h:30 | Atualizado: 31/05/2020, 19h:07

REDE HOSPITALAR

SUS tem 58,4% de doentes internados com Covid-19 e maioria negra veja gráfico

covid-19
covid-19

As internações de pacientes com Covid-19 atendidos pelo SUS representam 58,4% (1.393 mil) das 2.383 mil registradas até 29 de maio. Ao mesmo tempo em que o maior número dos atendidos não possui plano de saúde, dependendo exclusivamente do sistema público, a incidência de contaminação entre pretos e pardos é de 52,1% em Cuiabá. 

O levantamento foi feito pela reportagem do com base em boletins divulgados pela Prefeitura de Cuiabá e secretaria estadual de Saúde (SES). Em leitos de UTI de hospitais particulares ficaram internados 525 pacientes no mesmo período.

Já nas UTIs de hospitais públicos, foram atendidas 813 pessoas em Mato Grosso. Reforçando a questão de distinção social, o novo coronavírus ainda se alastra por bairros da periferia de Cuiabá.

O bairro Planalto, por exempo, se destacou em Informe Epidemiológico da secretaria municipal de Saúde, por ter oito novos casos da doença em uma semana. 

De acordo com levantamento da prefeitura da Capital, até 23 de maio, 50% dos casos confirmados estavam distribuídos em 22 bairros. São eles: Jardim Imperial (18), Jardim Aclimação (13), Quilombo (11), Duque de Caxias (10), Centro Sul (9), Jardim Itália (9), Planalto (9), Alvorada (8), CPA I (8), Dom Aquino (8), Jardim Vitória (8), Areão (7), Bosque da Saúde (7) e Jardim das Américas (7).

Pacientes não têm plano de saúde 

Um mês após a reabertura do comércio e afrouxamento das regras de isolamento social, o número de pacientes internados em UTIs saltou de 12 para 64. Levando em consideração também as hospitalizações em leitos de enfermaria, o crescimento foi sete vezes maior, pulando de 18 para 113. 

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontou que 70% dos brasileiros não tinham plano de saúde em 2018. Nas classes C,D e E o percentual vai para 77%. 

Entre os que não possíam esse tipo de serviço, 60% declararam nunca terem tido um plano de saúde. Em Mato Grosso, os primeiros registros da Covid-19 surgiram em hospitais particulares, que tinham maior número de notificações até 1º de maio, quando os leitos das unidades públicas começaram a registrar aumento nas ocupações. 

Em Informe Epidemiológico, a Prefeitura de Cuiabá estimou que até 30 de maio, a Capital já tenha registrado 838 casos da Covid-19. Até o momento, foram 692 notificações. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Caminho bem consolidado à reeleição

leonardo 400 curtinha   Dos prefeitos que podem ir à reeleição de cidades pólos, o que encontra situação mais confortável é Leonardo Bortolini, o Léo (foto), de Primavera do Leste. Bem articulado e habilidoso politicamente e com uma relação extensa de obras e...

PSDB e balão de ensaio para prefeito

paulo borges 400 curtinha   Bastante enfraquecido e fragilizado, após perda do comando do Executivo estadual e de quadro de filiados, o PSDB anuncia que terá candidato a prefeito de Cuiabá. E até lista três "prefeitáveis", sendo eles os empresários Luiz Carlos Nigro e Dorileo Leal, além do...

Grupo de Fabinho ávido pelo poder

fabio tardin 400 vereador   Uma ala do DEM de Várzea Grande, que se sente excluída do Paço Couto Magalhães, está torcendo pela cassação da prefeita Lucimar e do vice Hazama. O placar do julgamento no TSE está em 2 a 1 pela manutenção do mandato. Esse bloco anti-Lucimar é...

Vereadores oficializam 2 férias por ano

emerson 400 alta floresta curtinha   Os vereadores de Alta Floresta, no Nortão, aproveitaram este período de pandemia, com as atividades presenciais suspensas, para garantir dois períodos de "férias" por ano. Em decisão desta segunda, a Câmara Municipal, presidida por Emerson Sais Machado (foto), alterou o...

Comissão da Câmara sob efeito-Covid

renivaldo 400 curtinha   Em meio às discussões sobre transparência e compras emergenciais de medicamento, insumos e equipamentos às unidades de saúde, na luta contra a pandemia da Covid-19, a Câmara de Cuiabá criou uma Comissão Especial, composta por três vereadores. Tem a...

Ex-secretária Martha Maia com Covid

martha maia 400   A ex-secretária de Saúde e de Promoção Social de Alto Araguaia, Martha Maia (foto), anunciou nesta terça à noite que foi diagnosticada com Covid-19. Apesar disso, não está tendo sintomas da doença e já segue as recomendações padrões de ficar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.